quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O PODER DE DEUS SE MANIFESTA NA FRAQUEZA HUMANA

Muitas pessoas sofrem com seus temores e dúvidas, mesmo quando procuram confiar no Senhor. Fazem pedidos e tomam posse das promessas de Deus; todavia dúvidas sempre se levantam inesperadamente. Permitam-me dizer-lhes que a fé verdadeira não pode ser destruída pela dúvida. O tesouro da fé verdadeira aparece num vaso de barro de dúvida, e o vaso de barro não anula o tesouro. Num lugar como este, o tesouro resplandece com beleza acentuada.

Não quero que pensem que estamos incentivando a dúvida. Nosso desejo é deixar claro que o viver cristão não é apenas uma questão de tesouro, nem tão-somente de vasos de barro, mas de tesouro em vasos de barro. No viver do cristão o vaso de barro está sempre em evidência, embora não seja o vaso de barro o que importa e, sim, o tesouro dentro dele. Na vida de um cristão normal, assim que a fé se levanta positivamente para apoderar-se de Deus, simultaneamente pode surgir uma pergunta: será que eu estou errado?

Quando o cristão está muito forte no Senhor, frequentemente ele está consciente de sua incapacidade; quando está muito corajoso, fica ciente do temor em seu interior. Este paradoxo é a evidência de que há um tesouro no vaso de barro. Paulo diz-nos que tinha um espinho na carne (II Co 12:7-10). O que vem a ser esse espinho eu não sei, mas sei que era algo que o enfraquecia e Paulo orou três vezes para que fosse removido. Mas Deus respondeu: “A minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (v 9).

Como o poder do Senhor pode manifestar a Sua perfeição em um homem fraco? O viver cristão é exatamente isto. O viver cristão não é a remoção da fraqueza, tampouco é meramente a manifestação do poder divino; é a manifestação do poder divino na fraqueza humana. O viver cristão não produz uma nova categoria maravilhosa de seres angelicais, mas de seres humanos em cuja fraqueza o poder divino é mostrado.

Você tem dificuldades? Você tem fraquezas? Sim, todos nós temos. Contudo, tenha em mente que o Senhor não está interessado na remoção de nossas fraquezas, nem mesmo, na concessão indiscriminada de força. Toda a força que Ele dá se manifesta na fraqueza. Todo o tesouro que temos, da parte de Deus, está em vasos de barro.

A Fraqueza Humana não Limita o Poder de Deus

É motivo de grande gratidão a Deus que nenhuma fraqueza humana pode limitar o poder divino. Somos inclinados a pensar que onde há tristeza não pode haver alegria; que onde há lágrimas não pode haver louvor; que onde a fraqueza está presente o poder deve estar ausente; que onde há dúvida não pode haver fé. Graças a Deus que isso não é verdade. Deus procura levar-nos até o ponto de reconhecermos que tudo o que é do homem visa apenas prover um vaso de barro para conter o tesouro divino. De agora em diante, quando estivermos cientes da depressão, não vamos dar lugar a ela, mas ao Senhor, e o tesouro resplandecerá ainda mais glorioso por causa do frágil vaso de barro. Nisto consiste a glória da vida cristã; que o poder de Deus pode manifestar-se em todo vaso de barro.

As pessoas que por natureza são fracas estão sempre inclinadas a pensar que não tem nenhum valor; irmãos e irmãs, me deixem dizer-lhes mais uma vez, que toda a questão tem a ver com a qualidade do tesouro, não com a qualidade do vaso que o contém. O Senhor é capaz de manifestar-se na vida de todos nós, e quando isso acontecer, muitos contemplarão o tesouro.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CRISTO NA NOVA JERUSALÉM

A revelação dada por Deus em Apocalipse retrata os acontecimentos do tempo do fim e nos mostra que a economia de Deus será concluída de forma perfeita e justa. Após o julgamento final, no Grande Trono Branco, vemos então os relatos de João a respeito da Nova Jerusalém. Ela é chamada de ‘nova’ porque não é a mesma Jerusalém que nós conhecemos, e muitos já visitaram como turistas.

A Palavra de Deus nos diz que essa Nova Jerusalém desce dos céus: “Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido”. (Ap 21:2). Diz também no mesmo livro que essa Cidade Santa é a esposa do Cordeiro (Ap 21:9-10). Muitas são as maravilhas reveladas nesse texto sagrado; fala que o Senhor Jesus será o esposo dos redimidos de Deus, os quais serão a Sua esposa pela eternidade. Será um casamento que nem a morte poderá separar.

Vemos também um templo na cidade Santa (Ap 21:22), no qual os redimidos habitarão e servirão a Deus por toda a eternidade. Note que esse templo é o próprio Deus e o Cordeiro. Ele também será a lâmpada, e Deus será a luz (v. 23). Ele também, segundo a revelação, será o Deus-Cordeiro, o Deus redentor, que está sentado no trono da autoridade, para governar o novo céu e nova terra: “Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro” ((Ap 22:1). Por fim, na eternidade, Ele será a “árvore da vida” que nutrirá toda a população da Nova Jerusalém (v. 2).   

Precisamos ver a sequência das atribuições de Cristo. Vimos Cristo na eternidade, criação, encarnação, viver humano, morte, ressurreição e ascensão. Uma vez tendo estabelecido a igreja, o Senhor Jesus cuida de nós e nos transforma. Após completar a nossa transformação, Ele voltará para nos redimir. Aí estará no reino, e depois do reino Ele estará na Nova Jerusalém. Na cidade Santa Ele será a Árvore da Vida. Esse é o nosso Cristo: vencedor, insondável, extenso e ilimitado. É o Cristo que temos hoje como nosso Senhor e salvador!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CRISTO EM SUA SEGUNDA VINDA

O assunto é muito maravilhoso, por isso nós iremos continuar analisando a Palavra a fim de esclarecermos mais o nosso entendimento.

Falamos na volta invisível de Cristo, o qual aparecerá, secretamente, aos seus vencedores. Já mencionamos também que em sua vinda Ele julgará os crentes, em Seu tribunal, a fim de dar aos seus servos fiéis a recompensa e o desfrutar do reino. Temos também a questão do casamento do Cordeiro. Vimos que Ele só se casará quando a Sua noiva estiver pronta e devidamente vestida. Quando o nosso corpo velho, da velha criação, cheio de pecado, morte, fraquezas e doenças, estiver totalmente sarado e pronto, então seremos um novo homem no espírito, alma e corpo. Então seremos desposados!

O Senhor também virá para derrotar o anticristo e seus exércitos (Ap 19:19-21). Primeiro Ele vem para nos transfigurar; segundo, para se casar conosco; e terceiro, para derrotar o anticristo. Ele o derrotará como Noivo recém casado. Cristo, o General, será o Noivo e o Seu exército será a esposa, a ‘noiva coletiva’, composta de todos os vencedores.

A Bíblia diz que quando Cristo voltar, Ele será recebido pelo remanescente dos judeus: “E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade. E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados” (Rm 11:26-27). O anticristo sitiará a cidade de Jerusalém, lutando contra os judeus, visando exterminá-los. Nesse momento o Messias aparecerá e então se cumprirá a profecia que diz que, os que traspassaram a Jesus Cristo, os judeus, o verão e se arrependerão. Hoje a nação de Israel é incrédula, não recebe a Cristo, pois não crê que o Cristo que pregamos e o Novo Testamento que testifica Dele sejam verdade.

CRISTO JULGARÁ OS VIVOS ANTES DO MILÊNIO

A maior parte das nações seguirá o anticristo em sua rebelião, e a maioria delas será morta na batalha do Armagedom (Ap 14:20. A bíblia diz que um dia Cristo lutará face a face com o anticristo que é a corporificação de Satanás. Quase todo o mundo seguirá o anticristo para lutar contra Cristo e seus exércitos. Enquanto o anticristo estiver seduzindo as nações da terra para que o sigam na luta contra os judeus e também contra o remanescente dos cristãos, o ‘Evangelho Eterno’ será pregado por um anjo: Então vi outro anjo, que voava pelo céu e tinha na mão o evangelho eterno para proclamar aos que habitam a terra, a toda nação, tribo, língua e povo. Ele disse em alta voz: “Temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas” (Ap 14:6-7).

Alguns dentre as nações, provavelmente, irão aceitar esse evangelho e darão assistência aos judeus e crentes perseguidos pelo inimigo. Depois da batalha do Armagedom, a profecia diz que Cristo reunirá todos os que dentre as nações da terra conseguiram sobreviver às catástrofes que vieram sobre os moradores da terra. O Cristo glorioso irá julgá-los, separando-os em dois grupos; as ovelhas e os cabritos. As ovelhas ficarão à Sua direita e os cabritos à Sua esquerda.

As ovelhas representam aqueles que aceitaram o evangelho eterno. Os cabritos representam aqueles que seguiram o anticristo. Enquanto as ovelhas mencionadas irão entrar na posse do reino de Cristo, na qualidade de servos, os rebeldes cabritos serão lançados no lago de fogo juntamente com a besta, o falso profeta e o anticristo. Esta profecia está em Mateus 25:37-46.

CRISTO E OS SEUS VENCEDORES NO MILÊNIO

Cristo será o Rei para reinar na terra, conforme as antigas profecias do Velho Testamento e também do Novo Testamento. A Bíblia mostra que Ele irá reinar na terra juntamente com os vencedores: “Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos” (Ap 20:6). Todos os vencedores, que se uniram a Ele no Seu casamento (bodas do Cordeiro) e na luta contra o anticristo, também se unirão a Ele para reinar e exercer o sacerdócio por mil anos, para servir a Deus e governar as nações, isto é, as ovelhas resgatadas por Cristo da grande tribulação.

CRISTO JULGARÁ OS MORTOS APÓS O MILÊNIO

Finalmente, após os mil anos de reinado, quando Cristo tiver concluído Seu trabalho no planeta terra, a Palavra mostra que Ele irá julgar os mortos, assentado em um grande trono branco: “Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros” (Ap 20:12).  Note que esse julgamento é para os mortos sem Cristo.

A Bíblia diz que Cristo foi constituído por Deus para julgar os vivos e os mortos, ou seja, ninguém estará sem julgamento diante de Deus e do Cordeiro. Veja o que diz em Atos dos Apóstolos 10:42: “Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que foi a ele que Deus constituiu juiz de vivos e de mortos”. Também está escrito em Atos no capítulo 17:31: “Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu prova disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”. Em resumo; Ele julgará os vivos (ovelhas e cabritos) no Seu trono de glória no início do reino milenar. Após o período de mil anos de reinado, Ele estará no trono branco para julgar os mortos e sentenciá-los ao lago de fogo.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CRISTO NA ERA DA IGREJA

Cristo é o pastor do rebanho de Deus, a porta das ovelhas que saíram do judaísmo e entraram nas pastagens verdejantes da era da graça (Jo 10:7-9). Ele é a ressurreição, a vida, o caminho e a realidade (Jo 11:25-26). É o noivo que prepara Sua noiva para as bodas (Jo 3:29).

Cristo é o poder e a sabedoria da parte de Deus para os que Nele crêem: justiça, santificação e redenção (I Co 1:24). Ele é o primogênito dentre os mortos e por isso Ele se tornou a Cabeça do Corpo: “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo ele tenha a supremacia” (Cl 1:18). É a herança de Deus para os santos (Cl 1:12). Ele é a verdadeira festa, a verdadeira lua nova e o verdadeiro sábado. Ele é tudo.

Cristo é o Cordeiro que realiza a redenção de Deus e o Leão que luta pelo reino de Deus (Ap 5:5-6), o Leão da tribo de Judá. Também é Aquele que abre os selos dos mistérios desta era (Ap 5:5), o que revela o conteúdo de todo o livro de Apocalipse. Cristo também é a esperança da glória dos crentes vencedores (Cl 1:27).

CRISTO EM SUA SEGUNDA VINDA

Ao final da era da igreja, após ter cuidado da igreja com tantas atribuições, Cristo será ‘Aquele que vem’. Primeiro virá secretamente como a estrela da manhã, a qual aparecerá aos vencedores antes da Sua volta à terra. De madrugada, antes que a maioria das pessoas acorde aparece a estrela da manhã. Pouquíssimos irão vê-lo como essa estrela. Porém, quando de Sua volta visível, Ele, como o Sol da Justiça, trazendo cura nas suas asas, será visto em toda a terra (Ml 4:2).

Em Seu ministério junto às igrejas, Cristo dispensa aos santos Suas riquezas insondáveis (Ef 3:8). Ele é o salvador trabalhando para transformar os Seus crentes. Cristo já regenerou o nosso espírito e agora está transformando nossa alma, até que ela seja conforme a Sua imagem e a Sua estatura de varão perfeito. Quando de Sua volta, nas nuvens do céu que é a atmosfera do nosso planeta, Ele irá redimir os nossos corpos, mudando-os do nível inferior para o nível mais elevado. O nível do Seu corpo glorioso. Então todo o nosso ser será salvo.

Se alguém lhe perguntar: “Você foi salvo? Você poderá responder de acordo com a revelação da Palavra: “Fui salvo no espírito, estou sendo salvo na alma e serei salvo em corpo”. Louvado seja Deus por essa tríplice salvação do espírito, alma e corpo!

Pedro fala da salvação da alma, isto é, a salvação pela transformação: “Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom” (I Pe 2:1-3). A nossa transformação é o progresso da salvação da alma. Quando amadurecermos, seremos completamente salvos na alma.

A única maneira de ser transformados em nossa alma é ser exterminados pela cruz. Precisamos ser conformados à morte de Cristo: “Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte, para de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos” (Fl 3:10-11). Quando esse processo se completar, estaremos salvos na alma, aguardando que o corpo seja salvo. Cristo julgará os crentes a fim de discernir quem deve ser recompensado com o reino e o desfrute deste galardão por mil anos; e quem deve ser disciplinado na era do reino, perdendo, assim, o reino como recompensa (II Co 5:10).

Cristo voltará para unir-se em casamento com a ‘igreja vencedora’ (a noiva) na era do milênio: “Regozijemo-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou”. (Ap 19:7). Hoje somos a noiva de Cristo, ainda não estamos casados. Quando, finalmente, Ele salvar o nosso corpo, transfigurando-o, estaremos prontos para casar-nos com Ele. Cristo ainda não pode casar-se conosco, porque ainda não estamos completamente salvos. Ainda não estamos prontos.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ORAR PARA VENCER

Temos tratado a respeito de como deve ser nosso modo de vida a fim de nos tornarmos vencedores, isto é: negar a vida da alma ou negar o ego. Negar a vida da alma é colocar a mente, vontade e emoção sob o governo do espírito, experiência essa que significa entrar além do véu, no Santo dos Santos. Os vencedores têm a alma saturada do espírito, e por isso serão guardados da grande tribulação, conforme a revelação em Apocalipse 3:10: “Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam a terra”.

A revelação dada ao evangelista João nos mostra que, em determinado momento, quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio nos céus cerca de meia hora (Ap 8:1), indicando que uma mudança estava acontecendo; a mudança da era do Espírito para a da justiça ou do Cordeiro, quando então ocorrerá a grande tribulação.

Na era do Espírito, o Senhor se nos apresenta cheio de graça e amor, tolerando e aguardando que nos arrependamos dos pecados e rebeliões. Mas ao término desta era, o Cordeiro não mais tolerará as iniqüidades e manifestará a Sua ira: “Eles gritaram às montanhas e às rochas: Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro! Pois chegou o grande dia da ira deles; e quem poderá suportar?” Nesse tempo, todos os salvos que tiveram seu ego eliminado, submetido ao espírito pelo trabalhar da cruz e amadureceram, formarão o grupo dos vencedores.

Esse tempo de ira do Pai e do Seu Cristo é causado, segundo a Palavra, pelas orações dos santos os quais clamam ao Senhor, intensamente, para que julgue a terra, e Ele não mais podendo tolerar a iniqüidade, ouvi-los-á e executará Seu julgamento. Por isso, nós que somos os filhos do Altíssimo, devemos orar, orar intensamente, cooperando para que em breve Ele conclua Seu julgamento sobre a terra!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

COMO ENTENDER AS REVELAÇÕES EM APOCALIPSE

“Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta” (Ap 1:10).

Para muitos, Apocalipse é um livro misterioso. Por isso, há diferentes pontos de vista e interpretações. No entanto, como vemos em 1 Coríntios 2:14, o homem natural não entende as coisas de Deus, pois lhe são loucura, porque elas se discernem espiritualmente. O próprio livro de Apocalipse nos ensina que, se queremos ter entendimento claro, precisamos estar no espírito.

Ao lermos o livro de Apocalipse, percebemos que João recebia as visões quando se achava em espírito, conforme vimos no texto acima. João também diz: “Voltei-me para ver quem falava comigo. Voltando-me, vi sete candelabros de ouro (...) Imediatamente eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado (...) Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres (...) E me transportou, em espírito, até uma grande montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus” (Ap 1:12; 4:2; 17:3, 21:10).

Temos nesses versículos quatro visões percebidas no espírito. A primeira se relaciona À igreja e seus aspectos práticos. Na segunda, vemos o trono de Deus e o julgamento das nações. Na terceira, há uma mulher montada numa besta escarlate. A besta é o anticristo e a mulher é a grande meretriz.

Na quarta visão temos a Nova Jerusalém, a cidade santa, que desce do céu da parte de Deus. Por estar em espírito, João foi capaz de ter todas essas visões. Todas essas coisas lhe foram reveladas a fim de que ele as registrasse. Após receber as revelações, João atestou a Palavra e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo que viu (Ap 1:2). O mesmo princípio permanece hoje. Para vermos qualquer coisa relacionada à Palavra, para obtermos revelação, precisamos estar no espírito.

Hoje a Palavra de Deus nos mostra insistentemente que devemos permanecer no espírito e não dar oportunidade à vida da alma. Se não experimentamos viver no espírito, não há como discernir quando estamos na vida da alma. Mas, se praticamos o viver no espírito, certamente somos iluminados.

Muitas vezes vivemos a vida da igreja apenas baseados na vida da alma. Em nosso contato com os irmãos, e com as pessoas de modo geral, ainda agimos segundo a nossa preferência. Somos cheios de preferências. Mas se estivermos no espírito, não agiremos assim; seguiremos a direção do Espírito Santo.

Em Romanos 8:6 lemos: “A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do espírito é vida e paz”. A mente é parte da alma, por isso precisamos submetê-la ao espírito para termos vida e paz. Se a mente for submetida à carne, teremos morte.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O DANO DA SEGUNDA MORTE – CONCLUSÃO

Para muitos cristãos essa revelação é extremamente difícil de assimilar. Somos fruto de uma cultura na qual a idéia de um Deus justo não é facilmente aceita. Preferimos tratar com o Pai amoroso que dá aos seus filhos tudo de graça, não queremos assumir responsabilidades, e por isso a maioria do povo crente na atualidade é imaturo até mesmo para crer nessa revelação que nos veio através do próprio Filho de Deus. 

Vejamos as palavras do Senhor Jesus em João 15:1 e 2 que nos diz: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda”.  Note bem que o Senhor deixa claro que os ramos estão Nele. Portanto, aqui não se trata de descrentes e sim de crentes em Jesus que foram enxertados na videira verdadeira. O que é descrito aqui pode ser considerado como um tipo de disciplina para essa era. Trata-se de uma purificação do crente para que o mesmo possa frutificar em Cristo.

Agora vejamos o versículo 6: “Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e queimam”. Jesus afirma baseado em Seu conhecimento verdadeiro, que alguns ramos serão lançados no fogo e queimados. Alguns destes ramos, na videira verdadeira, cresceram e produziram folhas verdes, mas não têm fruto. Embora tenham vida interiormente, eles não frutificaram exteriormente. O Senhor diz que eles serão lançados fora, secarão e queimarão no fogo. Aqui Jesus declara abertamente que alguns cristãos podem ter de passar pelo fogo.  

Tendo lido todas essas passagens, podemos concluir que se um cristão não tratar adequadamente com seus pecados, haverá punição à sua espera na era vindoura. A Bíblia nos mostra nitidamente que tipo de punição será. Não será uma punição comum, mas a punição da “Geena de fogo”. Será o fogo no reino, não o fogo na eternidade.

A questão que precisa ser esclarecida é: Que tipo de pecado nos levará a esta condição? Desde que uma pessoa é salva, é importante que ela trate com seus pecados. Nenhum pecado que ela tenha confessado, dos quais tenha se arrependido, tratado e remido pelo sangue do Senhor Jesus, será lembrado e imputado a ela no trono de julgamento. Tais pecados terão passado.

No entanto, muitas confissões de pecados são feitas só porque a pessoa sabe que pecou, trata-se de uma confissão religiosa, não há aversão pelo pecado, tampouco a purificação do pecado. Tal pessoa o Senhor não ouvirá. Além disso, se temos um problema com alguém, e o mesmo não foi resolvido, ou se há coisas que precisam ser confessadas e perdoadas e não o foram, ou mesmo se procedemos mal com as pessoas ou com o Senhor, temos de tratar com essas coisas de modo específico. Ao mesmo tempo, temos de colocá-las debaixo do sangue do Senhor. Só então tais coisas estarão tratadas, e estaremos livres do julgamento vindouro. Trata-se de produzir frutos dignos de arrependimento.

É verdade que o Senhor Jesus nos salvou, mas se não permitirmos que o Espírito Santo trabalhe em nós a fim de expandir a pessoa de Jesus em nosso homem interior, Deus terá que nos disciplinar, e até mesmo nos açoitar para que possamos ser considerados dignos de estar com Ele na eternidade futura. Se pregarmos a graça sem pregar o reino, a igreja sofrerá e os filhos de Deus sofrerão, e quando o reino vier, haverá sofrimento ainda maior. Por isso é que estamos alertando aos cristãos que seguem esse diário.

Admitimos que, após ler a respeito desse assunto, muitos irão murmurar e até mesmo se opor a nós. Porém, se essas palavras são fruto de nossa mente, estamos dispostos a concordar com a oposição. Nós mesmos nos oporíamos a elas. Contudo, se estas coisas são a Palavra de Deus e se Deus as tem dito, que podemos fazer? Como desejaríamos não ter de pregar sobre essas coisas. Como desejaríamos pregar algo que todos gostassem de ouvir.

Nós não somos Mateus, não somos Marcos, nem tão pouco Paulo. Não escrevemos o livro de Hebreus, não escrevemos Apocalipse. Se nós fossemos os escritores de tais revelações poderíamos mudar as coisas e apagar totalmente as palavras a respeito de disciplina e punição. Mas essas coisas são a Palavra de Deus. Deus as tem falado e tem determinado que elas sejam assim.

Quando lemos a Bíblia, temos de ler aquilo que Deus disse. Não devemos considerar aquilo que o homem diz, mas cuidar somente do que Deus disse. Hoje temos de estar claros diante do Senhor. Não podemos estar sob nenhuma outra autoridade que não seja a Palavra de Deus.

A Palavra de Deus relata-nos o destino de Seus filhos. Ela nos conta o que experimentaremos no reino. Devemos prestar atenção a estas questões, pois cedo ou tarde nos depararemos com elas novamente. Se dermos atenção ao que o Senhor nos diz, seremos cuidadosos em como viver na terra hoje.

Agora sabemos o que é disciplina. A disciplina é o meio de Deus fazer-nos perfeitos como Ele é perfeito. Ele nos castiga a fim de sermos como Ele, até mesmo para sermos o que Ele é. Isso nada tem a ver com nossa salvação. É um assunto dentro de Sua família.

Que o Senhor nos conceda graça e nos mostre que a questão da salvação eterna está resolvida devido à obra de Jesus Cristo, mas a situação de alguém no reino será determinada pelas suas próprias ações. Precisamos ver que a solução está em viver no espírito e, com certeza nós seremos vencedores por Cristo Jesus nosso Senhor.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O DANO DA SEGUNDA MORTE

Há muitas passagens na Bíblia que mencionam a punição de Deus, para os cristãos derrotados, no reino milenar. Examinaremos agora essas passagens e, posteriormente, chegaremos a uma conclusão sobre elas.
Há uma palavra maravilhosa em Apocalipse 3:5: “Aqueles que conseguirem a vitória serão vestidos de branco e eu não apagarei o nome dessas pessoas do Livro da Vida. Eu declararei abertamente, na presença do meu Pai e dos seus anjos, que elas pertencem a mim”. Nos primeiros momentos da implantação do reino de Cristo, antes do trono de julgamento, os anjos levarão os cristãos até Deus. Estamos tentando imaginar como será esse dia. Pelos versículos que lemos podemos perceber que, nessa ocasião, o Livro da Vida será aberto.
No Livro da Vida estão registrados os nomes de todos os cristãos que foram salvos pela graça de Deus; os quais serão levados à presença de Deus para serem selecionados. Vemos também que haverá muitos anjos assistindo essa seleção de nomes; Deus Pai e o Senhor Jesus também estarão ali. Na sequência vemos que os nomes inscritos no Livro serão mencionados em voz alta, e o Senhor Jesus confessará, ou seja, declarará que algumas dessas pessoas pertencem a Ele. É assim que vemos essa cena revelada no Livro do Apocalipse.
Aqueles cujos nomes Jesus confessar, por conseguinte, serão os vencedores que entrarão no reino. O texto nos mostra que alguns nomes que não serão confessados. Certamente, os anjos deverão colocar um sinal negativo nesses. Portanto, haverá algum sinal determinado por Deus para distinguir os nomes dos vencedores daqueles que não são. Quanto aos não-salvos, seus nomes nem sequer aparecem no Livro da Vida.
Apocalipse 20:15 diz: “E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”. Isso mostra que aqueles cujos nomes não estiverem registrados no Livro da Vida estarão eternamente no lago de fogo. Isso ocorrerá no final do período do reino milenar. Portanto, vemos que haverá dois momentos em que Deus julgará os seres humanos. O julgamento do tribunal de Cristo e o juízo final.
Os cristãos cujos nomes não forem confessados pelo Senhor Jesus não serão lançados no lago de fogo, pois os seus nomes estão no Livro da Vida, mas algo acontecerá a eles. A salvação eterna é muito segura; ela jamais pode ser abalada. Por outro lado, porém, há um perigo. Se formos tolerantes com o pecado, se não perdoarmos aos outros, cometermos adultério, insultarmos os irmãos, temermos sofrer, ser envergonhados, perseguidos e se temermos confessar o Senhor, temos de ser cuidadosos, pois Deus nos lançará “na Geena” para sermos punidos temporariamente.
O DANO DA SEGUNDA MORTE
Na Bíblia existem passagens que também falam dessa questão. Apocalipse 2:11 nos diz: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dano da segunda morte”. A segunda morte é o “lago de fogo” citado no final do capítulo 20 de Apocalipse: “E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo” (v. 14). Note bem que o Senhor Jesus garante aos seus vencedores que eles não irão sofrer esse dano, mas quem não vencer, pela lógica do versículo 11, terá algum tipo de punição que, no caso, será o dano da segunda morte. Isto é, ainda que não sofram a segunda morte, irão sofrer o dano da segunda morte.
Esse é um assunto pesado, de difícil aceitação por parte da grande maioria da cristandade contemporânea. Infelizmente, o povo cristão está focado na possibilidade de um dia, quando morrerem, irem direto para o céu onde passarão a eternidade em brancas nuvens. A maioria dos pastores e mestres nem mencionam essa questão, pois temem perder os freqüentadores de suas igrejas. Porem, nada poderá impedir que a verdade da Palavra seja conhecida daqueles que temem ao Senhor de todo o seu coração.
Vejamos o que diz Hebreus 10:26-29: “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários”.  “Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? O apóstolo diz aqui que, se uma pessoa veio a Cristo e depois voltou ao mundanismo, ela sofrerá pior punição. Seu fim é uma expectativa de juízo e fogo vingador.
Tendo lido todas essas passagens, podemos concluir que se um cristão não tratar adequadamente com seus pecados, haverá punição à sua espera. E não será uma punição comum, mas a punição da “Geena de fogo”. O futuro dos cristãos é muito simples; para uma pessoa salva o assunto do novo céu e nova terra, incluindo toda a eternidade, está resolvido. O que temos de resolver hoje é o problema do reino.  Sobre esse aspecto final de nosso estudo, estaremos tratando no próximo “Diários do reino”. 

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O TEMPO DA PUNIÇÃO

Terminamos a página anterior de nosso diário com a questão da punição dos cristãos por causa de suas obras más. Cabe a nós questionar: Exatamente quando ocorrerá a punição futura? Está claro que haverá punição no futuro após o Senhor voltar; mas em que momento após a volta de Cristo isso ocorrerá?

Para responder essa questão devemos considerar as três eras reveladas na Bíblia. A era presente, que pode ser chamada de “era da graça”, a qual pode também ser chamada de era do evangelho ou era da igreja. A “era vindoura” que pode ser chamada de era do reino ou era do milênio, pois tal era durará somente mil anos (Ap 20:6). Após aquela era, ainda há outra era, que é a “era eterna”. É a era do novo céu e nova terra.

A era da igreja é a era da graça, porque a graça e o amor de Deus são manifestos nela. Nesta era Deus salva os injustos e leva o homem a receber a graça do Senhor Jesus. Tudo nesta era é proveniente da graça, mas a era vindoura será a era de justiça. A era eterna também será uma era de graça. Hoje nós vivemos uma era de graça, e a era do novo céu e nova terra também será uma era de graça. Contudo, o reino é todo justiça.

Se você não tiver a clareza a respeito dessas três eras, sua leitura da Bíblia, sua teologia e sua compreensão bíblica estarão todas incorretas. Voltamos a afirmar biblicamente que: Tanto a era da igreja quanto a era do novo céu e nova terra são eras regidas pela graça de Deus. Mas, a era do milênio é uma era específica, especialmente preparada por Deus para recompensar os fiéis e punir os pecaminosos. Aquele período será um período especial.

Podemos citar pelo menos duzentos versículos do Velho e do Novo testamento acerca do julgamento justo no reino. Vamos analisar o versículo do livro do profeta Jeremias 33:15: “Naqueles dias e naquela época farei brotar um Renovo justo da linhagem de Davi; ele fará o que é justo e certo na terra”. Após lermos esse versículo profético, consideremos Apocalipse 19:6: “Então ouvi uma voz de numerosa multidão, como de muitas águas, e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor nosso Deus, o Todo-poderoso”. Note bem que este ato que ocorre diante do trono da Majestade Divina, marca o momento exato do início do reino. O versículo 7 diz: “Alegremo-nos, exultemos, e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos”.

O linho finíssimo é a justiça nos atos dos que crêem. Na língua original, a justiça mencionada aqui se refere à justiça nas ações. Portanto, refere-se aos nossos próprios atos justos. Isso nos prova que o reino milenar não é dado como um dom gratuito, mas é obtido por meio dos atos de justiça diante de Deus. Em Apocalipse vemos que deve haver justiça específica antes que possa haver participação nas bodas do Cordeiro. Sem que o cristão tenha a justiça específica ou tenha sido martirizado, nem sequer pode ter parte no reinado. Assim é o milênio.  

A Bíblia diz que muitos filhos de Deus terão uma punição. Muitos cristãos têm um modo de vida inadequado. Eles não vivem de maneira piedosa. Amam o mundo e andam conforme a sua vontade própria. Adoram a Deus segundo a maneira do homem. Não obedecem à Palavra de Deus, mas em vez disso fazem o que eles mesmos gostam de fazer. Eles tentam agradar a homens. Buscam a glória do homem em vez da glória de Deus e não querem ser participantes dos sofrimentos de Cristo nesta era. Eles cometeram muitos pecados e não foram disciplinados pelo Senhor nesta era. Após morrerem e serem ressuscitados, naquele dia, será que eles poderão reinar com o Senhor?

A Bíblia diz que primeiro devemos sofrer e suportar as injúrias com Ele, antes que possamos reinar e ser glorificados com Ele, conforme diz em II Timóteo 2:12: “Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará”. Muitos cristãos, não apenas nunca sofreram, como têm uma vida de muitos pecados. Eles amam o mundo e andam o tempo todo segundo a carne. Quando deixarem o mundo, provavelmente eles ainda terão muita injustiça e muitos pecados que não tenham sido tratados. A Bíblia nos mostra que, por uma questão de justiça, tais cristãos terão uma PUNIÇÃO, específica e definida, na era vindoura.   
Essa é a dura verdade!