segunda-feira, 7 de junho de 2010

OS SEGUIDORES DE JESUS

Seguidor é aquele que vai atrás de alguém ou de alguma idéia. O Apocalipse chama de “os seguidores do Cordeiro” a multidão de pessoas “que tinham o nome dele e o nome do Pai dele escritos na testa delas” e que “seguem o Cordeiro aonde ele vai” (Ap. 14:1-5).

A vida cristã começa quando o pecador ouve o evangelho, sente algum interesse e se dispõe a seguir a Jesus. Porque o novo caminho é apertado e difícil e porque não é o caminho das multidões, nem todos os seguidores continuam. Nunca passou pela cabeça de Jesus facilitar a carreira cristã em benefício de um número maior de conversões.

Ao contrário, certa ocasião ele virou-se para a multidão e os discípulos que estavam atrás dele e exclamou: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc. 8:34). Em outra oportunidade, Jesus repetiu: “Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que a mim não merece ser meu seguidor” (Mt. 10:37).

A FAMÍLIA DE JESUS

A família de Jesus é enorme. Está espalhada no tempo e no espaço. Pode ser uma adolescente negra, um jovem germânico, uma mulher indígena, um idoso brasileiro. Pode ser um sem terra, um fazendeiro rico, alguém da classe mais alta, alguém da classe mais baixa, e assim por diante. Contanto que cada um deles faça a vontade do Pai.

Foi o próprio Jesus quem definiu a questão. Mesmo estando na presença da mãe e dos meio-irmãos biológicos, Ele apontou com as mãos para os discípulos e declarou em alto e bom som: “Eis minha mãe e meus irmãos”. E explicou que: “Qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mt. 12:46-50).

Jesus não forçou nada ao fazer essa declaração surpreendente. Se a comida d’Ele era fazer a vontade do Pai (Jo. 4:34), todos que pensam e agem do mesmo modo são, pois, seus irmãos, irmãs e mães.

A IGREJA DE JESUS

A rigor, ninguém em lugar algum e em tempo algum pode usar o pronome possessivo “minha” para se referir à igreja. A igreja, em seu sentido místico, é de Jesus Cristo. As palavras ditas a Pedro devem ser sempre lembradas: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt. 16:18).

É preciso diferenciar as igrejas locais (a igreja de Antioquia, a igreja de Cencreia, a igreja dos tessalonicenses, as igrejas na Galácia, etc) e as igrejas denominacionais (igreja católica, igreja reformada, batista, pentecostal, etc.) da Igreja de Cristo ou Igreja de Deus (At. 20:28; I Co. 15:9; I Tm. 3:15).

Essa é a única que é o corpo místico de Cristo. Nela se congregam apenas pecadores arrependidos e perdoados, em qualquer lugar e em qualquer tempo. Nas igrejas locais e denominacionais há uma mistura de joio e trigo, o que não acontece na Igreja corpo de Cristo.

Jesus é a pedra angular e o cabeça dessa igreja, tanto da que reúne os vivos (igreja militante) como a que reúne os mortos (igreja triunfante).

0 comentários:

Postar um comentário