segunda-feira, 20 de agosto de 2012


O DIA DO SENHOR

I Tessalonicenses 5.1-11

O assunto a respeito do Dia do Senhor surge, nesta epístola de Paulo, imediatamente depois da revelação sobre o Arrebatamento, portanto, é natural considerar a questão de quando o Dia do Senhor acontecerá. No texto em estudo, o apóstolo apela para uma doutrina muito mais ampla das Escrituras, o Dia do Senhor, que é um tempo especial de visitação divina, mencionado muitas vezes no Antigo e Novo Testamentos.
Paulo afirmou:

“Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vos mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite” (vv.1,2)

A colocação desta doutrina após a revelação do Arrebatamento deve-se ao fato de que ambos os eventos ocorrem sem a presença de sinais anteriores ao seu início. Como um ladrão durante a noite, que vem sem aviso, o Arrebatamento acontecerá e o Dia do Senhor terá seu início.

Mencionado com freqüência no AT, o Dia do Senhor refere-se a qualquer período especial em que Deus intervém sobrenaturalmente, a fim de trazer juízo contra o mundo. Uma marcante ilustração é o livro de Joel, que tem como seu tema o Dia do Senhor. Apropriadamente, o termo é usado para descrever a crise que aconteceu no tempo desse profeta, provocada pela praga de gafanhotos que arruinou as colheitas, trazendo fome e destruição.
Joel o descreveu assim:

“Ah! Que dia! Porque o Dia do Senhor está perto, e vem como assolação do Todo-Poderoso” (Jl 1.15)

A devastação que causou a perda das colheitas foi descrita nos vv. 16 a 20. Esse problema, todavia, não foi o único que enfrentaram. Ainda teriam os exércitos invasores da Assíria, que conquistariam Israel, assim como os gafanhotos devastaram a terra. A nação israelita enfrentava um dia de juízo da parte de Deus.

Esse iminente Dia do Senhor cumprido no AT foi um apelo feito pelo profeta ao povo de Israel para que voltasse para o Senhor. Ele escreve:

“Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração, e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma benção, uma oferta de manjares e libação para o Senhor vosso Deus?” (Jl 2.12-14)

O futuro período de intervenção divina no mundo começará com o Arrebatamento e incluirá o tempo de angústia antes da segunda vinda de Cristo, para estabelecer o reino de Deus sobre a terra. O Dia do Senhor também incluirá o Milênio.

Todo esse período, antes e depois do retorno de Jesus, constituirá uma intervenção divina especial e um reino de justiça sobre a terra que jamais foram experimentados até o presente instante. O Dia do Senhor começará como um período de tempo no Arrebatamento, mas seus principais eventos não ocorrerão imediatamente.

A confederação de dez reinos precisa ser formada nos últimos sete anos, antes que a segunda vinda de Cristo, para estabelecer o Milênio, ocorra. 

A igreja deve ficar atenta aos acontecimentos para que os cristãos possam estar preparados, pois este será um período de grande tribulação sobre os moradores do planeta Terra.  

0 comentários:

Postar um comentário