segunda-feira, 6 de agosto de 2012


OS VENCEDORES TARDIOS

Apocalipse 15.2 diz: “E vi como que um mar de vidro misturado com fogo, e os que tinham vencido a besta e a sua imagem e o número do seu nome, estavam em pé junto ao mar de vidro, tendo harpas de Deus”.

Podemos chamar os que são mencionados aqui de “vencedores tardios”, pois são os crentes que passam pela maior parte da grande tribulação e vencem o anticristo e sua adoração. 

Esses são os mencionados em Apocalipse 14.12 e 13, os quais serão martirizados sob a perseguição do anticristo e ressuscitarão para reinar com Cristo no milênio: “...E vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem nas mãos. 

Reviveram e reinaram com Cristo durante mil anos” (Ap 20.4). Os tais vencerão a besta, a sua imagem e o número do seu nome. Embora eles sejam mortos pelo anticristo, aos olhos de Deus eles serão vitoriosos. Por vencerem numa época tardia, quase no apagar das luzes da grande tribulação, falamos deles como os vencedores tardios.

O versículo 3 diz que os vencedores tardios “entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro” (Ap 15). O cântico de Moisés registrado em Êxodo 15.1-19 louva a Deus pela vitória sobre as forças de Faraó, pelo seu livramento triunfante por meio das águas julgadoras do Mar Vermelho. 

Agora, esses vencedores tardios cantam outra vez esse cântico sobre o mar de vidro indicando que são vitoriosos sobre o poder do anticristo, que é julgado por Deus com o fogo do mar de vidro (19.20). Assim, o cântico de Moisés louva a Deus pelo seu julgamento, e o cântico do Cordeiro louva-O pela redenção operada por Cristo. 

Em seus louvores a Deus, os vencedores tardios declararão, a todo o universo, que foram livres do julgamento de Deus sobre os seus inimigos por causa da redenção de Cristo. A experiência deles nessas duas coisas se tornou um cântico de vitória:

    “Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? pois só tu és santo; por isso todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos” 
(Ap 15.3-4). 

Aqui vemos que os vencedores tardios louvarão as obras de Deus e os Seus caminhos. Muitos não são capazes de diferenciar as obras de Deus dos caminhos de Deus. As Suas obras são os Seus atos, que são grandes em manifestação e maravilhosos em natureza. As obras de Deus, aqui, referem-se principalmente ao Seu julgamento sobre o anticristo. Todos aqueles julgamentos serão grandes e maravilhosos em natureza.

As obras de Deus são Seus atos, ao passo que os Seus caminhos são os Seus princípios governantes. Os caminhos de Deus são justos em seus princípios e verdadeiros em suas promessas. Se você conhecer os caminhos de Deus, não precisará esperar para ver Suas obras. Embora Suas obras não tenham vindo ainda, você sabe que elas virão, porque conhece os princípios governantes pelos quais Deus faz as coisas. 

Deus promete a Seu povo que julgará os malfeitores, vindicará o Seu caminho e vingará o sangue do Seu povo. Por isso, os vencedores conhecem os caminhos de Deus, eles têm certeza de que Ele fará o que prometeu.

Os vencedores tardios em Apocalipse 15 serão incluídos entre aqueles que viverão e reinarão com Cristo por mil anos (Ap 20.4). Apocalipse 20.6 indica, ainda, que os vencedores tardios estarão junto aos vencedores que terão “parte na primeira ressurreição”, aqueles que “serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele os mil anos”.   

Sendo assim, em Apocalipse 14 e 15, vemos a sabedoria de Deus ao lidar com diversas pessoas e em cuidar do Seu povo de diferentes maneiras. Os vencedores mortos serão “o filho varão”, os vencedores vivos serão “as primícias” e os que forem martirizados durante a grande tribulação serão “os vencedores tardios”.

Deus é justo em todos os seus caminhos! 

0 comentários:

Postar um comentário