segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A SALVAÇÃO DE DEUS É PARA TODOS MEDIANTE A FÉ

Como já mencionamos, de acordo com a Bíblia, há somente uma condição para a salvação: fé. Ao todo, as palavras fé e crer ocorrem na Bíblia cerca de quinhentas vezes. Entre esses muitos versículos, mais de cem deles nos dizem que a salvação é pelo crer, que justificação é pelo crer e que receber a vida eterna é pelo crer.

Em mais de trinta passagens, é-nos dito que pela fé recebemos de Deus isto ou aquilo. Essas passagens nos mostram que o homem é agraciado por Deus por meio da fé e nada mais.

Por que a Bíblia enfatiza sobremaneira a fé? Iremos analisar porque a fé tem de ser o caminho para a salvação, mas, primeiro, iremos fazer algumas perguntas: A salvação é obra de Deus ou do homem? Ela é um plano do homem ou plano de Deus? Origina-se no homem ou em Deus? Os que conhecem a Deus devem admitir que foi Deus que iniciou a salvação. Foi Deus que planejou e cumpriu esse plano. Daí dizermos que todas as coisas são feitas por Deus. Do nosso lado, nada temos a fazer, exceto crer.

“... do Senhor vem a salvação” (Jn 2:9).

Por que temos de crer? Porque a obra da redenção foi cumprida por Cristo. Deus tornou o método da salvação tão simples para que todos possam obtê-la. Eis porque Ele exige somente fé. Se a salvação vem de Deus, é necessário que seja universal. Se a salvação de Deus fosse apenas para determinado grupo de pessoas, Deus seria parcial. Se o caminho da salvação exigisse algo de nós, “esse algo” se tornaria um obstáculo para a nossa salvação.

Se houvesse a simples exigência de que o homem tivesse de esperar cinco minutos antes de ser salvo, até isso diminuiria grandemente o número de salvos no mundo. Muitas pessoas não têm nem mesmo cinco minutos para esperar. Deus não poderia exigir sequer justiça perfeita. Se Ele exigisse justiça em apenas uma coisa talvez alguns pudessem cumprir essa justiça, mas centenas de milhares de pessoas na terra poderiam não ser capazes de fazê-lo. Se esse fosse o caso, a salvação não seria tão simples.

Se há salvação, ela deve estar disponível a qualquer pessoa. Se você disser que deve ser batizado antes de ser salvo, então o ladrão na cruz não foi salvo, porque ele não foi batizado. Se você disser que alguém não pode ser salvo sem fazer restituição, então o ladrão na cruz não pôde ser salvo, porque suas mãos e pés estavam pregados na cruz. Não estamos dizendo que não devemos ser batizados ou fazer restituição. Mas a condição para ser salvo não é restituição, batismo, confissão ou arrependimento. Arrepender-se nada mais é que uma mudança de visão sobre algo do passado. Se a salvação fosse uma questão de lei ou de obra, quem poderia cumpri-las?

A única condição para a salvação é a fé. Fé é dizer que você deseja e anela a salvação de Deus. Em que um homem deve crer para a salvação? Primeiro, Deus cumpriu a redenção por meio da morte de Seu Filho Jesus Cristo na cruz. Sua obra na cruz foi completa. Por que foi completa? Eu não sei por quê. Nem você sabe. Somente Deus sabe. Como pode o sangue do Senhor Jesus redimir-nos de nossos pecados? Por que a redenção do Senhor Jesus é eficaz? Não precisamos fazer essas perguntas. Essas questões são para Deus. 

A obra do Senhor na cruz foi cumprida e o coração de Deus está satisfeito.
Se Deus sente que algo é suficiente para Ele, nós também devemos sentir que é suficiente. Deus é justo. Se Ele diz que a obra do Senhor é capaz de redimir-nos do pecado, ela certamente é capaz de redimir-nos. É irrelevante você pensar se tal obra é suficiente ou não. O que importa é que Deus acha que tal obra é suficiente.

A obra do Senhor Jesus não é para satisfazer nosso coração. A obra do Senhor é primeiramente para satisfazer o coração de Deus.  Embora não entendamos como a cruz satisfez o coração de Deus, sabemos que Jesus de Nazaré foi morto e ressuscitado e o fato de o Senhor ter ressuscitado prova que Sua morte glorificou a Deus. Ele ressuscitou porque Sua obra foi aceita diante de Deus.


Qual seria a parte do homem nessa obra? Nenhuma! Devemos somente crer que somos salvos e redimidos pelo sangue de Jesus derramado naquela cruz do Calvário. Graças a Deus, pois Ele nos deu uma prova de que nossa dívida foi quitada; seu Filho pagou o débito por todos os nossos pecados na cruz, e por meio da Sua ressurreição, Deus sinalizou que a questão foi totalmente cumprida. Você crê  nisso? 

0 comentários:

Postar um comentário