segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A VIDA ETERNA E O REINO SÃO COISAS DIFERENTES

Há uma coisa que precisa estar clara para nós. Ter vida eterna é diferente de entrar no reino dos céus. Todos os que não conseguem ver essa diferença, jamais terão clareza acerca do caminho da salvação e do caminho da preservação. Sim, existe diferença entre a vida eterna e o reino dos céus.

A primeira diferença entre ambos é em relação ao tempo. A vida eterna é para a eternidade, mas o reino não é. Quando o novo céu e a nova terra vierem, o reino dos céus passará. Isso porque o reino dos céus é o governo de Deus, a soberania de Deus sobre a terra. Esta soberania de Deus na terra e Seu governo sobre a terra serão manifestados por somente mil anos. 

Quando Jesus vier reger a terra, aquele será o tempo em que os céus governarão. Hoje, o que temos é a política e a autoridade mundial de Satanás. Hoje quem governa a terra é o diabo, Satanás. O Senhor Jesus somente irá reinar no período do reino dos céus. Mas o período no qual a autoridade dos céus será efetuada é muito curto.   

Em I Coríntios 15: 24 podemos ver: “E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder”. O reino será entregue a Deus Pai. Portanto, há um limite temporal para o reino. Contudo, a vida eterna é para sempre. Segundo o capitulo 15 de I Coríntios, sabemos que no início do novo céu e nova terra, isto é, na conclusão do milênio, o reino será entregue. Portanto, há uma diferença temporal entre a vida eterna e o reino dos céus.

A segunda diferença reside no método pelo qual o homem entra no reino dos céus e na maneira pela qual ele obtém a vida eterna. O recebimento da vida eterna é assunto de todo o Evangelho de João. A maneira de se obter a vida eterna é por meio do crer. Uma vez que o homem crê, ele obtém a vida eterna. “Quem crê no Filho tem a vida eterna” (Jo 3:36). Nunca lemos de outra forma.

Contudo, entrar no reino dos céus não é uma questão simples. Todo o Evangelho de Mateus menciona o reino dos céus trinta e duas vezes. Nenhuma vez é dito que o reino dos céus é recebido pela fé. Como, então, um homem ganha o reino dos céus? Mateus 7:21 diz: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus”. Pode-se ver que a entrada no reino dos céus é mais uma questão de fazer do que de crer. É uma questão de obras e não de fé.  

Jesus disse: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus”. Jesus não diz vida eterna, mas o reino dos céus. Para ter o reino dos céus, a pessoa precisa ser pobre no espírito. O Senhor também diz: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (v. 10). Não é necessário ser perseguido para receber a vida eterna, mas o reino é para os que têm sido perseguidos por causa da justiça. Mesmo que alguém tenha recebido a vida eterna, se ele não tiver sido perseguido por causa da justiça hoje e não é pobre no espírito, ele ainda pode não ter parte no reino.

Há uma terceira diferença. É quanto à atitude que os cristãos devem ter acerca da vida eterna e do reino dos céus. Com relação à vida terna, Deus nunca nos disse para procurarmos obtê-la. Pelo contrário, toda vez que é mencionada, Ele nos mostra que já a temos. Entretanto, com relação ao reino, a palavra da Bíblia diz que devemos procurar obtê-lo e buscá-lo diligentemente. Hoje, em se tratando do reino, estamos no estágio de busca; ainda não o obtivemos. Ainda temos de empregar esforço para buscar e persistir em obter o reino.

“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado por força, e os que usam de força se apoderam dele” (Mt 11:12).

A quarta diferença reside na maneira como Deus considera o reino e a vida eterna. Deus considera a vida eterna como um presente, ela é dada a nós (Rm 6:23). Não se vê uma pessoa indo ao Senhor para buscar vida eterna. Nunca houve tal coisa, pois a vida eterna é uma graça gratuita, ela é dada por meio do Senhor Jesus para todos aqueles que crêem Nele.

Contudo, o mesmo não ocorre com o reino. O criminoso que foi crucificado juntamente com o Senhor disse a Ele: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino”, (Lucas 23:42). O Senhor Jesus ouviu essa petição? Sem dúvida que sim. Mas Ele não concedeu o seu pedido. O Senhor não lhe respondeu que ele estaria com Ele no reino. O que Jesus respondeu-lhe foi: “Hoje estarás Comigo no Paraíso”, (v. 43). Note que a promessa de Jesus ao ladrão na cruz foi em relação ao paraíso e não em relação ao reino.

Uma vez que O invoquemos, podemos ir ao paraíso. Contudo, não é tão simples ir ao reino, isso porque há uma grande diferença aqui. A atitude de Deus para com a vida eterna e o reino dos céus é diferente: um é o presente de Deus e o outro é a recompensa de Deus. Existem outras passagens sobre o assunto na Bíblia que são muito interessantes.

Temos ainda uma quinta diferença. Apocalipse 20 mostra-nos que os mártires recebem o reino, embora não diga que sejam os únicos a receberem o reino (v. 4). A Bíblia, entretanto, nunca nos mostra que o homem deva ser martirizado a fim de receber a vida eterna. Se fosse o caso, o cristianismo se tornaria uma religião de morte, posto que o homem deveria morrer para conquistar a sua salvação eterna. Contudo, não se vê coisa semelhante.

Entretanto, o reino é diferente. O reino requer esforço. Até mesmo requer o martírio para obtê-lo. Por exemplo, a pobreza é uma condição para o reino dos céus. Para obter o reino, a pessoa precisa perder suas riquezas. Não podemos dizer que nenhum rico possa ser salvo. Não podemos dizer que ninguém pode entrar na vida eterna se não quiser perder suas riquezas.

No entanto, você já ouviu dizer que por ser difícil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, da mesma forma é difícil um rico entrar no reino dos céus (Mt 19:24). Todavia você já ouviu dizer que por ser impossível um camelo passar pelo fundo de uma agulha, da mesma forma é impossível que um rico seja salvo e tenha a vida eterna? Não, graças a Deus por isso. O pobre pode herdar a vida eterna e o rico também pode. Contudo, entrar no reino dos céus é um problema para o rico e para o pobre também.    

Se alguém ponderar um pouco, perceberá que na Bíblia, o reino e a vida eterna são duas coisas absolutamente diferentes. A condição para a salvação é a fé no Senhor. Além da fé, não há outra condição, pois todos os requisitos já foram cumpridos pelo Filho de Deus. A morte de Seu Filho satisfez todas as exigências de Deus. Mas entrar no reino dos céus é outra questão: requer obras.


Portanto, pode-se ver que a questão da vida eterna é completamente baseada no Senhor Jesus. Contudo, a questão do reino está baseada nos obras do homem. Não estou dizendo que o reino é melhor que vida eterna, mas Deus tem um lugar tanto para um como para o outro. 

0 comentários:

Postar um comentário