segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SALVAÇÃO E RECOMPENSA

Ao lermos atentamente o livro de Apocalipse, verificamos que é um livro de justiça. Todavia, para que possamos apreciar seus justos efeitos, precisamos fazer uma distinção entre salvação e recompensa. A palavra de Deus apresenta uma clara distinção entre essas duas palavras. Consideremos esse assunto cuidadosamente e vejamos o contraste entre elas.

A salvação é aquilo que é dado de graça. Não é obtida por meio das obras do homem, pois é Deus que nos dá graça; isso não nos é dado na base dos nossos méritos: 

“O dom gratuito de Deus é a vida eterna” (Romanos 6.23); 

“Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus, não vem das obras, para que nenhum homem se glorie” (Efésios 2:8, 9); 

“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito; mas segundo a sua misericórdia ele nos salvou” (Tito 3.5).

Através desses versículos que foram mostrados e por meio de muitas outras passagens da Escritura que não foram citadas aqui, é provado, sem nenhuma dúvida, que nós recebemos a salvação gratuitamente e não pelas nossas obras ou atos de justiça.

Nós somos salvos pela graça de Deus, pelo Seu dom gratuito. Tudo o que fazemos é crer, pois a obra da salvação é completamente operada em nós pelo Senhor Jesus. Sua morte na cruz consumou nossa salvação, por isso, para que sejamos salvos e recebamos a vida eterna, não há necessidade de que executemos mais obras ou que acrescentemos mais méritos, mas simplesmente que creiamos e recebamos.

Assim que nós cremos, somos salvos, recebemos vida eterna e somos justificados. Isso tudo é dado a nós gratuitamente:

“o testemunho é esse, que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está no Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5.11-12). 

 De acordo com a palavra de Deus todos os que recebem o senhor Jesus como Salvador e Senhor, pela fé, têm a vida eterna. Verdadeiramente, “aquele que crer no Filho tem vida eterna” (João 3.36).

A recompensa, no entanto, é um assunto diferente. Não é algo que recebemos de graça; deve ser obtida através das boas obras. É dada de acordo com os atos de cada cristão. Vejamos as seguintes Escrituras:

“Meu galardão está comigo para dar a cada um segundo sua obra” (Ap 22.12).

“Cada um receberá a sua recompensa de acordo com seu próprio trabalho” (1 Co. 3.8).

“E, tudo quanto fizeres, fazei-o de coração, como ao Senhor e não aos homens; sabendo que do Senhor recebereis o galardão da herança...Mas aquele que fizer agravo receberá o agravo que fizer” (Col. 3.23-24).

Há muitas outras passagens nas Escrituras que poderiam ser citadas, mas essas acima são suficientes para provar que a recompensa não é recebida pela graça. De acordo com o ensinamento bíblico, a recompensa é acrescentada às obras do crente. Por mais insignificante que seja um copo de água (Mat. 10.42), ou por mais oculto que seja o desígnio do coração (1 Cor. 4.5) ou por mais humilde que seja o serviço de alguém (Marcos 10.43) ou por mais desconhecido que seja o sofrimento por amor do Senhor (Luc. 6.22), todas essas obras ou atitudes terão oportunidade de ser recompensadas.

Não importa o quão corrupto um pecador pode ser, se ele puder crer no Senhor Jesus como Salvador, ele será instantaneamente salvo. Uma vez salvo e regenerado, ele deve procurar desenvolver essa nova vida que está nele e servir ao senhor fielmente a fim de que possa obter a recompensa. Ele é salvo por meio da obra de Cristo, porém, ele é recompensado pelas suas próprias obras.

De acordo com as Escrituras, depois de ter sido salvo ele será colocado por Deus numa carreira para que ele possa trilhá-la. Se ele vencer, será recompensado. Se ele for derrotado, não será recompensado. No entanto ele não perderá a vida eterna por causa da sua derrota, pois a salvação é eterna.
Aqui nós encontramos o mais equilibrado ensinamento, a perfeita verdade. 

Infelizmente, algumas pessoas conhecem apenas a salvação. Elas se contentam com o fato de terem sido salvos pela graça e não se importam com a recompensa. Quão triste é que pessoas tenham misturado salvação com recompensa. Eles julgam que a salvação é algo tão difícil que exige supremos esforços de autodisciplina para atingi-la. Mas esse não é o ensinamento da Bíblia.

Os ensinamentos atuais tem oscilado entre dois extremos. Alguns julgam a salvação como sendo algo tão difícil que demande muito das pessoas. Dessa forma, eles anulam a morte substitutiva e a obra da redenção do nosso Senhor Jesus. Tal ensinamento põe toda a responsabilidade no homem e ignora aquilo que a Bíblia diz sobre nós sermos salvos pela graça através da fé.

Alguns outros pensam que, já que tudo é de graça, então todos os que crêem no Senhor Jesus não apenas serão salvos, mas também serão recompensados com glória e reinarão no futuro com o Senhor Jesus. E assim eles lançam toda a responsabilidade sobre Deus e negligenciam o que é observado nas escrituras.


Assim como um pecador não pode ser salvo por boas obras, um santo não pode ser recompensado por apenas crer. A salvação é baseada na fé; a recompensa é julgada pelas obras. Sem a fé, não há salvação; sem obras, não há recompensa. A salvação é para os pecadores, mas a recompensa é para os santos vencedores. Não misturemos, então, salvação e recompensa. 

0 comentários:

Postar um comentário