segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

 O PERDÃO POR MEIO DA CONFISSÃO

Quando o assunto é purificação de pecados, nunca devemos negligenciar a parte de Deus. Entretanto, nós também jamais devemos esquecer a nossa parte. É verdade que o Senhor Jesus está apresentando Seu sangue e Sua obra diante de Deus continuamente. Mas se pecarmos deliberada e continuamente sem arrependimento, repúdio ou disposição para lidar com os nossos pecados, a obra do sangue do Senhor perderá seu efeito e sua eficácia em nós.

A obra da crucificação não é apenas para nós, mas também para o mundo inteiro. A obra do Senhor inclui a todos. Mas essa obra pode ser realizada somente naqueles que crêem Nele. A obra de defesa de Cristo em princípio é a mesma coisa; ela é contínua. Quer um cristão confesse e se arrependa de seus pecados, quer não, a obra de Cristo para a purificação é continuamente eficaz. Mas resta saber como tal obra pode ser realizada nos cristãos.  

A Primeira Epístola de João (1.7) nos diz que um cristão tem seus pecados perdoados diante de Deus por causa da obra de Cristo. Por outro lado, o versículo (9) nos mostra o que devemos fazer de nossa parte:

 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Em 1 João 2:1 é nos dito que o Senhor Jesus é nosso Advogado, mas 1 João 1:9 nos diz que de nossa parte temos de confessar nossos pecados. Isso não significa que é a nossa confissão que nos concede o perdão. Se a confissão por si só pudesse obter perdão, o perdão seria injusto. Se a confissão sozinha pudesse conceder-nos perdão, essa seria a coisa mais injusta que existe. Se esse fosse o caso, nós não poderíamos dizer que Deus é fiel e justo. Teríamos que dizer que Deus é um Deus injusto e desleixado, que não leva em conta nossos pecados.

Por que, então, João diz que Deus é justo em perdoar? Porque o Senhor Jesus se tornou nosso Advogado. Seu sangue purificou-nos de todos os nossos pecados. Nossos pecados foram julgados e condenados em Cristo. Portanto, quando confessamos nossos pecados,o perdão de Deus é fiel e justo por causa da obra de Cristo na cruz.

Sem o sangue do Filho de Deus, o perdão de Deus seria injusto, porém, devido ao fato de o Senhor ter derramado Seu sangue, e por ter-se tornado nosso Advogado de defesa, Deus agora tem de nos perdoar. Se não perdoar, Ele será injusto. Deus tem de ser fiel à Sua própria palavra e, também tem de ser justo com relação à obra do Senhor Jesus. É por essa razão que Ele tem de perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. O próprio Deus Soberano impôs a si mesmo essa condição.

O perdão de nossos pecados por Deus está totalmente baseado no sangue do Senhor Jesus. Os pecados dos pecadores são perdoados por meio do sangue do Senhor. Os pecados dos cristãos também são perdoados por intermédio do sangue do Senhor Jesus. Por ser o Senhor Jesus o Salvador, Deus pode perdoar os pecados dos pecadores, e por ser o Senhor Jesus o Advogado, Deus pode perdoar os pecados dos cristãos. Pelo fato de o Senhor Jesus ser tanto o Advogado quanto o Salvador é que Seu sangue nos concede perdão de nossos pecados e justificação.

Então, o que é confissão? O apóstolo não disse que confissão é orar a Deus pedindo perdão por nossos pecados. Isso pode ser algo falado da boca para fora apenas. Confissão verdadeira é a nossa declaração de que algo é pecado, porque Deus diz que isso é pecado. A questão aqui não é o perdão, mas se reconhecemos ou não algo como pecado.

Confissão significa que tudo o que Deus considera como pecado, eu também considero como pecado. Se Deus disse que isso é errado, eu também digo que está errado. A confissão é o nosso reconhecimento e declaração do pecado. Quando você confessa, Deus perdoa seus pecados e o purifica de toda injustiça. Ele não está perdoando você por causa de sua confissão; Ele o está perdoando por causa da obra do Senhor Jesus. Seu sangue é a base de tudo nesta questão. Mas por meio da confissão, o sangue produz perdão.

A salvação é pelo sangue por meio da fé. Mas o perdão é pelo sangue por intermédio da confissão. Nenhum pecado de que se tenha arrependido, confessado e posto debaixo do sangue do Senhor Jesus, poderá manifestar-se no trono de julgamento. Todo pecado que não tiver a eficácia da redenção do Senhor, deixará a pessoa impura e impossibilitada de entrar no reino de Cristo e de Deus.

Essa é a verdade sobre a purificação dos pecados de um cristão. Pratique isso e você terá a garantia de nenhuma impureza permanecerá em você.


0 comentários:

Postar um comentário