segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O SENHOR JESUS COMO ADVOGADO DOS CRISTÃOS

A obra do Senhor Jesus como Salvador é para os pecadores. A obra do Senhor Jesus como Advogado é para os cristãos. Como Salvador, o Senhor Jesus consumou a obra da cruz. Como Advogado, Ele aplica a obra da cruz. Os pecados dos pecadores são perdoados por meio da redenção da cruz. Os pecados dos cristãos são perdoados por meio da defesa que é baseada na redenção da cruz.

Essa defesa apresenta a obra da cruz a Deus. Ela mostra a Deus o que o Senhor Jesus fez, para que Ele não condene o cristão por seus pecados. Nós temos um Advogado diante de Deus. A morte do Senhor Jesus é a prova da nossa imputabilidade apresentada diante de Deus.

O Senhor Jesus se tornou Advogado para todo cristão que comete pecados, da mesma forma como se tornou Salvador para todo pecador. Não foi depois que nos arrependemos, cremos e fomos regenerados que o Senhor Jesus morreu por nós; antes, foi enquanto ainda éramos pecadores que Cristo se tornou nosso Salvador:

“Mas Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8).

Da mesma forma, não é que primeiramente nos arrependemos, e depois Ele se torna nosso Advogado. Pelo contrário, mesmo enquanto estamos pecando, Ele se torna nosso Advogado. Essa é a razão de João dizer que, se algum cristão pecar, ele já tem um Advogado junto ao Pai (1 João 2.10. Sempre que pecar, naquele momento, o Senhor Jesus já é seu advogado diante de Deus. Naquele exato momento, o Senhor Jesus mostrará a Deus Sua obra na cruz, e Deus terá de justificar nossos pecados.

É claro que o arrependimento é importante. Um cristão pode e deve confessar e arrepender-se, porque Jesus é o seu Advogado. Por termos o Senhor Jesus como nosso Advogado, nos defendendo e falando por nós enquanto pecamos, é que devemos nos arrepender, confessar os nossos pecados e pedir perdão. No entanto, é preciso entender que a obra de defesa do Senhor não acontece no momento em que nos arrependemos; antes, ela acontece enquanto estamos pecando.

Reiteramos isso: Quando pecamos, o Senhor Jesus já é nosso Advogado. Posteriormente somos levados ao arrependimento e à confissão. Ele cumpriu toda a obra em um dia e tudo está incluído naquela obra. Hoje, o Senhor pode apresentar essa obra a Deus. Deus não irá condenar-nos, porque todo o débito já foi pago. Todos os débitos, passados e futuros, foram pagos. Todos os nossos pecados foram lavados pelo sangue de Jesus. Ele é o Advogado. Mas, de nossa parte, que devemos fazer? Leiamos 1 João 1:7:

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”.

 Que significa andar na luz? O homem acha que estar sem pecado e ser santo é andar na luz. Mas não é este o significado aqui. João não diz que devemos andar na luz como Deus anda na luz. Não é dito aqui que Deus anda na luz. Diz aqui que devemos andar na luz como Ele está na luz   

Que significa essa diferença? No Antigo Testamento, no Santo dos Santos, Deus estava no escuro e o homem não podia vê-Lo. No Lugar Santo havia uma lâmpada e no átrio exterior havia o sol, mas no Santo dos Santos não havia nenhuma luz. Deus, ali era um desconhecido. O homem podia somente fazer suposições sobre Ele. Mas graças ao Senhor, pois hoje Deus foi manifestado em Jesus de Nazaré. Deus agora está na luz; Ele não está mais na escuridão.

Hoje, Deus é um Deus conhecido, um Deus revelado. O evangelho sobre Jesus de Nazaré é a revelação de Deus. Quando a luz do evangelho resplandece, nós vemos Deus. O versículo significa que não devemos mais buscar a Deus no Antigo Testamento. Hoje Deus manifestou a Si mesmo. Se Ele não tivesse se manifestado, estaríamos tateando sem esperança, desnorteados, sem saber que tipo de Deus Ele é. Ainda teríamos que fazer suposições sobre Ele.

Hoje nosso Deus não é mais um Deus de “bastidores”. Ele agora está no “palco”, é o Deus revelado. A palavra revelação, em grego é apocalypsis. Apo significa fora, e calypsis significa véu. Assim apocalypsis significa tirar o véu. O apocalypsis é o abrir da cortina. Hoje Deus está na luz. Ele é um Deus exposto. Que devemos fazer então? Devemos andar na luz. Hoje Deus falado. Não há mais necessidade de fazer suposições. Hoje Deus está na luz. Ele já se revelou no evangelho. Se andarmos nessa revelação, o resultado é a comunhão. Haverá comunhão entre os cristãos e comunhão com Deus.

A Bíblia nunca traz a idéia de múltiplas purificações. A verdade bíblica é a purificação contínua. O sangue do Filho de Deus continuamente nos purificando de nossos pecados é a 0bra do Advogado. A obra da cruz é uma vez por todas, mas a obra de Seu sangue é a da purificação contínua. A eficácia de Seu sangue dura para sempre, porque o Senhor Jesus é nosso Advogado no céu continuamente. A obra do Salvador aconteceu somente uma vez, mas ela tem prosseguimento na obra do Advogado. Essa é a parte de Deus na obra da purificação contínua dos pecados dos cristãos.  

  

0 comentários:

Postar um comentário