segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A DOUTRINA DA RECOMPENSA E DA PUNIÇÃO EM RESUMO

Vimos diversos aspectos importantes a respeito da salvação eterna e também vimos sobre a punição na era vindoura. Trata-se de um tema bastante polêmico e quase desconhecido por grande parte dos cristãos, mas que, por estar na Bíblia, deve ser levado em consideração. Apresentaremos aqui um resumo de tudo o que já foi publicado nos Diários do Reino.

O futuro dos cristãos é muito simples. Para uma pessoa salva o assunto do novo céu e nova terra, incluindo toda a eternidade, está resolvido. No entanto, a era do reino é duvidosa. Ninguém ousa dizer algo sobre o que ocorrerá. O que temos de resolver hoje é o problema do Reino dos Céus.

No Reino há muitas posições a serem ocupadas pelos cristãos. Muitos reinarão com Cristo por ter trabalhado fielmente e por ter sofrido perseguição, vergonha e sofrimento por amor a Cristo. Alguns podem não ter sofrido perseguição, vergonha e sofrimento, contudo eles viveram uma vida limpa. Apesar de não terem feito nada que mereça um mérito especial eles, pelo menos, deram um copo de água para um pequenino por causa do Senhor (Mt 10:42). Eles também receberão uma recompensa; entretanto, sua recompensa será bem pequena.

Na era do Reino, segundo a Bíblia, alguns cristãos receberão uma grande recompensa; outros receberão uma pequena recompensa. Os que não receberão recompensa também estão divididos em algumas categorias. Um grupo não entrará no Reino de modo algum. A Bíblia não nos diz para onde eles irão; diz apenas que serão mantidos fora do Reino, nas trevas exteriores (Mt 8:12; 22:13; 25:30; Lc 13:28). Eles serão deixados fora da glória de Deus por um tempo.
Haverá também muitos que, além de não terem trabalhado bem, têm pecados específicos que ainda não foram tratados. Eles são salvos, mas ao morrer, ainda tinham pecados com os quais não trataram e dos quais não se arrependeram; eles ainda têm o problema do pecado. Esses tais serão temporariamente submetidos ao fogo e sairão somente depois de terem pago todo o seu débito. Eu não sei, na verdade, de quanto tempo esse período será, mas durará no máximo até o final do Reino milenar.
Ainda há muitas coisas das quais não estamos esclarecidos acerca do futuro, mas a Bíblia mostrou-nos o suficiente. Embora haja detalhes que ainda não vimos, nós de fato sabemos o que os filhos de Deus enfrentarão. Alguns receberão uma recompensa; alguns experimentarão corrupção. Alguns serão aprisionados, e outros serão lançados no fogo e serão queimados.
Volto a frisar que a questão da nossa salvação está muito clara. Quando um homem crê no Senhor Jesus, tanto a salvação como a vida eterna estão determinadas para ele. Mas, da salvação até sua morte, as obras de uma pessoa, isto é, seus fracassos ou suas vitórias, determinarão seu destino no Reino. Nosso Deus é um Deus justo.
Por um lado, nossa salvação é livre, e os que crêem terão vida eterna. Ninguém pode contrariar esse fato. Por outro lado, não podemos pecar à vontade, simplesmente porque recebemos vida eterna. Se produzirmos cardos e abrolhos, seremos punidos. Se o Senhor Jesus não pode desligar-nos de nossos pecados e se não resolvermos todas as coisas em nossa vida, Deus não terá escolha a não ser castigar-nos no futuro; Ele não terá escolha, senão purificar-nos com punições específicas, de maneira que possamos estar juntos com Ele no novo céu e nova terra.
Deus é um Deus justo. O que Ele preparou também é justo. Desde que tenhamos entendido estas coisas, devemos aprender a lição e acatar as advertências de Deus. É verdade que o Senhor Jesus nos salvou, mas subjetivamente falando, se não permitirmos que o Espírito Santo trabalhe o Senhor Jesus em nosso homem interior, Deus terá de nos castigar para que possamos receber benefício e ser considerados dignos de estar com Ele.   
Se apenas pregarmos a graça sem pregar o Reino, a igreja sofrerá e os filhos de Deus sofrerão; e quando o Reino vier, haverá sofrimento ainda maior. Eu devo dizer, porquanto tenho o dever de dizer isso: Se estas coisas são reveladas pela Palavra de Deus e se Deus as tem dito, que posso eu fazer? Como desejaria não ter de escrever sobre essas coisas. Como desejaria poder pregar algo que todos gostassem de ouvir.
Eu não sou Mateus, não sou Marcos, não sou Paulo. Não escrevi o livro de Hebreus, e não escrevi Apocalipse. Se eu fosse escritor, poderia mudar as coisas. Mas essas coisas são a Palavra de Deus. Ele as tem falado e tem determinado que elas sejam assim. Amigos, ao ler a Bíblia, temos de ler aquilo que Deus disse. Vocês não devem considerar aquilo que o homem diz. Vocês somente devem cuidar do que Deus disse.
A maior dificuldade hoje ao estudar a Bíblia reside no preconceito que existe na mente dos filhos de Deus. Eles têm aquilo que consideram verdade e aquilo que consideram como heresia. Eles acham que tudo o que combina com eles é verdade, e tudo o que não combina com eles e difere deles é heresia. Não obstante o quanto a base seja bíblica, qualquer pensamento ou conceito contrário ao deles é considerado heresia. No entanto, o que está em questão hoje é aquilo que Deus disse. Estou alegre em meu coração porque posso pregar a “heresia” da Palavra de Deus e posso opor-me à “verdade” do ensinamento do homem.
Hoje temos de estar esclarecidos diante do Senhor. Não podemos estar sob nenhuma outra autoridade que não seja a Palavra de Deus. Não conheço nenhuma outra autoridade. Ignoro a opinião dos teólogos, ignoro a palavra dos homens, não sei o que é a tradição das igrejas. Eu sei apenas o que a Bíblia diz, e somente o que ela diz é que interessa.
Devemos sujeitar-nos somente a ela. Não podemos mudar a Palavra de Deus. A Palavra de Deus relata-nos o destino de Seus filhos. Ela conta o que experimentaremos no Reino. Devemos prestar atenção a estas questões, pois cedo ou tarde nos depararemos com elas novamente. Se dermos atenção a elas, seremos cuidadosos na maneira de viver na terra hoje.

0 comentários:

Postar um comentário