segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

RECEBER VIDA NO REINO NA ERA VINDOURA

Ao pregarmos o evangelho, dizemos às pessoas que recebemos a vida eterna, crendo em Jesus Cristo. Se uma pessoa crer Nele, ela terá a vida eterna. Essa é nossa mensagem. Mas a questão é: Quando é que esta vida eterna é manifestada, revelada e desfrutada?

Hoje, nossa mente e espírito estão sendo constantemente perseguidos pela morte. Satanás ainda é muito forte. Sendo assim, quando a vida eterna será plenamente manifestada? Será no novo céu e nova terra? Ou isso ocorrerá no Reino dos céus?

Leiamos João 5:24: “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a Minha palavra e crê Naquele que Me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”

Aqui vemos que desde que uma pessoa creia, ela tem a vida eterna. Contudo, o versículo 29 diz que os que tiverem feito o bem sairão para a ressurreição da vida, enquanto os que tiverem praticado o mal sairão para a ressurreição do juízo: 
e sairão; os que fizeram o bem para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo”.  

O versículo 24 diz claramente que já temos a vida eterna. Mas o versículo 29 diz que alguns não terão a vida eterna, senão após a ressurreição. Você consegue ver a diferença aqui?

Marcos 10:30 diz: “Que não receba cem vezes mais agora, neste tempo, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e no século vindouro a vida eterna”.

Aqui o Senhor Jesus menciona novamente a vida eterna. Devemos perceber que tipo de vida eterna é essa. A vida eterna em Marcos 10:30 não é a vida eterna da era da igreja referida no Evangelho de João e nem mesmo a vida eterna no novo céu e nova terra. Perceba que essa vida eterna será na era vindoura.

A frase “no século vindouro” na língua original significa a era seguinte ou a era subseqüente. Hoje estamos na era da graça. A próxima era será a era do reino, isto é, a era do Milênio. Em Marcos o Senhor diz que uma pessoa pode receber a vida eterna na era vindoura. Isso não se refere à vida eterna que recebemos quando cremos no Senhor.

Antes que o Senhor falasse essa palavra, um homem veio a Jesus, perguntando o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Essa questão estava relacionada com as obras. Assim sendo, o Senhor Jesus lhe disse que antes que pudesse herdar essa vida eterna, ele deveria guardar a lei e vender tudo o que tinha. No Evangelho de João, o Senhor Jesus nos mostra claramente que a vida eterna provém da graça e não das obras. Então por que Ele diz ao homem que ele deveria guardar a lei e vender tudo o que tinha antes de poder herdar a vida eterna?    

É porque a vida eterna descrita aqui em Marcos 10 é diferente daquela descrita em João. A vida eterna em Marcos 10 é recebida por meio das obras. A vida eterna em João é recebida pela fé. Após o jovem partir, o Senhor Jesus olhou ao Seu redor e disse aos discípulos: “Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!” (v.23). Ao dizer isso, o Senhor colocou a vida eterna e o Reino juntos.

Portanto, a vida eterna de que Jesus fala aqui é a vida eterna no Reino. A vida eterna no Reino é obtida por meio de obras. Ela é obtida através de consagração, de sofrimento, de renúncia e por suportar injúrias pelo Senhor. Para o cristão, a questão da vida eterna nesta era está resolvida. A questão da vida eterna na eternidade também está resolvida. Contudo, se ele terá ou não a vida eterna no Reino depende de: se ele ama ou não ao Senhor; se abandona tudo por causa do evangelho; se nega a si mesmo em todas as coisas e se rejeita o mundo.

Em muitas porções de Mateus, a frase “vida eterna” é usada como sinônimo da palavra “reino”. Por exemplo, em Mateus 7:14 diz: “Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que a encontram”. Hoje muitos pregam o evangelho usando essa passagem, e exortam as pessoas a entrar pela porta estreita e tomar o caminho apertado. Todavia, se alguém fosse salvo por entrar pela porta estreita e por tomar o caminho apertado, a salvação não seria pela graça, mas por obras, e se tornaria uma recompensa por entrar pela porta estreita e por tomar o caminho apertado.

A vida eterna como é revelada no livro de Mateus não se refere à vida eterna de hoje, mas sim, à vida no Reino Milenar. Para poder reinar com Cristo no Reino, uma pessoa deve entrar pela porta estreita e andar no caminho apertado. Se alguém não obedecer aos mandamentos de Deus e à Sua vontade, perderá a vida eterna. Entretanto, isso não significa que ele irá perecer, mas perderá a vida eterna no Reino.

Se esse problema está esclarecido e resolvido, então o problema das eras na Bíblia estará claramente solucionado. Na era da igreja, todas as coisas são pela graça. Ao final da era da igreja, Deus estabelecerá Seu Reino por meio do Seu Filho. No Reino, somente os servos fiéis reinarão com Cristo ao serem ressuscitados de entre os mortos. A Bíblia nos mostra isso claramente.

Nesse caso, o que será daqueles que ficarão de fora do reino? Muitos cristãos têm um andar inadequado. Eles não vivem de maneira piedosa. Amam o mundo e andam conforme a maneira do homem. Não obedecem à Palavra de Deus, mas em vez disso fazem o que eles mesmos gostam de fazer. Eles tentam agradar a homens. Buscam a glória do homem em vez da glória de Deus. Eles cometem muitos erros e pecados e não foram disciplinados pelo Senhor nesta era.

Após morrerem e serem ressuscitados naquele dia, eles poderão reinar com o Senhor? Não! O Reino é um tempo de justiça e para ser justo o Senhor não irá dar a estes a mesma recompensa dada aos que foram fiéis. A Bíblia nos mostra que tais cristãos terão uma punição específica e definida.

Sabemos que nosso Deus é um Deus justo. No futuro, no trono de julgamento, Ele nos julgará segundo a justiça. Por favor, lembre-se de que a nossa salvação eterna no novo céu e nova terra é inabalável. Somos gratos ao Senhor, pois isso é pela graça. Mas se hoje nossos problemas não forem tratados especificamente, sofreremos punição específica no Reino futuro.

Há muitas passagens na Bíblia que mencionam a punição de Deus para os cristãos derrotados, no Reino Milenar. Consideremos Mateus 18:1-3:
 “Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos perguntando: Quem é o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando a Si uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”

Para entrarmos no Reino dos céus, temos de converter-nos e tornar-nos como crianças. Quem não fizer isso ficará de fora. Este é um assunto muito importante e não é possível esgotá-lo em uma página. Voltaremos a falar sobre isso.

0 comentários:

Postar um comentário