segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O REINO É O TEMPO DA PUNIÇÃO FUTURA

“O Senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe. Ele o punirá severamente e lhe dará lugar com os hipócritas, onde haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 24.50,51).

Exatamente quando ocorrerá a punição futura? Está claro que haverá punição no futuro após o Senhor voltar; mas em que momento após a volta de Jesus isso ocorrerá?

Para obter uma resposta baseada na Palavra de Deus precisamos considerar três eras na Bíblia. A era presente, que pode ser chamada de era da graça ou, também de era da igreja. A era vindoura pode ser chamada de era do reino ou era do milênio, pois tal era durará somente mil anos (Ap 20:6). Após a era vindoura, ainda há outra era, que é uma era eterna. É a era do novo céu e nova terra.

A Bíblia apresenta-nos essas três eras. A era da igreja é a era da graça, porque a graça e o amor de Deus são manifestados nela. Nesta era Deus salva os injustos e leva o homem a receber a graça do Senhor Jesus. Tudo nesta era é proveniente da graça, mas a era vindoura será a era de justiça. A era eterna também será uma era de graça. Vemos, então, que a era da igreja e a era do novo céu e nova terra serão eras onde a graça será manifestada. Contudo, a era do reino é totalmente de justiça.

Se você não tiver clareza sobre essas eras, sua leitura da Bíblia, sua teologia e sua compreensão bíblica estarão incorretas. Vamos focar a era do milênio. Essa era é uma era parentética, especialmente preparada por Deus, para recompensar os fiéis e punir os pecaminosos. Aquele período será um período especial Podemos citar pelo menos duzentos versículos do Antigo e do Novo Testamento acerca do julgamento justo no reino.

Na língua original, a palavra justiça tem o sentido de ações praticadas. Portanto, entendemos que a justiça será feita aos nossos próprios atos justos.

 “Alegremo-nos, exultemos, e demos-lhe glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma se ataviou, pois foi-lhe dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos”. O linho finíssimo é a justiça nos atos dos que crêem. Portanto referem-se aos nossos próprios atos justos.  

Há muitas evidências de que a era do reino será um tempo de recompensas dadas por Deus a todos os que apresentaram suas obras, seus atos de justiça, e foram aprovados diante do trono de julgamento de Cristo.

“Vi também tronos, e nesses tronos sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade para julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quanto não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e nem receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos” (Ap 20:6).
Esses versículos nos dizem quais serão os reis que reinarão com Cristo mil anos. O reino não é para todos. O reino é apenas para os mártires de todos tempos da era da igreja. É somente para os que rejeitaram Satanás e o Anticristo.

Isso prova que o reino milenar não é dado como um dom gratuito, mas é obtido por meio de obras diante de Deus. Apesar de vermos em outras passagens outros tipos de pessoas reinando, em Apocalipse vemos que deve haver justiça específica antes que possa haver participação nas bodas do Cordeiro. Nos versículos acima, somente os que são mártires podem ser reis. Sem ter a justiça específica e sem ser martirizado, nem um sequer pode ter parte no reinado. Assim é o milênio.

Segundo o ensino de Apocalipse, podemos dizer que no novo céu e nova terra Deus lida com o homem baseado na graça. No reino, entretanto, Ele lida com os cristãos com base na justiça. Portanto, devemos admitir que é no reino que Deus irá nos disciplinar. No novo céu e nova terra tudo é recebido gratuitamente.

Nisso vemos a relação entre o presente e o futuro. Se hoje amarmos o mundo, andarmos segundo a carne, e tivermos um viver desleixado, na era por vir seremos disciplinados por Deus. Mas, se amarmos o Senhor hoje e abandonarmos tudo por causa do Senhor, receberemos a graça de Deus e o Seu galardão. Esse é o ensinamento bíblico acerca destas três eras. Estamos falando o que a Palavra de Deus nos ensina.


É verdade que o homem pode desfrutar a vida eterna hoje. Mas o reino é o tempo no qual Deus lidará com Seus filhos. Se você tiver um viver desleixado hoje, será disciplinado na era vindoura. 

0 comentários:

Postar um comentário