segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

DEUS NOS DISCIPLINA PARA SALVAR-NOS DA CONDENAÇÃO

“Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor para não sermos condenados com o mundo” (I Coríntios 11:32).

Há um objetivo na disciplina de Deus. Ela visa salvar-nos da condenação no futuro. Deus nos disciplina para que não caiamos na condenação que o mundo receberá. Em outras palavras, a disciplina prova que somos salvos. A disciplina preserva nossa salvação.

A maneira como Deus faz as coisas e a nossa maneira são totalmente diferentes. Nós achamos que se dissermos às pessoas que elas estão salvas, elas se tornarão levianas e sem restrição quanto ao pecado. Deus não é assim. Ele proclama claramente, absolutamente e sem limitação para todos os que crêem Nele que todo aquele que crê tem a vida eterna e não perecerá. 
Contudo, Ele tem a sua maneira de guardar-nos de pecar e de guardar-nos de ser cristãos libertinos e frouxos. Deus tem a Sua disciplina.

A doutrina paulina a respeito da disciplina de Deus nos afirma que um cristão pode ter disciplina temporária nesta era, mas não irá perecer eternamente. Podemos precisar de disciplina, mas ainda estaremos salvos na eternidade, isso porque as questões do espírito e da salvação eterna já foram decididas quando cremos no Senhor Jesus.

Reconheço que precisamos aprofundar o entendimento a respeito do objetivo da disciplina de Deus. O que pode acontecer, então, aos cristãos que forem disciplinados nessa era da igreja, e que mesmo assim, não mudaram seu proceder? A resposta a essa questão é clara no Novo Testamento, principalmente nos escritos de Paulo.

Antes de tratar sobre este aspecto quero lembrar que o reino é o tempo em que Deus recompensará os cristãos conforme as suas obras. No reino, os cristãos fiéis serão recompensados e os infiéis serão punidos. Muitas pessoas pensam que se um cristão for infiel, mesmo tendo uma posição inferior, ele estará dentro do reino. Muitos que não compreendem a Palavra de Deus e a obra de Deus, pensam que lhes está garantida a entrada no reino dos céus.

Eles acham que, quando o Senhor Jesus vier para reinar, haverá simplesmente uma distinção entre as mais altas e as mais baixas posições no reino; que ninguém perderá totalmente a oportunidade de reinar juntamente com Cristo. Entretanto, no reino dos céus, haverá não só distinção entre as posições mais altas e as mais baixas, como também haverá distinção entre ter a entrada permitida e ser deixado de fora do reino.

A Bíblia revela-nos uma verdade muito séria. Apesar de uma pessoa ter a vida eterna, ela ainda pode ser rejeitada para o reino dos céus. Mateus 7:21 é um versículo que fala disso: 

“Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus”

Nesse versículo, todas as pessoas se dirigem a Jesus como “Senhor”. Porém, o próprio Senhor fará uma distinção entre os discípulos que podem entrar no reino dos céus e os que não podem.

O Senhor mostra-nos claramente que a condição para entrar no reino dos céus é fazer a vontade de Deus. Embora alguns tenham sido salvos e tenham-No chamado de Senhor, e realizado algumas obras, todavia, sem fazer a vontade de Deus, eles não poderão entrar no reino dos céus. A recompensa do reino dos céus tem por base a obediência do homem. Quem não for fiel enquanto viver na terra, não perderá a vida eterna, mas perderá o reino dos céus.

Quando chegar o tempo dos céus reinarem, isto é, quando o Senhor Jesus vier pela segunda vez, alguns não poderão entrar no reino, mas irão perdê-lo. Primeiramente, o Senhor mencionou esse assunto no versículo 21. A seguir, nos versículos 22 e 23, Ele explicou-nos a questão em forma de profecia. Haverá muitos, não apenas um ou dois, que não farão a vontade de Deus. 

“Muitos, naquele dia, Me dirão: Senhor, Senhor! não foi em Teu nome que profetizamos, e em Teu nome expulsamos demônios, e em Teu nome fizemos muitos milagres? Então lhes declararei: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”.

Aqui o senhor Jesus nos diz o que ocorrerá diante do trono de julgamento. Ele diz: “Naquele dia”; portanto, isso não se refere a hoje, mas ao futuro. Há muitos que labutam, mas não vêem a luz de Deus em sua vida. Quando o tempo do julgamento vier, e quando Cristo começar a julgar a partir da casa de Deus, esses cristãos terão luz pela primeira vez. Eles verão que estiveram errados em sua posição e em seu viver.

Devemos lembrar-nos não somente de chamá-Lo de Senhor com a nossa boca, mas também de fazer a vontade do Pai em nosso andar. O que o Senhor Jesus está dizendo é isso: 

“Muitas pessoas são filhos de Deus. Elas são salvas, elas me chamam de “Senhor” e tem realizado muitas obras. Mas apesar disso, elas serão excluídas do reino. Por essa razão vocês devem ser cuidadosos e fazer a vontade de Deus”.

Se alguém vir a questão do reino, perceberá que no reino a questão não é se uma pessoa é salva ou não, se é filho de Deus ou não; o que realmente conta é se a sua obra, depois de tornar-se cristão, será suficiente para proporcionar-lhe a entrada no Reino dos céus.   








   

0 comentários:

Postar um comentário