segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

 A PERDA DO REINO É A PERDA DA RECOMPENSA

“Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”
(1ª aos Coríntios 9: 25-27).

De acordo com o contexto, o assunto é a preocupação do apóstolo não com a sua salvação eterna e sim com o risco que ele corria de ser reprovado. Paulo temia que, tendo pregado a outros, ele mesmo fosse reprovado. Ele está dizendo que também poderia ser reprovado apesar de tudo.

No versículo 24, Paulo se compara a alguém que está participando de uma corrida, na qual somente um levará o prêmio. Portanto, o problema aqui não é uma questão de salvação, mas de receber o prêmio. Paulo está falando sobre como uma pessoa salva pode receber o prêmio; ele não está falando de como alguém não-salvo pode ser salvo.

Somente os que são salvos, os que creram no Senhor Jesus, nasceram de novo e tornaram-se filhos de Deus estão qualificados para entrar nessa corrida. Somente os filhos de Deus podem participar e perseguir o prêmio que Deus deseja que ganhemos. Se alguém não é um filho de Deus, não está sequer qualificado para entrar na corrida.   

Em lugar nenhum na Bíblia é dito que a salvação é ganha por corrermos uma carreira. A Bíblia nunca diz que se alguém for capaz de correr mais rápido, então será salvo. Se assim fosse, poucos seriam salvos, e a salvação dependeria de obras. A Bíblia, no entanto, diz que o prêmio vem pelo correr; 
Deus colocou-nos em uma pista de corrida para corrermos uma carreira.

Qual é o prêmio? O versículo 25 diz: “Todo atleta em tudo se domina; aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível”.

 Aqui é dito que o prêmio é uma coroa. Portanto, a palavra “desqualificado” não se refere à perda da salvação. A palavra “desqualificado”  no versículo 27, significa fracassar em receber a coroa, o prêmio. Se Paulo podia ser desqualificado, então todos nós temos a possibilidade de sermos desqualificados. Se Paulo podia perder seu prêmio, sua coroa, então cada um de nós também tem a possibilidade de perder o prêmio, a coroa.

Pelo que muito desejamos ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal” (2 Co 5:9-10). 

Paulo anelava ser agradável ao Senhor. Quer vivesse ou morresse nesta terra, o seu desejo era agradar ao Senhor. Como ele correu a carreira? Ele não a correu desleixadamente. Ele tinha uma direção certa e um alvo definido. 
Como ele disse certa vez: 

“Prossigo para o alvo pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Se quisermos receber o prêmio, que devemos fazer? “Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão” (v. 27).

Muitos estimam seu próprio corpo acima da vontade de Deus. Se um cristão pode ou não agradar ao Senhor, dependerá do quanto ele pode controlar seu corpo. Muitos não conseguem controlar seu próprio corpo. Sempre que um pequeno estímulo chega ao corpo, toda sorte de pecados acontece. Devemos ver que todos os que não conseguem controlar seu próprio corpo perderão seu prêmio, a sua coroa. Embora possam pregar o evangelho a outros, eles mesmos serão desqualificados.

Nós, cristãos, somos salvos uma vez por todas e jamais perderemos nossa salvação. Mas quando o Senhor Jesus voltar na Sua glória para governar a terra, Ele não dará coroas para todos. No novo céu e nova terra, embora cada pessoa salva receba a mesma glória, não será assim quando o Senhor Jesus vier governar sobre a terra por mil anos, alguns perderão seu prêmio, sua autoridade e sua glória. Alguns não estarão aptos para entrar no reino e não estarão aptos para receber uma coroa.

A palavra do Senhor é muito clara acerca da salvação e da vida eterna: ambas são totalmente provenientes da graça. No entanto, se alguém irá ou não entrar no reino dos céus, dependerá de suas obras. Acabamos de ver que temos de “fazer” a vontade de Deus. Aqui vemos que é necessário esmurrar nosso próprio corpo. 

Exteriormente, podemos realizar muitas obras, mas enquanto não pudermos restringir o nosso corpo, não teremos qualquer chance de entrar no reino e reinar com Cristo. Essa é a verdade revelada na Palavra de Deus.


0 comentários:

Postar um comentário