segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

EDIFICAR COM OURO, PRATA E PEDRAS PRECIOSAS

A passagem mais clara na Bíblia acerca da recompensa é 1 Coríntios 3:14-15:

“Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo”.

Esses versículos e também o seu contexto, nos mostram claramente o que um cristão não pode perder e o que ele pode perder.
Desde que uma pessoa seja salva, certamente está salva para sempre. Contudo, se tal pessoa receberá ou não um galardão, isso não pode ser decidido hoje. A salvação eterna de um cristão já está determinada, mas a recompensa futura é uma questão ainda pendente. Ela é decidida pela maneira como alguém edifica sobre o fundamento do Senhor Jesus.

A nossa salvação independe de como edificamos. Ela depende apenas de como o Senhor edifica. Se a Sua obra é perfeita, certamente estamos salvos. Entretanto, se receberemos ou não a recompensa, ou se sofreremos perda, depende da nossa própria obra de edificação. Se alguém edifica com ouro, prata e pedras preciosas, coisas com valor eterno, sobre o fundamento do Senhor Jesus, certamente receberá galardão. Contudo, se edifica com madeira, feno e palha, não receberá galardão diante de Deus. Ele pode ter muito diante do homem, contudo não terá muito diante de Deus. Isso mostra que é possível uma pessoa perder seu galardão e ter sua obra queimada.

Nunca é demais repetir isto: Graças a Deus que a questão da nossa salvação eterna foi decidida a mais de dois mil anos. Quando o Filho de Deus foi levado à cruz, nossa salvação foi decidida. A verdade do evangelho é muito equilibrada. A salvação depende totalmente do Senhor Jesus. Conceder a salvação depende totalmente do Senhor Jesus. Entretanto, se alguém pode obter sua recompensa ou não, depende da sua própria obra de edificação.

O homem deve crer, e também deve trabalhar. Esse trabalho não é propriamente dele, mas é aquilo que o Espírito Santo tem trabalhado nele. Aqui vimos que é possível perdermos nosso galardão. É igualmente possível sermos reprovados para o reino e privados da nossa coroa. Baseados no ensinamento do Evangelho a respeito do assunto recompensa, entendemos que a nossa posição no reino não está decidida; ela está sujeita a mudanças e não está assegurada.

A Bíblia mostra-nos que o reino de Cristo é eterno. Contudo, alguns entrarão nele somente na eternidade futura, enquanto outros entrarão nele no milênio. O reinado de Cristo começa com o reino milenar. Apocalipse 11:15 diz:

 “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do Seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos”.

 Esse versículo nos mostra que o reino de Cristo está ligado à eternidade futura; ele perdura para todo o sempre. Entretanto, ele começa com o toque da trombeta do sétimo anjo. Isso será durante a grande tribulação.
Mesmo sabendo nós que a questão de vida ou morte eternas já está decidida, é bom que saibamos que, após alguém crer, há experiências diante dele; ele ainda tem uma caminhada até o reino que está adiante, juntamente com a glória futura que o aguarda. Alguns obterão estas coisas: o reino, a coroa e o galardão; enquanto outros não. É o que diz a Bíblia.

Alguns entrarão no reino de Cristo; outros não estarão aptos para entrar. Isso não significa que aqueles que não puderem entrar no reino de Cristo não sejam salvos. Mas significa que serão retiradas a recompensa e a glória deles. Portanto, precisamos correr e nos esforçar. Se estaremos aptos para reinar com Jesus, no futuro, dependerá de como nos esforçamos hoje.   

 O reino será o tempo no qual Cristo e os cristãos receberão glória juntos. O reino será o tempo no qual Deus recompensará o Seu Filho. Naquele tempo, nós também teremos uma porção. Se vamos ser achados dignos de receber a glória do Senhor, dependerá totalmente do resultado de nosso andar e trabalho pessoais. Não existe questão de mérito no novo céu e nova terra. Mas no reino, somente os que tiverem mérito receberão glória.

O Senhor sofreu perseguição, dificuldades e humilhação. Se somos participantes das aflições de Cristo nessa era da igreja, com certeza nós partilharemos uma porção de glória, com Ele, no reino vindouro:

“Se somos filhos, logo somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados” (Romanos 8: 17).







0 comentários:

Postar um comentário