quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO QUEBRANTAMENTO

“Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da Lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da Lei escrita” (Rm 7:6).

Mais cedo ou mais tarde todo servo de Deus descobre que ele mesmo é o maior empecilho para a realização da obra de Deus. Mais cedo ou mais tarde ele descobrirá que seu homem exterior não combina com seu homem interior. O homem interior caminha numa direção, enquanto o homem exterior caminha em outra. Ele descobre que seu homem exterior não consegue submeter-se ao governo do espírito ou andar segundo as mais altas exigências de Deus. Descobre ainda que o grande obstáculo para seu serviço é seu homem exterior, que o impede de exercitar o espírito, para assegurar a presença de Deus em seu espírito, para conhecer a Palavra de Deus por meio do seu espírito, para transmitir a Palavra de Deus por meio de seu espírito e para perceber e receber revelação divina com o seu espírito.

 Muitos servos do Senhor são basicamente inaptos para a obra do Senhor, pois Deus nunca lidou com eles nas coisas fundamentais. Sem isso os servos estão basicamente desqualificados para qualquer obra. Todo entusiasmo, zelo e ardente súplica são vãos. Esse tipo de tratamento básico é o único meio de nos tornar vasos úteis para o Senhor.

O Homem Exterior e o Homem Interior

Em Romanos 7:22 lemos: “Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus”. Aqui diz claramente que nosso homem interior tem prazer na lei de Deus. Note também em Efésios 3:16: “Sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior”. Paulo diz também em II Coríntios 4:16: “Mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia”. Segundo os textos acima, vemos que a Bíblia divide nosso ser em homem exterior e homem interior. Deus habita o homem interior, e o que está fora desse “homem interior ocupado por Deus” é o homem exterior. Em outras palavras, o nosso espírito é o homem interior. Esse homem interior se veste do homem exterior como se fosse uma roupagem.

Deus colocou a Si mesmo, Seu Espírito, a Sua vida e o Seu poder em nós, isto é, no homem interior. Do lado de fora estão: a mente, emoção e vontade e por fora de tudo isso, na camada bem externa, se encontra o corpo, a carne. Para que alguém trabalhe para Deus é necessário que o seu homem interior seja liberado. O problema básico de muitos servos de Deus é que o seu homem interior não consegue irromper do homem exterior. Para que o homem interior possa ser liberado, é necessário que ele irrompa do homem exterior tal como uma borboleta irrompe do seu casulo.

Se nosso homem interior estiver aprisionado, confinado, então nosso espírito estará encoberto e não será fácil liberá-lo. Se nunca aprendermos a romper a barreira do homem exterior com o nosso espírito, não poderemos trabalhar para o Senhor de forma que Ele se agrade de nosso serviço. Nada pode nos atrapalhar mais do que o nosso homem exterior. Se a nossa obra terá eficácia ou não, depende de o Senhor ter quebrado o nosso homem exterior, de forma a possibilitar a liberação do homem interior. Isso é fundamental.

Entre todas as pessoas do mundo, alguns têm a vida do Senhor em seu interior. Entre eles encontramos duas situações. Uma na qual a vida está presa, circundada e trancada. Na outra o Senhor abriu um caminho e a vida pode ser liberada. O nosso problema hoje não é como podemos ter vida, e, sim, como ela pode fluir de nós. Se o homem exterior não for quebrado, nunca poderemos tornar-nos uma benção para a igreja nem esperar que o mundo receba a graça de Deus por nosso intermédio.

A Bíblia fala de um ungüento de nardo puro (Jo 12:3). A Palavra de Deus propositadamente usa o adjetivo puro: puro é sinal de algo verdadeiramente espiritual. Mas, a menos que o vaso de alabastro seja quebrado, o ungüento de nardo puro não pode ser liberado. Se o homem exterior não for quebrado, o homem interior nunca poderá ser liberado. 

0 comentários:

Postar um comentário