segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Quebrantamento do Homem Exterior

Antes que possamos prestar um serviço eficaz a Deus, temos que passar pela experiência do quebrantamento do homem exterior. Uma primeira dificuldade é que seu homem exterior nunca seja quebrado e seu espírito nunca seja despertado. Ele não consegue liberar o espírito e, por isso, do seu espírito não flui nenhum poder. Só sua mente e emoções serão ativas. Se ele for alguém sentimental, suas emoções serão ativas, se for alguém inteligente, sua mente será ativa. Uma obra assim não traz ninguém a Deus.

A outra dificuldade é que ele não consiga distinguir claramente seu homem exterior do homem interior. Nesse caso, quando seu espírito é liberado, ele vem envolto por sua mente ou emoções. O resultado é uma mistura impura. Esse tipo de obra produz, nos outros, experiências mistas e impuras. Essas duas condições estorvam o homem de servir adequadamente o Senhor.

O Espírito É O Que Dá Vida

Se quisermos realizar obras eficazes, precisamos reconhecer basicamente, pelo menos uma vez, que: “O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite” (Jo 6:63). Se não resolvermos essa questão este ano, teremos que fazê-lo no ano que vem. Se não estabelecermos um compromisso quanto a essa questão no primeiro dia da nossa conversão, teremos de fazê-lo mais cedo ou mais tarde, mesmo que dez anos se passem.

Será necessário reconhecer a inutilidade da sua obra carnal para que possa ver com clareza a futilidade de seus muitos pensamentos e sentimentos. Ainda que muitos sejam ganhos pelos nossos pensamentos e sentimentos, o resultado será vão. Mais cedo ou mais tarde teremos de confessar que “o Espírito é o que dá vida”. Somente o Espírito pode dar vida. Já que é somente o Espírito que dá vida, a regeneração dos pecadores e a edificação dos crentes ocorrem apenas quando o Espírito é liberado. Sem o Espírito não há regeneração, nem edificação.  

Quando o Espírito de Deus opera, Ele precisa fazê-lo por meio do espírito humano. Da mesma forma, a eletricidade, que faz funcionar os aparelhos elétricos, não pode se propagar através do ar como o relâmpago. Ela é conduzida através dos fios. Hoje temos energia elétrica porque temos os condutores, os fios transportam a eletricidade. Esse mesmo princípio se aplica ao Espírito de Deus. Ele precisa do espírito humano como meio de conduzir Seu Espírito. Por meio do espírito humano, o Espírito Santo é transportado e conduzido aos homens.

Depois que uma pessoa é salva, o Espírito Santo habita no seu espírito: “Acaso vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vós, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos”?  (I Co 6:19). A utilidade de um cristão para Deus depende mais do seu homem exterior do que do seu espírito. Se o homem exterior não foi quebrado, isso se torna o seu problema. O resultado disso é que o Espírito de Deus está trancafiado em seu espírito e não consegue ser liberado. Por vezes o homem exterior se move, mas o homem interior não reage a esse mover. O homem exterior é liberado, mas o homem interior continua preso.

Nesses casos, o homem exterior e o homem interior não se harmonizam, não são unânimes. A condição de uma pessoa se torna desanimadora quando não há unidade entre o homem exterior e o homem interior. Enquanto o homem exterior trabalha e se esforça, o homem interior não sai do lugar: a mente e a emoção trabalham, mas o espírito não. É como se o homem interior fosse um expectador do desempenho do homem exterior, mas os dois não se harmonizam.

A descrição acima se encaixa na situação daqueles cujo homem exterior não foi quebrantado. Assim, o quebrantamento do homem exterior é a primeira lição pela qual todos os que desejam servir ao Senhor devem passar. Se não aprendermos essa lição, a nossa eficácia na obra será muito limitada. Que o Senhor nos leve ao ponto em que o nosso homem exterior seja quebrantado. Que Deus nos mostre a maneira de sermos quebrantados diante do Senhor.

Desejamos que todos sejam mais quebrantados para servirmos ao Senhor no espírito! 

0 comentários:

Postar um comentário