quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

DEUS NOS DEU O ESPÍRITO DA VERDADE


          “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”, (palavras de Jesus Cristo em Jo 14:5-17).

Esse Espírito da verdade está relacionado somente aos crentes em Jesus. Ele nada tem a ver com o mundo. O Senhor revelou que o Espírito Santo está constantemente com os que crêem. Isso é um fato. Mas note a frase que vem a seguir: “E estará em vós”. O “estará” indica o futuro. O que o Senhor tentou esclarecer foi: “Este Espírito Santo está hoje com vocês, mas virá um dia quando Ele entrará em vocês”. Vamos continuar a ler, para que possamos ver mais a respeito.

O versículo 18 diz: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” Que é um órfão? É uma criança deixada sem o cuidado de um pai. Um filho cujo pai está com ele tem todo o seu viver, alimentação, roupas, etc., fornecidos pelo pai. O pai prepara tudo e faz tudo por ele. Uma criança sem pai, por outro lado, deve preparar tudo por si mesma. O Senhor está dizendo aqui que Ele não nos deixaria órfãos para administrarmos sozinhos todos os assuntos espirituais. Em vez disso, Ele voltaria para ser o nosso pai, para cuidar de nós. O significado dessa passagem é muito claro: O Senhor pedirá ao Pai, e o Pai enviará um Consolador para o meio de vós. Esse Consolador, que é o Espírito Santo, é simplesmente o Cristo que irá habitar no interior de vocês. É dessa maneira que os discípulos não se tornariam órfãos.   

Prossigamos em nossa leitura. Os versículos 19 e 20 dizem: “Dentro de pouco tempo o mundo não me verá mais; vocês, porém, me verão; porque eu vivo, vocês também viverão. Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim e eu em vocês.” O Senhor nos fala aqui do propósito que está por trás de Seu despojar da carne e entrar no Espírito. O objetivo disso é que nós, os que cremos, possamos conhecer a realidade do que Ele disse: “eu estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós”, para que possa haver uma união perfeita e plena. Esse fato ocorreria somente “naquele dia”, o dia em que Cristo, no Espírito, veio para dentro de nós. Somente naquele dia é que conheceríamos a unidade de ter Cristo no Pai, nós em Cristo e Cristo em nós. Essa união perfeita transmite a nós tudo o que Deus fez em Cristo e tudo o que Deus é por meio de Cristo. Tudo o que é Dele torna-se nosso. Deus e o homem, o homem e Deus tornam-se absolutamente mesclados.

                                          Um Espírito Com Cristo

Cristo morreu e ressuscitou por nós. Se Ele não tivesse vindo a nós no Espírito Santo, a nossa salvação orgânica não poderia ser consumada. Cristo ainda não poderia ter se unido a nós. Mas agora Cristo tomou uma forma espiritual. Agora Ele pode facilmente entrar em nós. Pelo fato de Ele estar no Espírito, temos a possibilidade de recebê-Lo. A Bíblia também diz que “todo aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele.” Cristo está no Espírito, e nós também temos um espírito. Quando nosso espírito recebe esse Cristo, que está no Espírito, os dois se tornam um espírito. Essa é a preciosidade da nossa fé. Sem isso, nossa crença é uma religião comum sem qualquer relevância para nossa vida. Sem isso não pode haver uma salvação interior.

                                                      Vida Pela Fé

Chegamos ao ponto crucial da fé cristã, o ápice da salvação de Deus. Agora queremos ver como Cristo pode ser nossa vida de maneira subjetiva. Para que possamos conhecê-Lo e contatá-Lo, Deus, em determinado tempo, encarnou-se a fim de se tornar um homem. Esse homem é ninguém mais que Jesus de Nazaré. Ele é Deus revestido de humanidade. Fisicamente falando, o corpo de Jesus não era diferente do nosso. Mas a vida em Seu interior era de outra categoria totalmente diferente. Sua vida é puramente a vida de Deus; ela tem as características de Deus. Agora, o que Deus dá aos que estão em Cristo nada mais é que essa mesma vida que estava corporificada em Jesus de Nazaré: “Deus nos deu a vida, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida” (I Jo 5:11-12).

O que Deus deseja fazer é dar-nos Seu Filho unigênito para que possamos receber vida eterna. Esse é o ponto máximo da salvação de Deus. Deus não apenas está restaurando o que perdemos em Adão; Ele está nos dando o que Adão nunca recebeu. Mesmo que Adão não tivesse pecado, ele ainda seria meramente um ser humano; não teria nenhum relacionamento com a vida de Deus. Mas o que herdamos em Cristo é algo muito mais excelente. Além da vida humana, temos uma nova vida adicional, uma vida da parte de Deus, que é o próprio Filho de Deus. E isso é vida eterna.

Aqui nos é dito que essa vida eterna está no Filho. Ela não é encontrada em nenhum outro lugar. Quem não tiver essa vida no Filho é meramente humano; pode existir apenas na terra, mas não pode sobreviver na eternidade, pois não tem aquela vida que o qualifica para a eternidade. Deus pregou nosso velho homem na cruz com Cristo; daí por diante, ele está terminado. Agora estamos vivos juntamente com Cristo; Ele se tornou nossa vida. Somos um novo homem; temos um novo começo e podemos viver uma nova maneira de vida. Tudo isso são obras de Deus realizadas em Cristo a favor de todos os que crêem.   

0 comentários:

Postar um comentário