segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DEUS DÁ AO HOMEM UMA NOVA VIDA

Deus não tem qualquer desejo de mudar nosso comportamento exterior. Sua única intenção é substituir nossa velha vida por uma nova; e isso só pode ser realizado em Cristo Jesus. Quando estamos em Cristo, essa obra de substituição é automaticamente aplicada a nós.

Sabemos que a coisa mais crucial na fé cristã é possuir uma NOVA VIDA da parte de Deus. Todos sabem que o comportamento manifestado por meio da vida natural é extremamente maligno. Ele é absolutamente sem esperança.  O comportamento corrompido da humanidade, em geral, se faz conhecido pelos pecados que são cometidos. Alguns cometem pecados escabrosos, enquanto outros podem entregar-se a pecados mais refinados e sutis. Em qualquer caso, são todos pecados que necessitam ser perdoados. Eles têm de ser perdoados correta e adequadamente antes que possamos receber a vida de Deus.

Há também o aspecto relativo à velha natureza, à velha criatura e à vida que provoca o pecado. Se essa vida não for removida pela raiz, ainda haverá a possibilidade de pecar; ela continuará a dar fruto podre. O pecado ainda se manifestará em nossos pensamentos e ações. Deus deve dar uma solução final para nossa velha vida. Ela tem de ser exterminada uma vez por todas.

Depois dessas coisas serem cuidadas, Deus poderá dispensar livremente para nós uma nova vida em Cristo. Então, poderemos andar diariamente segundo essa vida e seremos capazes de viver nesta terra uma vida como a de Deus e cumprir o Seu propósito.

Como Deus perdoou os nossos pecados? A Bíblia mostra-nos que não apenas recebemos perdão em nossa salvação, mas também obtivemos justificação. Muitas vezes na Bíblia perdão e justificação estão juntos. Os dois constituem os passos iniciais para se receber uma nova vida. Vejamos, de maneira mais acurada, a questão do perdão e da justificação.

Para entendermos isso temos de voltar para Cristo, pois Ele é a chave para todas essas questões. Deus considera Cristo como “o cabeça” de uma nova raça. Ele é o segundo homem e é também o último Adão. O primeiro Adão era um homem importante porque incorporava toda a humanidade. Quando ele pecou, toda a raça humana foi corrompida. Deus, agora, executou Seu julgamento sobre uma pessoa, Cristo. Porque Cristo também é um grande homem coletivo, e nós que estamos incluídos Nele, também recebemos o julgamento de Deus. Por essa razão, a Bíblia diz que Cristo morreu pelos nossos pecados. Não morremos individualmente, morremos em Cristo. Sua morte inclui todos nós. Com Sua morte, nossos pecados podem ser perdoados. Portanto, o perdão de Deus é baseado no Seu julgamento em Cristo. Isso não é perdão irresponsável, mas é um perdão muito justo.

Cristo veio a terra para sofrer o julgamento dos nossos pecados e a conseqüência deles, para que pudéssemos ser perdoados. A vinda de Cristo é a vinda do próprio Deus. Ele veio para pagar o preço de nossa dívida. Agindo assim, Ele não se contaminou com a injustiça; em vez disso, provou ser correto e justo. Isso não é tudo. Temos de perceber que Jesus Cristo é um homem. Ele carregou nossos pecados como homem. Deus viu Cristo como homem e incluiu todos nós Nele. Quando Deus julgou Cristo, Ele também nos julgou. Portanto, Deus nos julgou em Cristo e também nos perdoou em Cristo. Esse perdão satisfez a justiça de Deus.

Em II Coríntios 5:14 diz-se: “Julgando nós isso: um morreu por todos, logo todos morreram.” O “um”, aqui, se refere a Cristo, e o “todos” refere-se a nós. Daí se pode concluir que quando Cristo morreu, todos nós morremos com Ele, porque todos fomos incluídos Nele. Da mesma maneira, por estarmos em Cristo, quando Ele passou pelo julgamento, nós também passamos. Sua morte tornou-se nossa terminação.

No versículo 21 do mesmo capítulo, lemos: “Àquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”. Que significa “ser feito pecado”? Significa que quando Cristo foi pregado na cruz, Deus o considerou como o pecado seu e meu. Quando Cristo morreu, o pecado foi removido e terminado. Agora, todos nós que estamos Nele, temos nossos pecados terminados; nós nos tornamos justiça de Deus em Cristo. Agora podemos viver uma nova vida em Cristo!

0 comentários:

Postar um comentário