quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O PADRÃO DE CONDUTA QUE VEM DA “Vida de Deus”

Quando você descobre que o fator determinante de toda conduta cristã é a vida, então percebe que não deve só evitar tudo o que é mau, como também tudo o que é apenas aparentemente bom. Somente o que emana da vida cristã é conduta cristã. Portanto não podemos concordar com nenhuma atitude que não proceda da vida. Lembremo-nos da Palavra de Deus: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2:17).

O padrão cristão não somente julga aquilo que não é bom, mas também aquilo que é mera bondade aparente. Muitas coisas são certas de acordo com padrões humanos, mas o padrão divino as declara erradas porque não resultam da vida divina. Um cristão deve saber que toda sua conduta deve ser governada pelo princípio da vida e não pelo princípio do certo ou errado. Em relação a qualquer maneira de agir, mesmo que outros a declarem certa, e todos os aspectos da situação indiquem que a maneira é correta, ainda assim ele deveria ser bem sensível às reações da vida de Cristo em seu interior. O caminho de Deus para nós, não é conhecido por indicações externas, mas por impressões internas. É a paz e o gozo no Espírito que indicam o caminho do cristão.

Circunstâncias Exteriores não Devem Governar Nossas Decisões

Um dos conceitos errôneos mais prejudiciais entre os filhos de Deus é o que diz que suas ações devem ser determinadas pelo certo e errado. Eles fazem o que seus olhos dizem estar certo. Fazem o que seu conhecimento diz estar certo. Fazem o que seus anos de experiência dizem estar certo. Porém, para um cristão, toda decisão deve ser baseada na vida interior e isso é totalmente diferente de tudo o mais. Desejamos intensamente que vocês vejam que um cristão não deve tomar nenhuma atitude que não seja ditada pela vida. Se a vida dentro de vocês se move para fazer algo, então é certo fazê-lo; se a vida dentro de vocês resiste a fazer algo, então devem parar imediatamente.

Nosso caminhar deve ser governado apenas por Sua vida (a ZOE de Deus), não pelo certo e errado. O contraste entre esses dois princípios de vida é imenso. Tantas pessoas ainda estão perguntando: “É certo eu fazer isto? Seria errado eu fazer aquilo?” A única pergunta que o cristão deve fazer é: “A vida divina dentro de mim cresce ou diminui quando penso em fazer tal coisa?” A reação da vida divina dentro de nós deve determinar o caminho a seguir em cada circunstância. Isso é uma questão de coração.

Portanto, a questão não é: “Estou certo ou errado?”, mas: “A vida divina em mim concorda com isso?” Várias vezes descobriremos que aquilo que nós mesmos aprovamos, a vida dentro de nós desaprova. Quando isso acontece, não devemos fazer o que achamos estar correto, e sim o que a vida divina nos permite.

Nossas Ações Devem Ser Controladas Pela Vida

Em I Coríntios 4:4, Paulo diz: “Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga. Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação”. É fácil fazer distinção entre bem e mal, mas Paulo não era governado pelo bem e mal. Mesmo quando ele não tinha consciência de ter feito alguma coisa errada, ainda assim não ousava afirmar que tudo estava certo com ele; reconhecia que o Senhor era seu juiz.

No trono do julgamento (tribunal de Cristo) é o Senhor quem nos julgará, porém, hoje a Sua vida está em nós e está dirigindo o nosso caminho. Por essa razão Paulo disse em II Coríntios 5:7: “Andamos por fé, e não pelo que vemos”. Portanto, devemos tornar-nos sensíveis à Sua vida e aprender a discernir o que essa vida está dizendo. Uma grande mudança ocorrerá em nós quando nossa conduta não mais for governada pelo princípio do bem e do mal, mas somente pelo princípio da vida.

0 comentários:

Postar um comentário