terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PRINCÍPIOS DE CONDUTA

Deus criou o homem e Ele mesmo providenciou o sustento do homem que criara. A existência do homem proveio de Deus e era Sua intenção que o homem fosse dependente Dele ao longo de toda a sua vida. A vida que o Senhor deu era para ser nutrida por meio de alimentos adequados que Ele mesmo supriu.

“E plantou o Senhor um jardim no Éden, da banda do oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gn 2:8-9). Por meio dessas duas árvores, Deus nos tem mostrado, figuradamente, dois diferentes caminhos nos quais as pessoas podem viver seus dias na terra: o princípio que governa a conduta de alguns é o conhecimento do bem e do mal, enquanto outros são governados pelo princípio da vida. Vamos gastar um pouco de tempo analisando esses dois diferentes princípios, e como eles afetam a vida dos filhos de Deus.

Qual é o Princípio do Bem e do Mal

Se nossa conduta é controlada pelo princípio do bem e do mal, então toda vez que temos de tomar uma decisão, primeiro perguntamos: “Isto é certo ou errado?” “Seria bom ou seria mau fazer isso?”. Muitos cristãos hesitam antes de fazer qualquer coisa e ficam remoendo tais perguntas na mente. Eles estão inclinados a fazer o que é certo; querem evitar todo o mal; desejam viver uma vida de acordo com o que julgam ser o comportamento de um cristão. Portanto, estão sempre alertas para separar o certo do errado e fazer apenas o que consideram ser certo. Todavia, a Palavra de Deus diz: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2 16-17). O viver cristão não consiste em agir de acordo com o padrão aparentemente sublime de rejeitar tudo o que é mau e escolher apenas o que é bom. Isso é viver sob a lei, é agir de acordo com a antiga aliança, não de acordo com a nova. Agir desse modo é conformar-se a padrões religiosos ou morais. Isso está totalmente aquém do padrão de Deus.

A Base do Viver Cristão é a Vida

Que é o viver cristão? O viver cristão é uma questão de vida. Se és cristão, então você possui uma nova vida; e quando tem de decidir sobre determinado modo de agir, você não pergunta: “É certo fazer isto?”, antes deve perguntar: “Se eu fizer isto, no que irá afetar minha vida interior? Como reagirá a isto a nova vida que tenho dentro de mim?

O mais surpreendente é que o objetivo de muitos é somente conformar-se a um padrão exterior, apesar de Deus não nos ter dado, pelo novo nascimento, uma porção de regras e regulamentos novos, aos quais devemos nos ajustar. Ele não nos levou para um novo Sinai nem nos deu uma nova lista de mandamentos com seus “farás isto” e “não farás aquilo”. O viver cristão não requer que investiguemos o certo e o errado das diferentes maneiras de agir, e, sim, que verifiquemos a reação da vida divina a qualquer ação proposta.

Como cristão você agora possui a vida de Cristo, e são as reações da vida Dele em você que têm de ser levadas em conta. Se, ao refletir sobre determinada ação, houver um brotar de vida em seu interior, uma inclinação do espírito para executá-la, se houver uma resposta positiva da vida interior, se houver “a unção” no interior (I Jo 2:20 e 27), então você pode confiadamente seguir a maneira proposta. A vida interior é o parâmetro indicado aos que querem ser guiados pela vida divina.   

Mas se quando você estiver pensando a respeito de algo que deve ser feito ou não, e a vida interior começar a desfalecer, então você saberá que tal atitude deve ser evitada, mesmo que seja aparentemente recomendável. Quando a fonte de vida em nosso interior brota em resposta a alguma sugestão, devemos segui-la; mas quando ela diminui, devemos rejeitar a idéia. Não nos atrevamos a ser governados por coisas exteriores nem por argumentos nossos ou de outras pessoas. Devemos sim, obedecer ao que a vida interior está dizendo.

0 comentários:

Postar um comentário