quinta-feira, 19 de maio de 2011

O EVANGELHO DO REINO – II

Acredito que nossa caminhada cristã depende muito do modo como começamos a andar: “Assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também andai nele” (Cl 2.6). Se um cristão começar mal o seu relacionamento com Cristo, esse relacionamento tem grandes chances de continuar mal; se começar bem, continuará bom. Se você recebeu a Jesus da forma errada, continuará estabelecendo seu relacionamento com Ele em bases enganosas. Todavia, se recebeu Jesus como Senhor, então seu relacionamento com Ele estará sobre uma base correta.

O Evangelho da Graça, quando mal compreendido, pode resultar em muitas formas diferentes de se receber a Jesus. A forma mais comum é recebê-lo como Salvador. Afinal, quem não precisa de um salvador? Um Deus que está sempre atrás de nós, pronto para salvar-nos sempre que passarmos por situações embaraçosas. Pois, é, se você começou assim com Ele, assim você vai andar nele.

Há alguns cristãos que chegam a tratar o Senhor como Aladim tratava com a sua lâmpada maravilhosa. Sempre que passava por alguma situação aflitiva, ele pegava a sua lâmpada, esfregava, fazia o pedido ao gênio e recolhia a lâmpada até que precisasse dela novamente. É um tipo de “deus” assim que a igreja tem pregado durante séculos. Jesus salva, Jesus cura, Jesus atende nossos pedidos, Jesus dá isso, aquilo e tudo o mais que você quiser.

Temos desenvolvido uma visão tão deformada de Jesus que alguns chegam mesmo a aceitá-lo como se estivessem fazendo um grande favor. Isso acontece porque alguns pregadores apresentam-no como um pobre coitado, sofrendo numa cruz maldita, cheio de pregos pelo corpo, agonizando em meio a zombarias e até mesmo impotente diante dos poderosos inimigos. Alguns pregadores chegam a dizer: Dê uma chance para Jesus! Já ouve casos em que alguém se dispôs a “aceitar Jesus” por sentir misericórdia do pregador. É que, alguns ficam cerca de 20 minutos fazendo “um apelo” enquanto alguém canta um hino com várias estrofes sem que qualquer pessoa venha à frente. A situação se torna tão aflitiva que uma pessoa, finalmente, se levanta para dar uma força para o pregador. Se começarmos a caminhar assim, é assim que iremos andar.

Talvez seja por isso que é tão difícil levar o povo a realizar tarefas como evangelizar, visitar, construir, ofertar, dizimar e coisas do gênero, pois, afinal, nós apresentamos um Jesus que salva e não um Jesus que manda. É preciso restaurar nossa mensagem e começar a pregar o Evangelho do Reino!

Quem escolheu primeiro?

Creio mesmo que essa história de aceitar Jesus está muito mal contada. Para início de conversa, precisamos saber quem precisa aceitar quem? “Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei para que vades e deis frutos” (Jo 15.16). Chegamos à conclusão de que quem carece de misericórdia somos nós e não Deus. Ele é soberano e não podemos nos esquecer disto. É Ele mesmo que tem o direito de escolher quem fará parte de Sua família.

Nossa salvação depende mais de Deus do que de nós. Não podemos esquecer que fomos eleitos antes mesmo da fundação do mundo (Ef 1.4). Nossa salvação está baseada na morte expiatória do Senhor Jesus e não na nossa decisão de aceitá-Lo. A iniciativa foi toda Dele; a nossa parte é receber pela fé. Outro detalhe que precisamos esclarecer é que Jesus torna-se Salvador de todos aqueles que o recebem como Senhor. “Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Rm 10.9). “Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo” (Rm 10.13). Estamos vivendo dias em que esta mensagem, que leva as pessoas a se submeterem ao senhorio de Cristo, está sendo recuperada pela Igreja. É hora de fazermos com que todos saibam que Jesus é Senhor!

Jesus estabeleceu um início de relacionamento com seus seguidores mais chegados com base no fato de que Ele é quem mandaria dali para a frente. Para Levi, diante da coletoria, Ele foi direto ao assunto: Segue-me! (Mc 2). Com Zaqueu, não usou de subterfúgios, mas disse: “Zaqueu, desce depressa” (Lc 19. 1-10). A outros simplesmente disse: “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4.19). O Senhor tem decretos estabelecidos para nossa vida, basta que nos submetamos ao Seu senhorio.

0 comentários:

Postar um comentário