segunda-feira, 9 de maio de 2011

SEPARAÇÃO E REVELAÇÃO

Deus não apenas quer quebrantar nosso homem exterior, mas também separá-lo do homem interior. Ele quer demoli-lo para que não se torne um impedimento para o homem interior. Ele quer que o nosso espírito e alma, isto é, o homem interior e o exterior, sejam separados um do outro.

Um Espírito Misturado

Um problema entre os filhos de Deus é a mistura da alma com o espírito. Sempre que o seu espírito é liberado, a sua alma também o é. É difícil achar alguém cujo espírito seja puro. É essa mistura que os desqualifica de ser usados por Deus. A primeira qualificação na obra é a pureza de espírito, e não a quantidade de poder. Muitos esperam ter muito poder, entretanto, não se preocupam em ter um espírito puro. Embora tenham o poder para edificar, têm carência de pureza. O resultado é que a sua obra estará fadada à destruição.

O nosso maior problema é a mistura. Assim, Deus precisa trabalhar em nós. Ele nos está quebrantando passo a passo a fim de que a dura capa do nosso homem exterior, diante de Deus, tenha sumido.

A Necessidade Do Quebrantamento E Da Separação

O homem exterior precisa ser quebrantado para que o homem interior seja liberado. Mas quando o espírito é liberado, ele não deve estar misturado com os sentimentos e características do homem exterior. Não deve trazer consigo nenhum elemento que venha do homem. Muitas vezes quando um irmão se levanta para falar, por um lado sentimos o espírito e a presença de Deus. Entretanto, por outro, tocamos o ego em suas palavras. Tocamos o seu ponto saliente. O seu espírito não é puro. A questão não é se o seu espírito é liberado, e, sim, se é puro.

Se Deus deseja que O sirvamos no ministério da palavra, e se temos de falar por Deus, precisamos pedir graça. Precisamos dizer: “Deus, trabalha em mim. Quebra o meu homem exterior; vem demoli-lo e separá-lo do homem interior”. Se não tivermos experimentado essa libertação, expressaremos o homem exterior inconscientemente sempre que abrimos a boca. Não há como escondê-lo.

Resumindo, a alma e o espírito têm de ser separados. O homem exterior precisa ser quebrantado, moído e completamente separado do homem interior. Só então o nosso espírito estará livre e puro.

Como Conseguir Essa Separação
           
Hebreus 4: 12-13 diz: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. A primeira coisa que precisamos perceber é que a Bíblia nos diz que a palavra de Deus é viva. Se realmente a tocarmos, ela será viva para nós. Se não sentirmos que ela é viva, isso significa que não a tocamos. A palavra de Deus é viva; se a pessoa a ouvir e não for vivificada, não ouviu a palavra. Deus usa a Sua própria palavra, e essa palavra é viva.

A palavra de Deus é viva e eficaz. Ela penetra e divide. Penetra a ponto de dividir a alma do espírito. Ela consegue separar a alma do espírito. Dividir alma de espírito não ocorre no conhecimento, e, sim, quando a palavra de Deus vem a nós e nos revela os pensamentos e propósitos do coração. Isso ocorre quando, sob o iluminar de Deus, vemos que os nossos pensamentos, mente e ações são todos da carne e os propósitos visam ao ego.

Quando a luz vem, os pensamentos e propósitos do coração são expostos, descobrimos que muitas coisas que pensávamos vir do Senhor eram de nós mesmos. Assim que a luz brilha, a alma é dividida do espírito e ocorre o discernimento dos pensamentos e propósitos do coração. Veremos a verdadeira condição dos pensamentos e propósitos e então nos curvaremos e diremos: “Senhor, agora sei que essas coisas pertencem ao homem exterior”. 

0 comentários:

Postar um comentário