segunda-feira, 2 de julho de 2012


VENHA O TEU REINO

“Desde o início da criação Deus busca um grupo de cooperadores para que, juntamente com Ele, possa trazer Seu reino à terra”.

Por meio de invocarmos o Seu nome, santificando-O, o reino de Deus é trazido à terra, e a vontade de Deus é conhecida. Nesse modelo de oração que é o Pai nosso, há uma frase que diz: “Venha o Teu reino” (Mt 6:9-13). Por essa frase, podemos ver a importância que Deus dá a questão do reino. A expressão “vir o reino” diz respeito ao reino dos céus, que é o reino de Deus vindo à terra.

A segunda parte do versículo 10 diz: “Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu”, mostrando que, quando o reino dos céus chega, a vontade de Deus é feita na terra. Essa oração, portanto, satisfaz a Deus, e é a maneira como Ele nos ensinou a orar.

O reino de Deus existe de eternidade a eternidade, e nele Deus é a autoridade. Nesse reino está o universo, que é administrado por Ele. A terra, no entanto, está sob o controle do inimigo de Deus e Ele quer reavê-la (I Jo 5:19). Há, desse modo, a necessidade de um grupo de pessoas que coopere com Ele. Com esses cooperadores, Deus pode vir para a terra, e uma vez que o Rei esteja na terra, o Seu reino também estará.

Deus tem um reino, e deseja que esse reino alcance também a terra e a governe segundo Sua perfeita vontade. Para isso, Ele precisa de um grupo de pessoas constituídas com Sua própria vida, a fim de que cooperem com Ele. Desse modo, a Sua vontade pode ser feita tanto no céu, como na terra.

Deus começou por Adão, e continuou buscando cooperadores até obter a igreja, que é composta dos Seus redimidos, dos gerados mediante Sua própria vida. Com respeito a Adão, Deus o colocou no Éden e lhe ordenou que cuidasse do jardim. Esse jardim era, portanto, a esfera do reino de Deus que foi entregue para o homem cuidar e governar. Assim, Adão teria autoridade para impedir que entrasse ali qualquer coisa que pudesse danificá-lo (Gn 2:15).

Infelizmente ocorreu um fato que é por demais conhecido; o homem transgrediu a ordem de Deus. A queda do homem foi um processo que iniciou-se no momento em que Satanás conseguiu atrair a atenção do homem. Uma vez que Adão e Eva foram seduzidos e transgrediram a ordem divina, eles caíram, e a vontade de Deus não mais poderia ser cumprida por meio deles.

O desejo de que Seu reino viesse à terra, para que nela Sua vontade fosse feita continua a ser alvo principal de Deus. Ele chamou homens que santificassem Seu nome, para que Seu reino fosse estabelecido aqui. Deus quer que esses homens se aproximem d’Ele, invoquem Seu nome e estejam para sempre em Sua presença, pois onde a presença de Deus está, ali está também o Seu reino, que é a esfera onde Ele exerce Sua autoridade e guarda Seu povo, para que este esteja em paz.  

 A Igreja é o lugar onde essa realidade se torna viva. É na igreja que podemos invocar Seu nome e fazer a Sua vontade. Em nós, Deus está promovendo a implantação de Seu domínio eterno e ao mesmo tempo derrotando o usurpador.

É este princípio de autoridade que torna a igreja uma embaixada do reino dos céus, onde Deus é respeitado e Sua vontade é obedecida. Se houver, por parte da igreja, o cuidado e a submissão à autoridade divina, teremos o reino de Deus na terra. 

0 comentários:

Postar um comentário