segunda-feira, 10 de setembro de 2012

É IMPOSSÍVEL RENOVÁ-LOS PARA ARREPENDIMENTO


Vamos ler essa passagem do livro de Hebreus 6.4-6:

“É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento”.

Esses versículos descrevem uma pessoa que possui muitas qualificações. É impossível que ele seja uma pessoa não salva. Ela viu a luz, e viu o Deus revelado, o Unigênito do Pai; conheceu o amor de Deus e provou o dom celestial, o único dom, Jesus Cristo.

Na Bíblia, dons, como um substantivo plural, refere-se aos dons do espírito Santo, e dom, como um substantivo singular refere-se ao único dom, o unigênito Filho de Deus, como está em João 3.16. Esse dom é diferente dos dons do espírito Santo.

Essa pessoa não apenas tem Deus e o Senhor Jesus Cristo, mas também tornou-se participante do Espírito Santo. Ela conhece a Deus, provou do Senhor Jesus e tem o Espírito Santo vivendo dentro de seu espírito. Além disso, ela provou a boa palavra de Deus e os poderes da era vindoura.

Dizer que alguém provou os poderes da era vindoura significa dizer que ele provou as coisas do reino milenar. Portanto, esta pessoa é definitivamente uma pessoa salva.

Se tal pessoa deixa hoje a palavra de Cristo, que ela recebeu quando creu, e escorrega e cai, não há, segundo a mesma palavra, arrependimento para ela. Ela não poderá começar tudo de novo para crer no Senhor Jesus, pois já tem uma longa história com o Senhor. Ela recebeu muita chuva, porém caiu, não produz mais coisas boas para Deus, mas passou a produzir espinhos e abrolhos.

Tal pessoa se tornou “uma terra improdutiva” conforme diz em Hebreus 6.7-8:

“A terra que embebe a chuva que cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe benção da parte de Deus. Mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição. O seu fim é ser queimada”.

Perceba três coisas acerca desta pessoa e seu fim. Primeira coisa, ela é “rejeitada”. A palavra rejeitada aqui é a mesma usada em I Coríntios 9.27, onde Paulo disse:

“Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”

Paulo temia que apesar de pregar o evangelho a outros, ele mesmo fosse desqualificado e não fosse mais usado por Deus nesta era e no reino. Segunda coisa, esta pessoa “perto está da maldição”.  Tal medo da desqualificação se deve ao fato de que a punição reservada a tais pessoas é semelhante a uma “maldição”. Significa que tal pessoa, mesmo não perecendo eternamente, sofrerá o “dano da segunda morte” e padecerá a Geena de fogo no reino.

Terceira coisa, “seu fim é ser queimada”. Que significa isso? Aqui se fala sobre queimar, enquanto Mateus 5 diz que alguns estarão sujeitos à Geena de fogo. Se você comparar essas duas passagens, verá que elas se combinam. Se um cristão recebe todas essas coisas maravilhosas descritas acima, mas não produz bom fruto para Deus, ele será queimado.

Entretanto, esse queimar será apenas por breve tempo. Qualquer um sabe que se atear fogo em um terreno, o fogo irá se extinguirá após todo o mato ser queimado. A queimada no reino durará no máximo mil anos. Quanto tempo vai durar a queimada, na verdade, dependerá de quanto espinho e abrolhos alguém produziu. Se produziu muitos espinhos e abrolhos, então haverá mais queima. Se tiver produzido poucos espinhos e abrolhos, então haverá menos queima.

Um cristão é semelhante a um campo, e seu comportamento indevido é comparado a espinhos e abrolhos. O que é queimado são as ervas daninhas. O terreno em si não pode ser queimado. Em outras palavras, somente aquelas coisas que foram amaldiçoadas em Adão e deveriam ser removidas e não o foram, é que serão queimadas.

Elas serão o material que será queimado na Geena de fogo. A vida que Deus nos concedeu não pode ser tocada pelo fogo. Portanto, depois que as ervas daninhas forem queimadas, o terreno ainda permanecerá. Não há absolutamente nenhum problema com a nossa salvação, mas sim com o que vier a crescer sobre ela, com o que for proveniente da carne.

Se tais coisas não forem tratadas com o sangue de Jesus, deveremos sofrer algum tratamento.

0 comentários:

Postar um comentário