segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O MODELO DE UM NAZIREU


Leitura bíblica: Números 6.1-12

O que é ser um nazireu? De acordo com o significado original, nazireu é alguém separado para Deus. É uma pessoa que se consagra a Deus voluntariamente. O Senhor Jesus aqui na terra viveu como um autêntico nazireu. Em todas as ocasiões, as sua atitudes eram tais quais a de um nazireu, andando conforme os quatro requisitos da lei do nazireado relatados por Deus a Moisés.

De acordo com Números 6, na consagração do nazireu, havia quatro requisitos de separação. Em primeiro lugar um nazireu não deveria comer nem beber nada proveniente da uva; em segundo, um nazireu não deveria rapar a cabeça. Em terceiro, não poderia ser contaminado por nada que estivesse morto, principalmente pela morte dos parentes mais próximos. Por último, em Números 6.9 está registrado que se algum homem morresse subitamente ao lado de um nazireu, ele ficaria contaminado.

O vinho ou qualquer produto proveniente da uva, o primeiro item das coisas de que o nazireu deveria abster-se significa prazer do mundo ou gozo terreno. Ninguém até hoje viveu uma vida tão separada dessas coisas como o Senhor Jesus. Ele era absolutamente santificado para Deus.

Um nazireu não poderia rapar a cabeça e deveria deixar crescer a cabeleira. Que significa isso? O cabelo é sinal de submissão, de obediência. O nazireu, portanto, precisava ser totalmente submisso à vontade de Deus. Nesse ponto, podemos ver porque o Senhor Jesus é um verdadeiro nazireu, a realidade do nazireado. Ele jamais rebelou-se contra a vontade do Pai. Filipenses 2 diz que Ele subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus, antes a Si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo (v. 6, 7).

O Senhor Jesus sabia o que era obedecer (Hb 5.8). Por isso, Ele não tinha nenhuma opinião própria, mas confessou que toda a obra que realizava, era, na verdade o Pai que realizava. Ele apenas cooperava com o Pai. Em João 14.10 Ele disse:

“As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai que permanece em mim, faz as Suas obras”.

O terceiro item de separação referia-se às afeições naturais. Certa ocasião, quando estava ensinando a Seus discípulos, disseram a Jesus que sua mãe e seus irmãos estavam ali querendo falar-lhe. Ele então lhes respondeu:

“Quem é minha mãe e meus irmãos? (...) Eis minha mãe e meus irmãos. Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe”.

Como um nazireu o Senhor deixou de lado suas afeições naturais. Ele mesmo nos disse: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim, quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim” (Mt 10.37). E Ele mesmo foi o primeiro a praticar o que disse.

Não queremos com isso dizer que devemos abandonar nossos amados familiares, mas, sim, que não podemos considerá-los mais do que o nosso Deus. Por fim, o nazireu devia estar apartado de toda morte espiritual. O Senhor Jesus quando morreu e desceu ao Hades, a morte não O pôde reter. Antes, Ele venceu a morte porque era cheio de vida, e até mesmo a própria Vida.

O princípio do nazireado é o da consagração voluntária. Não é uma questão de ser designado, ordenado ou até mesmo escolhido pelo Senhor, mas de consagração voluntária, motivada pelo amor ao Senhor. Todos podemos ser nazireus, apesar das profissões seculares. Há alguns, no entanto, que constrangidos pelo amor do Senhor, vendo a Sua grande necessidade, se dispõem a largar a sua profissão por certo tempo: seis meses, dois ou dez anos. Eles entregam seu tempo para participar das equipes de evangelização, a fim de resgatar os homens. Onde houver necessidade, eles se dispõem a ir. Tudo segundo a orientação do Senhor.

O voto de nazireu não é um voto comum, é um voto especial. É um voto de separar-se totalmente para Deus. Pedro, em sua primeira epístola, diz que os que de antemão passaram pela provação do fogo, quando forem julgados perante o tribunal de Cristo, receberão louvor e glória da parte do Senhor. O galardão deles será entrar no reino milenar para reinar com Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário