segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PRESERVANDO A JUSTIÇA


Leitura bíblica: Nm 5.5-10 e 11-31

Deus quer preservar santa a Sua casa. Ele quer preservar o Seu Corpo, a igreja. Ele quer preservar todo o Seu exército e fazê-lo vitorioso. Para isso é necessário eliminar as coisas negativas, e somente assim é que a igreja será uma igreja vencedora, e o nosso serviço agradável ao Senhor.

Continuaremos a ver acerca do tratamento do Senhor em nossa vida corporativa, quanto à questão da justiça e fidelidade.

Cometer faltas contra outros é uma injustiça. Números 5.5-10 trata principalmente da injustiça quanto às questões financeiras. O versículo 7 diz:

“Confessará o pecado que cometer; e, pela culpa, fará plena restituição, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e dará tudo àquele contra quem se fez culpado”.

No que diz respeito às riquezas materiais devemos ser fiéis e não estar em falta com ninguém. A lepra não somente se manifesta diante da rebeldia contra autoridade, mas também naqueles que são gananciosos.

Um exemplo disso ocorreu com Geazi, servo do profeta Eliseu. Após Eliseu ter curado a lepra de Naamã, comandante do rei da Síria, este insistiu com ele para que aceitasse um presente, mas Eliseu recusou. Afastando-se Naamã, Geazi, movido pela ganância e cobiça, correu atrás dele a fim de receber alguma coisa. Naamã deu-lhe dois talentos de prata e duas vestes festivais, e ele os depositou na casa.

Quando entrou onde estava Eliseu, este perguntou-lhe: “Donde vens, Geazi?” Respondeu ele: “Teu servo não foi a parte alguma.” Mas Eliseu lhe disse que havia estado com ele em espírito e sabia de tudo o que ocorrera. Disse-lhe que a lepra de Naamã se pegaria a ele e à sua descendência para sempre. E Geazi saiu de diante de Eliseu, leproso, branco como a neve, como resultado de sua ganância (2 Reis 5.20-27).

Na vida da igreja, quando cometemos uma falta contra alguém em questões financeiras, devemos resolvê-la de maneira bastante clara e o mais rápido possível. Temos um espírito com uma consciência; devemos clarificar as nossas faltas para termos boa consciência. Caso contrário não teremos paz.

Além disso, quando cometemos falta contra um irmão, nós a cometemos também contra Deus. Se não tratarmos as questões financeiras de maneira clara, isso impedirá o nosso crescimento de vida. Essa é uma lição básica para todos os que querem progredir na vida espiritual. Quando estamos em falta com alguém, tornamo-nos inabilitados para servir ao Senhor; Satanás estará sempre nos acusando. Teremos, então, uma consciência fraca e seremos até mesmo incapazes de liberar o espírito.

No exército, a luta do filho varão é contra Satanás. Se ele, por conhecer as nossas faltas, nos acusar, como poderemos vencê-lo? Muitas vezes não damos atenção às pequenas coisas tais como tomar livros emprestados, guarda-chuva, canetas, etc. Temos muitas coisas dessas conosco e nunca devolvemos. Devemos ser fiéis nas pequenas coisas. Somente assim Deus nos abençoará confiando-nos as grandes.

O princípio da restituição é acrescentar a quinta parte. O versículo 7b diz:

“Fará plena restituição, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e dará tudo àquele contra quem se fez culpado.”

Isso significa que quando saldamos uma dívida, devemos fazê-lo de maneira justa.

Preservando a Fidelidade

Quem é infiel ao Senhor traz maldição sobre si. Em I Coríntios 16.22, Paulo diz:

“Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema”.

Não amar ao Senhor é ter outro amor ao invés d’Ele. Tais pessoas são marcadas pela maldição de serem consideradas “anátema”. A Bíblia diz que nós, os filhos de Deus, somos virgens puras desposadas com um único marido, Cristo (II Co 11.1-3; Ef 5.32; Ap 21.2). Cristo é o nosso amado, o nosso marido. A Ele devemos fidelidade.

Paulo foi designado para o ministério porque o Senhor o considerou fiel (1 Tm 1.12) Se formos fiéis ao Senhor, Ele também irá usar-nos , colocando-nos no ministério. Fidelidade ao Senhor é algo vital. Em 2 Timóteo 2.2 Paulo diz:

“E o que de minha parte ouviste,...isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros”

O que Deus requer de nós é fidelidade. A Bíblia nos diz repetidas vezes que não devemos ter ídolos. Deus é zeloso, um Deus ciumento. Se tivermos qualquer infidelidade para com Ele, Ele ficará insatisfeito. Por isso devemos manter-nos longe dos ídolos, longe de qualquer coisa além do nosso Deus. Muitas vezes somos infiéis ao senhor nas pequenas coisas. Isso faz com que o esposo, que está dentro de nós, fique insatisfeito. Devemos devotar todo nosso amor ao Senhor e ser fiéis a Ele.

Devemos testar a nós mesmos, se somos fiéis ao Senhor. Devemos testar se estamos inclinados para o espírito ou para a carne, as coisas do homem; se amamos a Igreja ou as coisas da terra. Muitas vezes dizemos que amamos ao Senhor, mas será que realmente O amamos?

Em Apocalipse, a Igreja em Esmirna foi fiel até a morte. Precisamos tomá-la como exemplo sendo também fiéis até a morte, não levantando nenhuma suspeita de infidelidade. Fora de Deus não devemos ter nenhum outro amor. Devemos pôr-nos a prova, para ver o que é mais importante para nós: o tabernáculo ou o pó do chão, isto é, a Igreja ou as coisas terrenas.

0 comentários:

Postar um comentário