segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


O CORPO DE CRISTO

“...E sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche tudo em todos” (Ef 1.22-23).

Nosso corpo é o meio através do qual nos comunicamos com o mundo dos homens. Se não tivéssemos corpo, dificilmente poderíamos estabelecer contato com o mundo físico. A Igreja é o corpo de Cristo, sendo, portanto, o modo como Ele se comunica com os homens. 
“Vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo” (II Co 3.3). 

É através de nós que os homens ficam conhecendo os pensamentos de Deus. Somos a voz, os braços e as pernas de Jesus.
A vida de Deus está na Igreja e nem tanto nos indivíduos. Indivíduos se apropriam da vida que circula na Igreja. Quando Paulo diz aos coríntios para procurarem com zelo os melhores dons, está falando à Igreja e não a indivíduos.

Um grupo pode parecer-se e até mesmo comportar-se como uma Igreja sem, contudo, ser uma Igreja. Há nas suas reuniões os mesmos elementos litúrgicos que existem na Igreja verdadeira, mas falta o principal, que é a visão de corpo. Há cânticos, há leitura da Palavra, há pastores e há orações, mas tudo isso não faz daquele grupo uma Igreja.

Podemos ser dois ou três e formarmos uma Igreja, mas podemos ser dois, três ou milhares e não sermos uma unidade, mas apenas um monte de gente reunida em um mesmo local. No corpo de Cristo, de certa forma, perdemos nossa individualidade e passamos a fazer parte do todo. “Somos membros uns dos outros” (Ef 4.25).

Ao escolher um grupo para freqüentar, é preciso avaliar se ele é realmente uma Igreja. Muitos ficam impressionados pela pregação, pelo louvor e pelo volume de pessoas presentes, mas se esta massa de gente não constituir um só corpo, então ainda não é uma igreja. Um corpo dividido transforma-se em um cadáver e ao invés de termos o Corpo de Cristo, temos o cadáver de Cristo. Antes de agir através do seu Corpo, Jesus quer reconstruí-lo.

No corpo há membros e há também outros elementos que não fazem parte integrante do corpo, mas convivem com ele beneficiando-se, prejudicando ou até mesmo ajudando-o. São os parasitas, os micróbios, os vírus e as próteses.

Através da Igreja Deus age no mundo, manifestando-se pelos ministérios e serviços que são realizados por seus membros. Na medida em que o corpo cresce em tamanho e em maturidade, manifesta seus dons mais eficientemente, pois cada membro vai reconhecendo seu lugar no corpo.

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, do qual todo o corpo bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” (Ef. 4.15-16).

O corpo visa não apenas uma comunicação externa, mas também um desenvolvimento dele próprio. O objetivo é alcançar crescimento em várias áreas:
1.      
      Unidade da fé
2.      Pleno conhecimento do Filho de Deus
3.      Perfeita varonilidade
4.      Medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4.13).

Um corpo que não se desenvolve, acaba sendo levado por todo vento doutrinário, modismos teológicos, mas sem qualquer conteúdo de genuína espiritualidade. Somos o meio escolhido pelo qual Ele se manifesta ao mundo. Alguém que não foi autorizado pela Igreja Corpo de Cristo ou que não tenha por detrás de si a autoridade de um corpo local, não tem direito de falar ao povo em nome de Deus.

Não são nossos carismas, muito menos nosso conhecimento, diplomas ou capacidade de comunicação que nos autoriza a falar por Deus, mas sim o fato de termos sido enviados pela única representante de Cristo na terra: A Igreja (At 13.1-3).

A Igreja, portanto, assume nestes últimos dias o importante papel de representar o Senhor Jesus diante do homem comum, dos reis e dos poderosos deste mundo. Para tanto, é necessário que assuma um comportamento digno daquele a quem ela representa (Ef 4.1).

Este é um bom momento para restaurar na Igreja a visão do que significa ser um Corpo bem ajustado e consolidado, que com a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio crescimento em amor.

0 comentários:

Postar um comentário