segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


TOMAR O JUGO DO REI CELESTIAL

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt 11.29-30).

Tomar o jugo do Senhor é tomar a vontade do Pai. Não é ser controlado ou regulado por qualquer obrigação da lei ou da religião, nem ser escravizado por qualquer obra, mas ser constrangido pela vontade do Pai.

O Senhor Jesus viveu tal vida, não se importando com nada senão com a vontade de Seu Pai (Jo 4.34; 5.30; 6.38). Ele se submeteu totalmente à vontade do Pai (Jo 26.39). Por isso Ele nos pede para aprender d’Ele. A vontade de Deus é o nosso jugo. Assim, não estamos livres para fazer o que nos agrada; antes estamos sob jugo.

O jugo do Senhor é a vontade do Pai, Seu fardo é realizar a vontade do Pai. Tal jugo é suave, não penoso, e o Seu fardo é leve e não pesado. Não conheço um único filho de Deus obediente e que ama a Deus de verdade que reclame do jugo do Senhor. Pelo contrário, quem reclama geralmente não é submisso e nem humilde.

No versículo 29 o Senhor nos fala de aprender d’Ele. Ele é manso e humilde de coração. Ser manso significa não resistir ao mandamento ou ordem, e ser humilde significa não se considerar em alta conta. Jesus submetia-se totalmente à vontade do Pai, não pretendendo fazer algo por si nem tentando obter algo para si. Por isso, apesar da situação, Ele tinha descanso no coração. Ele estava totalmente satisfeito com a vontade do Pai.

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Cristo Jesus é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Fp 2.5-11).

Cristo, o Rei celestial, sempre se submeteu à vontade do Pai, tomando a vontade de Deus como Sua porção e não resistindo a coisa alguma. Assim, Ele descansava todo o tempo e hoje também descansa ao lado do Pai em Sua glória. Devemos aprender d’Ele e também ganhar essa visão. Se o fizermos teremos descanso em nossa alma.

Quando nos submetemos a Cristo, somos guiados exatamente no caminho e na obra que é justa diante de Deus. Quando decidimos levar Jesus Cristo a sério e quando cremos n’Ele e fazemos o que Ele diz, obedecemos o evangelho e vivemos como verdadeiros discípulos. Só assim estamos indo a Ele... estamos tomando o seu jugo... estamos aprendendo e estamos encontrando descanso para as nossas almas.

0 comentários:

Postar um comentário