SALVAÇÃO SOMENTE PELA GRAÇA
“Que
nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo nossas obras, mas
segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes
dos tempos dos séculos” (II Tim. 1.9).
Se quisermos influenciar pessoas
intelectuais, devemos usar bons argumentos. O bom ensinamento deve ter uma base
firme em verdades bíblicas. Se as doutrinas da Bíblia não são ensinadas ao
homem, ele poderá facilmente se desviar para as falsas doutrinas. As pessoas
bem instruídas na verdade bíblica não serão levadas por falsos ensinamentos. A
maneira mais garantida de se levar pessoas à obediência e santidade é
ensiná-las a verdade de Deus revelada.
Consideremos primeiramente a
doutrina ensinada pelo apóstolo Paulo, no texto acima. Como esse ensinamento
deve afetar nossas vidas? Queremos entender o significado do texto. Muitos
podem não gostar da doutrina aqui exposta. Talvez possam até considerá-la uma heresia,
porém não podemos pregar para agradar nossos ouvintes. A aprovação de Deus será
suficiente para nós. Que toda a mente honesta esteja desejosa de receber a
verdade da inspirada Palavra de Deus.
Paulo declara que Deus é o
autor da salvação: “Quem nos salvou, e chamou”. O fato de que a salvação é
inteiramente do Senhor é muito claro neste texto. A dádiva de Cristo, o
unigênito do Pai, veio do coração compassivo de Deus, conforme João 3.16.
Spurgeon
afirma que: “Deus, o Pai, escolheu
pessoas que seriam redimidas. Elas são chamadas ‘por Seu decreto’ (Rm 8.28).
Portanto, o plano de salvação veio da sabedoria e graça de Deus, o Pai”.
O apóstolo não esquece da obra
de Cristo, o Filho. Somos salvos através do Filho de Deus. Porventura Seu nome
não é Jesus, que significa Salvador? O Filho de Deus nasceu no mundo como
homem. Ele viveu uma vida perfeita. Por causa da morte cruel de Cristo na cruz
o pecador pode ser limpo de seu pecado. O povo de Deus é aceito por meio da
vida perfeita e da morte expiatória de Cristo Jesus. A Bíblia diz que, diante
do trono eterno o povo de Deus irá cantar: “...Àquele que nos ama, e em Seu
sangue nos lavou dos nossos pecados... a Ele glória e poder para todo o sempre”
(Ap 1.5-6).
O apóstolo nos lembra também da obra do Espírito Santo, a terceira pessoa
na Trindade. Ele afirma que o Espírito Santo nos capacita a entender o
evangelho. A mente humana por natureza não entende as coisas de Deus, por isso
é que precisamos da ajuda e capacitação do Espírito para que essa verdade seja
compreendida por nós. Em resumo: O Pai planeja, o Filho redime, o Espírito
Santo aplica esta redenção aos nossos corações e nós nascemos de novo.
Não haveria necessidade alguma
de um redentor se pudéssemos salvar a nós mesmos. Poderia o rebanho de Deus, o
qual Cristo libertou das garras de Satanás, ter se libertado a si mesmo? Não,
não podemos acreditar que Cristo veio para fazer o que os pecadores podiam
fazer por si mesmos. Podem os mortos por si mesmos se fazerem vivos? Quem pode
dizer que Lázaro, morto no túmulo, veio à vida por ele mesmo? Ainda que Lázaro
pudesse ressuscitar a si mesmo dentre os mortos nem assim creríamos que os
mortos em pecado pudessem se fazer vivos.
Pecadores salvos pela graça de
Deus, se tornam novas criaturas em Cristo. Como poderia a criação ter feito a
si mesma? Se temos uma nova criação, deve ter existido um criador. E, do ponto
de vista espiritual, regeneração é obra exclusiva de Deus por meio do Espírito
Santo. Ninguém ajuda o Espírito Santo na sua obra de regeneração. A renovação
da alma é operação d’Ele. A Deus seja toda a glória!
O pregador Spurgeon diz que: “A salvação de um crente é unicamente pela
graça de Deus. Deus é o autor dessa graça. Salvação tem que ser pela graça,
pois não pode ser adquirida. A seqüência verdadeira é: Deus nos salvou antes de
nos chamar. Essa ordem mostra que nossa santificação não é a causa, e sim o
efeito, da nossa salvação”.
Em nosso texto base, o apóstolo
diz: “não segundo as nossas obras”. A atitude do mundo é: “Faça o melhor que
puder e Deus o abençoará”. No entanto, sabemos que somos pecadores perdidos e
só merecemos ser condenados por Deus. Se haveremos de ser salvos, isso só será
possível pela graça soberana de Deus. Ele tem de nos escolher e amar
voluntariamente ou iremos para o inferno.
Nossas próprias obras jamais
podem nos salvar. Se boas obras pudessem nos salvar, a salvação não seria pela
graça e sim pelas obras. Deus afirmou, muitas vezes, em Sua Palavra” “Não vem
das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.9). Por que Deus fez a salvação
possível somente através da fé? A Bíblia nos diz: “Portanto é pela fé, para que
seja segundo a graça” (Rm 4.16). Saiba, no entanto, que não há mérito nenhum na
fé. Fé é um dom de Deus.
Nossa salvação depende inteiramente da graça.
A salvação é referida na Bíblia
como uma dádiva . “Graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”.
Isto deveria nos manter humildes. Não devemos ser orgulhosos de algo que nos
foi doado. O texto não nos diz: “a qual
ele nos vendeu”, ou “nos propôs”,
mas “a
qual nos foi dada”. Portanto, nossa salvação é exclusivamente o dom da
graça de Deus.
Você meu leitor, pode não
gostar do ensino do texto, mas creio que dei o verdadeiro significado dele,
Peço que aceite o que Deus diz.
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