segunda-feira, 5 de agosto de 2013

                               SALVAÇÃO SOMENTE PELA GRAÇA

“Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos” (II Tim. 1.9).

Se quisermos influenciar pessoas intelectuais, devemos usar bons argumentos. O bom ensinamento deve ter uma base firme em verdades bíblicas. Se as doutrinas da Bíblia não são ensinadas ao homem, ele poderá facilmente se desviar para as falsas doutrinas. As pessoas bem instruídas na verdade bíblica não serão levadas por falsos ensinamentos. A maneira mais garantida de se levar pessoas à obediência e santidade é ensiná-las a verdade de Deus revelada.

Consideremos primeiramente a doutrina ensinada pelo apóstolo Paulo, no texto acima. Como esse ensinamento deve afetar nossas vidas? Queremos entender o significado do texto. Muitos podem não gostar da doutrina aqui exposta. Talvez possam até considerá-la uma heresia, porém não podemos pregar para agradar nossos ouvintes. A aprovação de Deus será suficiente para nós. Que toda a mente honesta esteja desejosa de receber a verdade da inspirada Palavra de Deus.

Paulo declara que Deus é o autor da salvação: “Quem nos salvou, e chamou”. O fato de que a salvação é inteiramente do Senhor é muito claro neste texto. A dádiva de Cristo, o unigênito do Pai, veio do coração compassivo de Deus, conforme João 3.16. 

Spurgeon afirma que: “Deus, o Pai, escolheu pessoas que seriam redimidas. Elas são chamadas ‘por Seu decreto’ (Rm 8.28). Portanto, o plano de salvação veio da sabedoria e graça de Deus, o Pai”.

O apóstolo não esquece da obra de Cristo, o Filho. Somos salvos através do Filho de Deus. Porventura Seu nome não é Jesus, que significa Salvador? O Filho de Deus nasceu no mundo como homem. Ele viveu uma vida perfeita. Por causa da morte cruel de Cristo na cruz o pecador pode ser limpo de seu pecado. O povo de Deus é aceito por meio da vida perfeita e da morte expiatória de Cristo Jesus. A Bíblia diz que, diante do trono eterno o povo de Deus irá cantar: “...Àquele que nos ama, e em Seu sangue nos lavou dos nossos pecados... a Ele glória e poder para todo o sempre” (Ap 1.5-6).

O apóstolo nos lembra  também da obra do Espírito Santo, a terceira pessoa na Trindade. Ele afirma que o Espírito Santo nos capacita a entender o evangelho. A mente humana por natureza não entende as coisas de Deus, por isso é que precisamos da ajuda e capacitação do Espírito para que essa verdade seja compreendida por nós. Em resumo: O Pai planeja, o Filho redime, o Espírito Santo aplica esta redenção aos nossos corações e nós nascemos de novo.

Não haveria necessidade alguma de um redentor se pudéssemos salvar a nós mesmos. Poderia o rebanho de Deus, o qual Cristo libertou das garras de Satanás, ter se libertado a si mesmo? Não, não podemos acreditar que Cristo veio para fazer o que os pecadores podiam fazer por si mesmos. Podem os mortos por si mesmos se fazerem vivos? Quem pode dizer que Lázaro, morto no túmulo, veio à vida por ele mesmo? Ainda que Lázaro pudesse ressuscitar a si mesmo dentre os mortos nem assim creríamos que os mortos em pecado pudessem se fazer vivos.

Pecadores salvos pela graça de Deus, se tornam novas criaturas em Cristo. Como poderia a criação ter feito a si mesma? Se temos uma nova criação, deve ter existido um criador. E, do ponto de vista espiritual, regeneração é obra exclusiva de Deus por meio do Espírito Santo. Ninguém ajuda o Espírito Santo na sua obra de regeneração. A renovação da alma é operação d’Ele. A Deus seja toda a glória!

O pregador Spurgeon diz que: “A salvação de um crente é unicamente pela graça de Deus. Deus é o autor dessa graça. Salvação tem que ser pela graça, pois não pode ser adquirida. A seqüência verdadeira é: Deus nos salvou antes de nos chamar. Essa ordem mostra que nossa santificação não é a causa, e sim o efeito, da nossa salvação”.

Em nosso texto base, o apóstolo diz: “não segundo as nossas obras”. A atitude do mundo é: “Faça o melhor que puder e Deus o abençoará”. No entanto, sabemos que somos pecadores perdidos e só merecemos ser condenados por Deus. Se haveremos de ser salvos, isso só será possível pela graça soberana de Deus. Ele tem de nos escolher e amar voluntariamente ou iremos para o inferno.

Nossas próprias obras jamais podem nos salvar. Se boas obras pudessem nos salvar, a salvação não seria pela graça e sim pelas obras. Deus afirmou, muitas vezes, em Sua Palavra” “Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.9). Por que Deus fez a salvação possível somente através da fé? A Bíblia nos diz: “Portanto é pela fé, para que seja segundo a graça” (Rm 4.16). Saiba, no entanto, que não há mérito nenhum na fé. Fé é um dom de Deus. 

Nossa salvação depende inteiramente da graça.  

A salvação é referida na Bíblia como uma dádiva . “Graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”. Isto deveria nos manter humildes. Não devemos ser orgulhosos de algo que nos foi doado. O texto não nos diz: “a qual ele nos vendeu”, ou “nos propôs”, mas “a qual nos foi dada”. Portanto, nossa salvação é exclusivamente o dom da graça de Deus.


Você meu leitor, pode não gostar do ensino do texto, mas creio que dei o verdadeiro significado dele, Peço que aceite o que Deus diz. 

0 comentários:

Postar um comentário