segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA SALVAÇÃO

Nas páginas anteriores desse diário procuramos fortalecer no coração de nossos leitores a convicção de que a salvação de Deus é algo muito poderoso e que não podemos perdê-la por causa das circunstâncias da vida. Nessa página tentaremos mostrar alguns pontos que precisamos entender e diferenciar. São quatro coisas que devem ser distinguidas umas das outras.

 Se alguém quer entender a salvação, primeiro, ele tem de fazer distinção entre o cristão genuíno e o falso cristão. Segundo, ele deve distinguir entre a disciplina dos cristãos e a salvação eterna. A salvação eterna é uma coisa e a disciplina de Deus sobre Seus filhos é outra. Uma coisa é um cristão ser disciplinado nesta era; outra coisa é um incrédulo perecer na eternidade. Um cristão genuíno não perecerá eternamente, porém ele pode ser punido. Há muitos versículos que falam da punição de um cristão, porém, não se deve aplicar esses versículos à salvação.

Terceiro, há uma grande diferença entre o reino e a vida eterna. Em outras palavras, há uma grande diferença entre recompensa e dom. Uma coisa é você ser salvo; outra coisa é você reinar, governar, compartilhar da glória com o Senhor Jesus no milênio.

Há muitos trechos na Bíblia que falam sobre uma pessoa ser removida do reino. Aqueles que não estão esclarecidos acerca da diferença entre o reino e a vida eterna, entre galardão e a salvação, aplicam os versículos sobre reino à salvação. Muitos acham que ser removido do reino significa perecer. Essas coisas, entretanto, são totalmente diferentes. Um cristão pode perder sua posição no reino, porém não pode perder sua posição na salvação. Apesar de um cristão poder perder sua posição de reinar com Cristo, ele não pode perder sua posição de filho de Deus.

Quarto, a Bíblia não somente diz que um cristão sofrerá disciplina hoje, e não somente diz que alguns cristãos podem perder o reino, mas também diz que no reino há punições definidas para um cristão. A Bíblia diz que muitos cristãos sofrerão disciplina nesta era. Eles perderão a recompensa na era vindoura e também sofrerão punição. Contudo, não se pode misturar a punição no milênio com a perdição eterna. Perdição eterna é uma coisa, punição no reino é outra.

Quando um cristão é punido, isso não significa que ele perecerá eternamente. A salvação é eterna. Punição é apenas uma disciplina em família. Se alguns filhos de Deus não foram bem disciplinados nesta era da igreja, eles o serão na era vindoura do milênio. Portanto, há quatro coisas aqui que precisam ser distinguidas umas das outras. As quatro coisas: os falsos cristãos, a punição nesta era, a perda do reino e a punição no milênio são diferentes da vida eterna e da morte eterna.

Quando lemos a Bíblia, devemos ler o que está nela, não o que não está nela. Se não tivermos mente sóbria, teremos problemas. A razão pela qual a mente humana não é clara é que o homem põe suas próprias palavras na Bíblia. Muitas pessoas acham difícil ler a Bíblia; não porque a Bíblia não seja clara, mas porque essas pessoas já têm idéias pré-concebidas em sua mente.
Volto a insistir que temos de distinguir duas coisas na Bíblia: a disciplina de Deus nos cristãos desta era e a salvação deles na eternidade. Hebreus registra a questão da disciplina dos cristãos genuínos. Agora devemos ver quais os tipos de pessoas que Deus disciplina e qual é a finalidade dessa disciplina.

O MOTIVO E O OBJETIVO DA DISCIPLINA

Hebreus 12.5-6 diz: “E já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido, porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo o que recebe por filho”.  Aqui vemos claramente que o motivo da disciplina é o amor de Deus. Aqueles que recebem a disciplina de Deus são os filhos de Deus.

Se uma pessoa não for filho de Deus, Ele não irá discipliná-la. Você nunca encontrará na Bíblia que Deus disciplina um incrédulo. Deus não gasta Seu tempo e energia para disciplinar todas as pessoas desta terra. Ocorre o mesmo conosco. Nós não disciplinamos os filhos de nossos vizinhos. Somente disciplinamos nossos próprios filhos. Portanto, a esfera da disciplina limita-se somente aos cristãos, e o motivo da disciplina é o amor.

O versículo 10 diz: Pois eles (nossos pais) nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade”. Isso nos mostra o propósito da disciplina. Não é porque gosta de disciplinar-nos que Ele o faz. Tampouco é por que Ele quer que soframos. Ele nos disciplina a fim de podermos participar da Sua santidade.


Portanto, a disciplina prova que pertencemos ao Senhor. Não há necessidade de disciplina para alguém que não pertença ao Senhor. Somente os filhos de Deus estão qualificados a ser disciplinados. A Bíblia nos diz claramente que após um cristão ser salvo, mesmo que esteja derrotado e caído, ele não perecerá eternamente e não perderá a vida eterna. Entretanto, ele receberá a correção de Deus, hoje, na terra ou na era vindoura do milênio.

 É isso que a Palavra de Deus nos diz. Mesmo que seja difícil entender isso, creia que Deus está no controle e em Sua soberania Ele concluirá a obra que começou. 

0 comentários:

Postar um comentário