segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A QUESTÃO DA LEI VERSUS FÉ

“Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus” (Gálatas 2.16).

A carta aos Gálatas nos mostra que alguns na Galácia contendiam sobre não ser suficiente o homem ser justificado pela fé no Senhor Jesus; achavam que ele ainda devia guardar a lei. Eles não estavam dizendo que o homem não deveria crer. Eles certamente reconheciam que um homem é justificado em Cristo. Mas estavam também dizendo que ele ainda precisava guardar a lei.

Paulo estava dizendo uma palavra muito dura aqui. Ele estava dizendo que quem pensava assim estava dizendo que após termos crido no Senhor Jesus, nós ainda não fomos justificados, ainda somos pecadores, e ainda devemos guardar a lei para ser salvos. Era essa a questão que estava sendo discutida pelos cristãos da Galácia.

Paulo foi contundentemente contra esse argumento porque viu nele uma ameaça à doutrina da salvação pela graça. Em sua carta aos Romanos 3, Paulo fez outra afirmação clara. O versículo 28 diz: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei”. Essa é uma afirmação conclusiva. Agora é uma questão de fé. Nada tem a ver com a lei, absolutamente. Graças ao Senhor! Jesus é suficiente. Para a Bíblia, dar atenção à fé é dar atenção à graça de Deus.

Isso nos mostra que tudo vem pelo receber. Alguns gostam de exaltar os homens em sua pregação do evangelho. Mas se conhecemos a Bíblia, veremos que fora de Deus o homem é totalmente desamparado. Lembre-se destas duas sentenças: o homem não é salvo pela lei, tampouco é salvo pela fé com a lei. Este é o primeiro e mais comum engano do homem. Ele misturou a fé com a lei.

Efésios 2.8 e 9 dizem: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”. Aqui a Palavra nos diz que a salvação é absolutamente pela graça e mediante a fé. É como dizer que a luz elétrica brilha pela eletricidade e mediante o fio condutor. É também como dizer que a água da torneira vem do reservatório no departamento de águas e mediante os encanamentos. O homem é salvo pela graça, mas o canal mediante o qual a salvação vem a nós é a fé.

O canal não são as obras, mas a fé. É somente mediante a fé e nada tem a ver com as obras. É preciso saber que a fé e as obras são basicamente opostas entre si. A graça do Senhor Jesus é baseada no amor de Deus. Quando cremos, a graça e o amor fluem para dentro de nós. Como resultado, somos salvos, temos vida, e somos justificados. Nada disso é transmitido a nós por meio das obras. Graças ao Senhor que não é por causa das obras! Por que não deveria sê-lo? A resposta aqui é: para que ninguém possa vangloriar-se.

Em Isaías 42.8 Deus diz: “Eu sou o Senhor, este é o meu nome! A minha glória a outrem não a darei”.  No caso da salvação, a obra foi totalmente realizada por Deus em Sua soberania. Porque, então Ele iria dividir a glória com os homens? A glória só pode ir para aquele que realizou a obra. Seria um absurdo alguém trabalhar e outro receber a glória. Por que Deus fez toda a obra de nos salvar? É para que Ele tenha toda a glória. Ele não quer que trabalhemos pela salvação para que não nos vangloriemos.

Vangloriar-se é glorificar a si mesmo. Se fizermos qualquer coisa que mereça alguma glória, não iremos agradecer e nem louvar a Deus diante Dele. Imediatamente diremos: “Sem dúvida, a salvação é concedida a mim por Ti. É a Tua obra. Mas acrescentei a minha parte a ela. Se não tivesse acrescentado minha parte, não seria salvo como o sou hoje”. O homem gosta de superestimar seus próprios méritos. Ele gosta de superestimar suas próprias virtudes. Se Deus dissesse que cumpriria noventa e nove por cento da obra de salvação e que deixaria um por cento para nós, este um por cento silenciaria os céus.

Eles iriam se gabar da maravilha de sua própria obra e diriam: “Eu passei por aquilo desta maneira ou daquela maneira. Como você conseguiu passar? Qual foi a sua contribuição? Cada um estaria se gabando de sua própria obra e Deus não teria possibilidade de obter a glória que Lhe pertence.

Agradecemos e louvamos ao Senhor! Ele não deixou uma única coisa para fazermos. Quando alcançarmos o céu, teremos de dizer que ainda somos pessoas desamparadas. Somente pudemos chegar lá por causa da graça “gratuita”. Essa palavra “gratuita” calará no céu todas as vanglórias e o encherá com ações de graça e louvor. Tudo será ações de graça e louvor, porque tudo é realizado por Deus.

Devemos aceitar que esta é uma verdade da Bíblia. A obra do homem e a graça de Deus não podem ser misturadas. Se o homem fizer algo, por menor que seja, para a sua salvação, isso entrará em conflito com a glória. Deus quer toda a glória, pois Ele realizou toda a obra!

0 comentários:

Postar um comentário