segunda-feira, 3 de março de 2014

JESUS CRISTO É REI E SENHOR DE TUDO

Em um reino genuíno, o senhor é dono de todos os recursos e distribui os mesmos igualmente. Sempre que concede algo a um súdito, nunca é para posse própria, mas para mera administração. A submissão ao senhorio de um rei torna o súdito capaz de receber qualquer coisa (benefício) do rei.

Do ponto de vista do Reino, a confissão mais importante que podemos fazer na vida é: “Jesus Cristo é Senhor”. O apóstolo Paulo que foi um embaixador do Reino declarou isso explicitamente em sua carta aos cristãos de Roma:

Se, com tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. (Rm 10.9).  

Ao usar o termo salvo, Paulo se referia a sermos redimidos, recuperados, resgatados e restaurados da alienação causada por nossa rebelião contra Deus, de volta a um relacionamento correto com Ele. A afirmação chave nesse processo é nosso reconhecimento de que Jesus é Senhor de tudo, incluindo nossa vida.

Esse relacionamento com um senhorio nos dá uma idéia do que seria viver sob o governo de um Senhor. Quando dizemos: “Jesus é Senhor”, reconhecemos a autoridade dele sobre nós, bem como nossa responsabilidade em obedecer-lhe. Não existe senhorio sem obediência. Se Ele é Senhor, não podemos dizer: “Senhor, mas...”, ou “Senhor exceto...”, e tampouco “Senhor, espere.” Se Ele é Senhor, tudo que podemos dizer é: “Sim, Senhor”.

O próprio Jesus afirmou essa verdade ao longo de seu ministério público:
Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. (Lucas 9.23).

Se Jesus é Senhor, deve ter prioridade em nossa vida. Nosso amor e nossa lealdade por Ele devem estar acima de qualquer outro. Não podemos ser discípulos e dizer: “Senhor, primeiro deixe-me...” Ele tem de ser o primeiro em tudo. Do contrário, não será realmente Senhor de nossa vida, independente do que dissermos. Jesus declarou:

Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? (Lucas 6.46).

Não podemos chamá-lo de Senhor e, então, arranjar desculpas para não lhe obedecer. Não podemos declarar que Ele é nosso dono e seguir adiante fazendo o que bem desejarmos. No reino dos céus não há súditos de fim de semana. Não podemos seguir a Cristo em um período e depois afastar-nos com base em nossa preferência.

 Se Jesus é Senhor, não é possível viver para Ele no domingo e para nós mesmos no restante da semana. Ou Ele é Senhor de tudo ou não é Senhor de maneira nenhuma. O senhorio de Cristo é algo que tem de existir 24 horas por dia, sete dias por semana. Não há outra opção.

Viver sob o governo de um senhor também significa desistir de todos os conceitos de propriedade pessoal. Isso não quer dizer que tenhamos de vender a casa ou o carro, ou distribuir todos os nossos bens; mas sim aprender a não ter uma visão de posse em relação a essas coisas.

O Rei dos céus é um Senhor Justo e benevolente, que nos permite graciosamente utilizar e apropriar-nos plenamente de suas riquezas, de seus recursos e de todas as coisas boas. Esse é um de nossos direitos como súditos do Reino de Deus. Podemos desfrutar tudo sem medida, desde que nos lembremos de quem é o Dono delas.

No momento em que passamos a pensar que nossos bens nos pertencem, arrumamos problemas. Se desejarmos ter posse de algo, fazemos de nós mesmos um senhor. Isso retira a comunhão com a vontade e o caráter do Rei, porque em seu Reino só pode haver um Senhor.

Quando abrimos mão de nosso senso de propriedade, reconhecemos Deus como o dono e nós como mordomos, e não nos preocupamos em obter sucesso, porque agora dependemos do Altíssimo para garantir nosso bem-estar. E Ele é um Senhor benevolente e generoso, o dono de recursos infinitos.

Se formos apenas mordomos e não proprietários, podemos contribuir livremente assim como o Senhor nos deu livremente, sabendo que Ele, que não tem limitações, pode devolver-nos aquilo que damos aos outros. Sua maior reputação como Rei e Senhor está baseada no modo como Ele cuida de seus súditos, tendo cuidado especial com aqueles que refletem o seu caráter e contribuem com o seu Reino.


O maior sinal de que realmente cremos que Jesus é Senhor está no quanto estamos dispostos a doar. A prova de que aprendemos a viver sob o governo do Senhor é se conseguimos contribuir livremente sem hesitação, remorso ou temor, dizendo a Deus com um espírito jubiloso: “Tudo pertence a ti Senhor!”

0 comentários:

Postar um comentário