segunda-feira, 24 de março de 2014

RESSURREIÇÃO POR CAUSA DE NOSSA JUSTIFICAÇÃO

Já comentamos várias vezes que o Senhor Jesus morreu por nós e por nossos pecados (Rm 5.8; 1 Co 15.3). Também vimos como o Senhor cumpriu a justiça de Deus e, ao mesmo tempo, manifestou a graça de Deus. No entanto, aqui cabe uma pergunta: Como sabemos que a obra redentora do Senhor Jesus foi realizada? Como sabemos que tal obra foi aceita por Deus?

Embora digamos que o Senhor Jesus cumpriu as justas exigências de Deus, que Deus tem a dizer sobre isso? De que modo Deus pode mostrar-nos que Seu Filho realmente cumpriu a obra de redenção e verdadeiramente satisfez Suas exigências?

É verdade que o Senhor Jesus morreu por nós e por nossos pecados e que Sua obra foi realizada. Na cruz, antes de morrer, Ele disse claramente: “Está consumado!” (Jo 19.30). É verdade que Ele consumou a obra de redenção que se propôs fazer na terra. Ele foi capaz de dizer que estava consumado. Todos nós que olhamos para Sua salvação também podemos dizer que ela está consumada.

Mas como sabermos que tal obra de redenção foi aceita e aprovada por Deus? Como sabermos se o nosso Deus está plenamente satisfeito com tal obra? Nós dizemos que a obra de redenção é inteiramente justa, mas Deus também diria que ela é justa? Temos de perceber que não há maneira de saber se Deus está ou não satisfeito baseados somente na cruz do senhor Jesus.

Se houvesse apenas a cruz, se tivéssemos somente a morte do Senhor por nós e, no entanto o sepulcro do Senhor não estivesse vazio, nunca saberíamos o que a morte do Senhor realizou por nós. Ao olhar a obra redentora do Senhor, não há somente o aspecto da cruz, mas também o aspecto da ressurreição.

Qual é, então, o propósito da ressurreição de Cristo? Deus ressuscitou o Senhor Jesus dentre os mortos como uma prova de que a obra de redenção foi cumprida. Agora Ele está satisfeito. A ressurreição do Senhor é o sinal de “tudo bem” de Deus na obra e na morte do Senhor Jesus. Isso significa que esta morte está agora aprovada. O problema do pecado do homem está agora resolvido.

Se o Senhor não tivesse ressuscitado, embora a redenção tivesse sido cumprida, nosso coração seria mantido em suspense. Ainda haveria certa inquietação em nós, pois apesar de sabermos que a redenção tinha sido cumprida, não saberíamos se ela tinha sido aceita. Em que momento percebemos que fomos totalmente redimidos de nossos pecados? Quando vemos que o Senhor Jesus ressuscitou. A ressurreição é a prova. Ela nos mostra que a cruz foi justa e a redenção foi aprovada.

A ressurreição é a prova de que a obra da cruz foi aceita e recebida por Deus. Se a obra da cruz do Senhor não fosse adequada ou correta, Deus não O teria ressuscitado. Ele ressuscitou porque nós fomos justificados!

Que significa para nós o fato de sermos justificados? Significa que Deus reconheceu a redenção feita por meio de Jesus, Seu Filho. Sem justificação, Ele não poderia ressuscitar. Eis porque dizemos que a ressurreição é o recibo passado por Deus pelo sacrifício que o Senhor Jesus ofereceu. Ela prova que Deus reconhece que o pagamento de nossa dívida foi adequado.

A razão de eu ter segurança de que meus pecados foram perdoados e que fui salvo pela fé é que eu creio na ressurreição de Jesus Cristo. Sua ressurreição mostra-nos que a cruz satisfez o coração de Deus. Com a ressurreição, ganhamos a prova do perdão e um veredito de inocentes. Graças ao senhor pela ressurreição!

0 comentários:

Postar um comentário