segunda-feira, 21 de abril de 2014

TOZER: UMA VIDA À PROCURA DE DEUS

Tenho um grande apreço e admiração por Aidem Wilson Tozer. Seus escritos ajudaram a edificar milhares de cristãos ao longo do tempo. Por isso,  esta página é dedicada a esse admirável homem de Deus.

Tozer nasceu em Pennsylvania, em 1897. Embora tenha morrido em 1963, sua vida e legado espiritual continuam atraindo muitos para um conhecimento mais profundo de Deus. Tozer tomou um caminho na vida espiritual que poucos tentaram, caracterizado por uma perseguição inexorável e amorosa de Deus. Ele desejou saber mais do Salvador, como servi-Lo e adorá-Lo com todo o seu ser, e chamou os crentes para voltarem à posição autêntica e bíblica que caracterizou o início da igreja, uma posição de fé e santidade profundas.

A.W.Tozer pastoreou várias igrejas da Aliança Cristã e Missionária, foi autor de mais de quarenta livros e serviu como editor de Vida de Aliança, a publicação mensal da ACM. Pelo menos dois de seus livros são considerados clássicos espirituais: À procura de Deus e O Conhecimento do Santo, algo impressionante para quem não teve educação teológica formal. A presença de Deus era sua sala de aula, seus cadernos e ferramentas eram a oração e os escritos de cristãos e teólogos antigos: os Puritanos e os grandes homens de fé.

Tozer converteu-se aos dezessete anos, manifestando de imediato, uma fome e sede insaciáveis por Deus. Uma área vazia no porão da casa da família se tornou o refúgio onde ele podia orar e meditar na bondade de Deus. Tozer escreveu: “Descobri que Deus é sincero e generoso e, em todos os sentidos, é fácil viver com Ele”.

A mensagem dele era tanto cheia de frescor quanto inflexível. O único propósito de sua vida era conhecer Deus pessoalmente, e ele encorajou outros a fazer o mesmo. Ele rapidamente descobriu que uma relação profunda e permanente com Deus era algo que tem de ser cultivado.
Enquanto pastoreava uma igreja em Indianápolis, Tozer notou que seu ministério estava mudando. Apesar de não afastar-se do tema do evangelismo, Deus começou a conduzi-lo a registrar seus pensamentos em papel. Esta mudança, na verdade, revelou o escritor prolífico.

Os sermões de Tozer nunca eram rasos, havia pensamentos sérios atrás deles, e ele forçava os ouvintes a pensar com ele. Ele teve a habilidade de fazer seus ouvintes encararem suas próprias atitudes à luz do que Deus estava lhes dizendo. O irreverente não gostava de Tozer; o sério, que queria saber o que Deus estava dizendo, o amava.      

Tudo o que Tozer ensinou e pregou saiu do tempo que ele passou em oração com Deus. Era quando deixava o mundo e sua confusão lá fora, e focalizava sua atenção só em Deus. “Nossas atividades religiosas deveriam ser ordenadas de tal modo a sobrar bastante tempo para o cultivo dos frutos da solidão e do silêncio”, escreveu Tozer.
Cedo em seu ministério, ele percebeu que Cristo o estava chamando para um tipo diferente de devoção, que exigia um esvaziar do ego e uma fome por ser preenchido até transbordar com o Espírito de Deus. Essa devoção o consumiu ao longo de sua vida.

Certo autor disse de Tozer: “Eu temo que nós nunca vejamos outro Tozer. Homens como ele não são gerados na faculdade, mas ensinados pelo Espírito”.
A. 
  W. Tozer morreu numa segunda feira, 12 de maio de 1963, quase uma semana depois de pregar seu último sermão. A procura havia acabado, e o destino, alcançado. Um epitáfio simples marca sua sepultura em Akron, Ohio: A. W. Tozer – Um Homem de Deus.


A maravilhosa procura por Deus é mais que um legado. É um modo de vida passado a nós para que nós também experimentemos o que A. W. Tozer viveu. Você já começou sua procura por Deus?   

0 comentários:

Postar um comentário