quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O antigo conflito entre reinos

“Grandes e maravilhosas são as tuas obras, ó Senhor Todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos ó Rei dos séculos” (Ap 15: 3).

Os fatos narrados no livro do princípio, que é chamado Gênesis, dão conta que o homem, que fora criado à imagem e semelhança de Deus para cumprir o propósito eterno do Criador, caiu em pecado de desobediência e perdeu a condição de autoridade representativa no governo da terra. Por sua desobediência, Adão e Eva, abdicaram do seu trono de autoridade terrena, entregando-o a Satanás, o qual fora autor da trama que levou à queda o casal edênico.

Disso resultou um reino falso que a Bíblia denomina de “reino das trevas”, o qual está em conflito constante com o Reino de Deus. Quando o homem optou por escolher a árvore da “consciência do bem e do mal” e comer de seu fruto, deixou de fazer a vontade de Deus e criou um grande caos que iniciou um tempo de grandes trevas.

A palavra ‘trevas’ no moderno dicionário Michaelis significa: Privação ou ausência de luz; noite; IGNORÂNCIA (ênfase minha). Destacando o significado em negrito podemos dizer que ‘luz’ representa conhecimento e ‘treva’ significa ignorância. O reino das trevas, então, é um domínio onde o rei governa mantendo seus governados na ignorância da verdadeira finalidade da natureza e do ambiente do planeta e também da existência do “Reino de Deus”.

Satanás controla seus súditos sabendo que eles ignoram tudo a respeito da verdade espiritual. Ele obscurece suas mentes afim de que não possam compreender a boa nova de Jesus a respeito do Reino dos céus. O apóstolo Paulo afirmou desta maneira: “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo que é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:4).

O Reino de Deus é um reino de luz, a luz do conhecimento do Senhor. Estar no reino da luz é ter conhecimento da graça, do perdão e da salvação em Cristo. Mais uma vez aprendemos com o apóstolo Paulo que diz: “Dando graças ao Pai que nos fez dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois ele nos resgatou do domínio do império das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem nós temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados” ( Colossenses 1: 12-14).

Luz e trevas – conhecimento e ignorância – são os lados que se opõem em um conflito antigo e terrível. Esses reinos estão disputando a humanidade, ou seja, cada um de nós. Ou nós andamos na escuridão da ignorância ou na luz do conhecimento. Os dois não podem coexistir.

“Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará” (Efésios 5: 14).

É algo a ponderar!

1 comentários:

Anônimo disse...

Que Deus continue falando conosco por intermédio desse blog, e usando tremendamente
o idealizador do mesmo. Em nome de Jesus!

Postar um comentário