segunda-feira, 11 de abril de 2011

LINHO FINO BRANCO E RESPLANDECENTE

Apocalipse 19:7-8 descreve a noiva ataviada para as bodas do Cordeiro com vestes de linho finíssimo branco e resplandecente, sendo o linho finíssimo os “atos de justiça dos santos”. Se nós tivermos essa segunda veste, a veste nupcial, pronta à época da volta do Senhor, então seremos arrebatados vivos ao trono de Deus (Ap 12:5; 14:1). A Bíblia nos diz que o Filho do homem virá em Sua glória com os Seus anjos e retribuirá a cada um conforme suas obras (Mt 16:27). Ele virá na glória do Pai para julgar, e o juízo começa hoje pela casa de Deus (I Pe 4:17).

Se tivermos obras justas, receberemos a recompensa e entraremos no reino milenar para desfrutar das bodas do Cordeiro. Os anjos mencionados aqui não são os seres angelicais, mas se referem aos vencedores arrebatados antes da vinda de Cristo, os que já estavam preparados, os que já tinham seus vestidos bordados de linho fino branco e resplandecente. Na manifestação visível de Cristo em Sua segunda vinda, esses vencedores serão os que virão montados em cavalos brancos juntamente com Ele (Ap 19:13-14). O versículo 13 diz que o Senhor tem Sua veste manchada de sangue; note que este não é o sangue da redenção, e, sim, o sangue das uvas pisadas no lagar da ira de Deus, o sangue dos inimigos vencidos por Ele.

Para sermos os tais “vencedores” e os “exércitos de Cristo”, precisamos ter nossa veste pronta. Em que condição ela está hoje? Vamos apressar-nos em bordá-la para que estejamos prontos para a vinda do Senhor.

A Santificação do Cristão

O processo de salvação orgânica inclui a santificação, a qual, em um primeiro momento, está diretamente relacionada à justificação. Por meio da redenção de Cristo fomos santificados, pois nascemos de novo e, pela fé, fomos trazidos a uma posição santa diante de Deus. A partir daí continua o trabalho do Espírito em nosso interior para nos levar à plenitude da santificação, que é o acréscimo do elemento santo de Deus em nós.

Vejamos um exemplo. Uma xícara de água fervida recebe um saquinho de chá. Que vai ocorrer? As folhas do chá vão liberar sua essência que, pouco a pouco, se infundirá na água quente até que esta fique totalmente saturada dela. Assim também é o processo de santificação. A cada dia estamos recebendo mais os elementos santos de Cristo até sermos santos como Ele é. “Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (I Pe 1:13-16).

Renovação e Transformação

Romanos 12:2 diz: “Não vos conformeis com esse século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Esse versículo está relacionado à nossa alma, que é formada de mente, vontade e emoção. Nossa mente caída se apraz em pensar nas coisas deste mundo o qual nos seduz com suas atrações. Mas Paulo foi imperativo: não podemos conformar-nos com este mundo, mas nossa alma tem de ser transformada.

A transformação se inicia pela renovação da mente, a parte líder da alma. A mente influencia a emoção que, por sua vez, influencia a vontade. Por isso nossa mente precisa ser renovada pelo Espírito. Todo tipo de prática, tradição e conceitos religiosos, que tem impedido nosso avanço espiritual, deve ser derrubado. Muitos se apegam somente às revelações bíblicas do passado e não aceitam a nova luz e revelação que o Espírito tem dado nos últimos dias. Isso faz com que sua mente envelheça, tornando-se uma barreira que os impede e avançar. Não apenas na mente, mas também em nossa emoção e vontade podemos ter barreiras.

Em todas as áreas do serviço a Deus precisamos de uma mente renovada, e isso também diz respeito aos nossos bens materiais. Não devemos conformar-nos a este mundo. Sigamos o exemplo de Abraão, Isaque e Jacó que viviam em tendas mesmo já estando de posse da terra prometida, a terra de Canaã, pois não consideravam aquela terra como sua pátria. Eles aguardavam por uma pátria eterna e permanente, que é a igreja, a Nova Jerusalém. Portanto, não podemos aplicar nosso coração a esta terra. Tudo aqui é passageiro e temporário, incluindo a vida humana.

Ao consagrarmo-nos a Deus também estamos consagrando tudo o que temos. Nossas riquezas provêm de Deus, portanto, ofertar a Ele é um privilégio, um direito que temos. Muitas necessidades surgem na igreja e na obra do Senhor, mas muitas vezes não temos recursos para ofertar. Exercitemos a nossa fé e peçamos ao Senhor. Ele certamente atenderá a nossa oração. Se formos por Ele, Ele certamente será por nós. Portanto, ao usarmos nossos recursos financeiros, coloquemos em primeiro lugar as necessidades da obra do Senhor. Não nos conformemos com este mundo, antes despojemo-lo para aplicar no Reino de Deus!  

A mente renovada gera transformação. Como ocorre o processo de transformação? Em II Coríntios 3:18 lemos que ao contemplarmos o Senhor estaremos sendo transformados de glória em glória na Sua própria imagem. Isso significa que deixamos de ser pessoas naturais, que vivem de acordo com os impulsos da alma, e passamos a ser pessoas espirituais. Para isso precisamos negar a vida da alma, e é nesse momento que ocorre a transformação.  

Esse processo não é imediato, mas é um lento processo de transformação. Todos nós, os filhos de Deus, somos inicialmente desprezíveis diante de Deus porque trazemos as características do velho homem. Mas, pouco a pouco o Senhor nos dá mais de Sua vida e nos põe em um lugar apropriado para facilitar esse processo, que é a vida da igreja, o Seu Corpo. O período para que a transformação se complete variará de pessoa a pessoa, dependendo da disposição pessoal e da busca ao Senhor. Mas, sem dúvida, depois de algum tempo estaremos plenamente transformados à imagem de Cristo. Esse é o resultado do operar do Espírito em nós.

0 comentários:

Postar um comentário