quinta-feira, 28 de abril de 2011

AS DIFICULDADES PARA UM RICO ENTRAR NO REINO

Em nosso viver, não tenhamos por objetivo ficar ricos, e sim ter o suficiente para comer e semear. Se tivermos o que comer e vestir, estejamos contentes.

Na vida da igreja, a realidade do reino dos céus, há um assunto que ocupa grande parte do nosso viver, e que é de grande importância: as riquezas. Portanto, em Mateus 19: 16-17, lemos: “E eis que alguém, aproximando-se, Lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom para alcançar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom, só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos”.

Bom é só Deus. Se quisermos entrar na vida, isto é, entrar na manifestação do reino, devemos guardar os mandamentos dados por Deus. O versículo 20 diz: “Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; o que me falta ainda? Esse jovem era muito legal, entretanto faltava-lhe uma coisa: “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus; depois vem e segue-Me” (v. 21). O jovem não conseguiu praticar isso. Com relação aos mandamentos ele observava todos, amava e honrava pai e mãe e amava o próximo como a si mesmo. Mas quando o Senhor tocou no assunto das riquezas, ele não conseguiu ir adiante. Por melhor que o homem seja, sempre lhe falta algo.

O jovem rico, então, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades (v. 22). Logo após o jovem rico se retirar, o Senhor disse aos discípulos: “Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. E ainda lhes digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus” (v. 23-24).

Ouvindo isso, os discípulos ficaram atônitos, e disseram: “Sendo assim, quem pode ser salvo?” Jesus, olhando para eles, disse-lhes: “Isso é impossível para os homens, mas para Deus tudo é possível” (v. 26-27). O jovem rico retirou-se triste porque estava na esfera humana natural. Por isso, não conseguiu superar a questão das riquezas. Mas, como cidadãos do reino dos céus, nós somos diferentes. Podemos, no espírito, ouvir as palavras do Senhor para vendermos tudo o que temos e segui-lo. Isso é impossível para os homens, mas para Deus tudo é possível.

Pedro, então, disse a Jesus: “Eis que nós tudo deixamos e Te seguimos; que será, pois, de nós?” (v. 27). O Senhor disse: “Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel (v. 28). Isso ocorrerá na era vindoura, no reino milenar, após a segunda vinda de Cristo. Será na manifestação do reino dos céus.

No versículo 29 está a resposta do Senhor para Pedro: “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou campos, por causa do Meu nome, receberá muitas vezes mais, e herdará a vida eterna”. Essa é uma promessa do Senhor para nós. Em Mateus 5 a 7, no ensinamento sobre o reino dos céus, o Senhor Jesus enfaticamente nos diz que não podemos servir a dois senhores. Não podemos servir a Mamom e ao mesmo tempo servir a Deus. Mamom representa as riquezas. Não podemos servir às riquezas. O Senhor nos diz para não acumularmos tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde os ladrões escavam e roubam; mas para ajuntarmos tesouros nos céus; porque onde está nosso tesouro, aí está o nosso coração (Mt 6:19-21)

Em nosso viver, não tenhamos por objetivo ficar ricos, e sim ter o suficiente para comer e semear. Se tivermos o que comer e vestir, estejamos contentes (I Tm 6:8). Paulo ainda nos exorta, dizendo que “os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam o homem na ruína e perdição. “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males” (vs. 9-10).

Nesta página do “Diários do Reino” vimos que, por um lado, é difícil o rico entrar no reino de Deus; por outro, aquele que deixar tudo por causa do Senhor receberá galardão. Essa é a atitude que se requer dos cidadãos do reino dos céus com relação às riquezas.

Alguns cristãos têm o ministério de ofertar riquezas materiais. Esses saqueiam o Egito e enriquecem o reino dos céus. Eles sempre se preocupam com a necessidade da obra do Senhor. Assim o Senhor lhes dá a incumbência de servi-lo com suas riquezas. Quando o Senhor nos provê de riquezas materiais, precisamos dar generosamente, ofertar para o Senhor e suprir a todos os necessitados. Nada de acumular bens. Invistam na expansão do reino dos céus.

0 comentários:

Postar um comentário