segunda-feira, 18 de abril de 2011

PROFECIA PARA OS TEMPOS DO FIM

“Profeta é alguém que permite a Deus usá-lo como um canal para falar às pessoas, não falando por si mesmo, mas pelo Senhor”.
Deus sempre tencionou falar com o homem que criara. No Jardim do Éden, Deus falava com Adão e este podia ouvir e compreender Sua voz, e também podia falar com Deus. Nessa época, Deus ainda falava direta e livremente com o homem. No entanto, pelo fato do homem ter caído e terem-se multiplicado os pecados da “raça criada”, o Espírito de Deus deixou de estar com o homem (Gn 6:3).

Teria, então, Deus desistido de Seu plano ao abandonar a raça criada? De modo algum. Logo após o grande pecado de rebelião praticado pelos homens ao edificar a Torre de Babel, Deus estabeleceu um novo começo em Seu plano eterno, em Sua economia. Ele escolheu um homem, Abrão. Esse homem, cujo nome foi mudado por Deus para Abraão, foi o início da “raça chamada” e foi também o primeiro homem a quem Deus chamou de profeta (Gn 20:7).

O próximo profeta mencionado na Bíblia é Moisés. Podemos ver nele, de forma mais clara do que em seus antepassados, alguém que fala por Deus. Moisés não era um homem propriamente capacitado para a função de falar já que se considerava pesado de língua. Porém o Senhor mostrou a Moisés que Ele é quem dá a capacidade de falar, Ele é quem dá eloqüência aos servos que chama para servi-Lo.

Há pessoas que se julgam inúteis para Deus por não serem eloqüentes, mas por entregarem-se a Deus sem reservas, Ele as capacita. Por reconhecerem que são incapazes essas pessoas em todo o tempo estão confiando e dependendo do Senhor. Isso aconteceu com Moisés, aconteceu com todos os homens genuinamente usados por Deus e precisa acontecer com todos os que hoje desejam ser úteis na obra de Deus.

Antes de querer falar por Deus, o profeta precisa ser um homem de Deus e ser governado pela visão do propósito imutável de Deus. Como homem de Deus, ele é Sua propriedade, por isso, não tem opinião própria ou ponto de vista pessoal quando ministra em nome de seu Possuidor; é alguém que não busca seu próprio benefício, mas sempre o do Senhor. Isso é manifestado de muitas maneiras práticas. Por exemplo, por amor ao seu Senhor, os profetas aceitam passar por tribulações, como as que o apóstolo Paulo experimentou, a fim de cumprir o ministério que lhes foi entregue.

Paulo foi fiel a Deus por toda a sua vida e Deus podia expressar-se completamente por meio dele. Isso era resultado de Paulo ser totalmente governado por uma visão (At 26:19). Ele recebeu de Deus a visão da Sua economia, a visão da igreja como o Corpo vivo e orgânico de Cristo, e as registrou em suas cartas. Graças a isso, hoje também podemos ser governados por essa visão. Se desejarmos falar pelo Senhor, precisamos dessa visão como base.   

Paulo foi profeta e mestre em Antioquia, juntamente com Barnabé (At 13:1). Ele fora salvo no caminho para Damasco, quando Jesus lhe apareceu em uma luz muito forte que o cegou por três dias. Até aquele momento Paulo estava perseguindo os cristãos, mas quando Jesus lhe disse que era a Ele que Paulo estava perseguindo, o apóstolo percebeu que havia uma relação de vida entre Cristo e os cristãos. Ele aprendeu que tocar nos cristãos era, na verdade, tocar em Cristo.

Depois dessa experiência, Paulo foi enviado por Deus para o deserto da Arábia (Gl 1:17), onde teve visões sobre a economia de Deus, e Seu propósito eterno (II Co 12:1-4). Paulo foi governado por essa visão por toda a sua vida e falou regido por ela, jamais lhe tendo sido desobediente (At 26:19). A economia de Deus estava no coração de Paulo e tudo o que ele fazia tinha como objetivo promovê-la. Ele sempre lutou fortemente contra tudo e todos os que ousaram contradizer a Deus e Sua economia, e tudo aquilo que trouxesse qualquer prejuízo à edificação da igreja.

Em II Timóteo 3:16-17, Paulo diz ao seu discípulo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. Isso indica que o homem de Deus no N.T. precisa ter revelação e uma visão clara da Palavra de Deus, daquilo que Deus deseja fazer nesta terra e como Ele fará isso.

Todos os que desejam ser realmente usados por Deus como Seus profetas devem buscar primeiramente obter revelação sobre a Bíblia e a visão da economia de Deus. Hoje os profetas precisam, antes de tudo, ter visão. Se permitirmos que a Palavra esteja em nós, seremos legítimos porta-vozes de Deus nessa era.

0 comentários:

Postar um comentário