segunda-feira, 23 de maio de 2011

O ESTAR EM ADÃO E O ESTAR EM CRISTO

“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5.12)

O apóstolo Paulo defendeu, em seus ensinos que, por termos nascidos da semente de Adão fomos constituídos pecadores, não pelos pecados que cometemos, mas simplesmente por estarmos “em Adão” quando ele pecou. Se o seu bisavô tivesse morrido aos três anos de idade, onde você estaria? Você teria morrido nele! Sua experiência estava atada à dele. Com esse argumento e também por ter recebido revelação de Deus a respeito da salvação, o apóstolo desenvolveu essa doutrina.

Estamos envolvidos no pecado de Adão e, por termos nascido “em Adão” recebemos tudo o que é de Adão, ou seja, a natureza de Adão, que é a natureza de um pecador. Então, a questão vital é – como posso escapar de Adão? Descendemos dele pelo nascimento, portanto, só podemos escapar dele pela morte; e é justamente este modo de escapar que Deus providenciou. “Todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte” (Rm 6.3). Estar “em Cristo” é ser identificado com Ele em Sua morte e ressurreição. A cruz é o poder de Deus que nos transfere de Adão para dentro de Cristo.

Em 1 Coríntios 15:45-47, o Senhor Jesus Cristo é chamado por dois nomes – “o último Adão” e “o segundo homem”. A Bíblia não se refere ao Senhor como o segundo Adão, ou como o último homem. Refere-se, no entanto, ao Senhor como o último Adão porque como o último, Ele é a soma total da humanidade, e como o segundo homem, Ele é o Cabeça de uma nova raça de homens. Por meio da cruz, Jesus pôs fim ao primeiro homem, em quem o propósito de Deus fora frustrado, e introduziu outro Homem, em quem este propósito é totalmente cumprido. “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Co 5.17).

Pela cruz, Deus exterminou tudo da velha criação, e procedente da morte na cruz foi produzida uma nova criação, em Cristo, o segundo Homem. Se estamos “em Adão”, tudo que está em Adão, necessariamente, recai sobre nós. Da mesma forma, se estamos “em Cristo”, tudo o que está Nele vem a nós pela graça ilimitada, sem esforço de nossa parte, tendo como base a simples fé.

A Vida De Cristo

A vida cristã não é nada mais, nada menos, que a vida de Cristo. É a própria vida de Cristo reproduzida em nós. “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (I Co 1.30). O entendimento comum de santificação é que todos os detalhes de nossa vida devem ser santos; mas isso não é santidade – isso é o fruto da santidade. Santidade é Cristo. Da mesma forma, a solução para o orgulho não é a humildade – é Cristo, e Ele é a solução para cada necessidade. Deus não nos dará humildade, ou paciência, ou amor como dons separados de Sua graça. Ele nos tem dado Cristo, e se nós simplesmente crermos Nele para que viva Sua vida em nós, Ele, em nosso lugar, será humilde, paciente, amoroso e tudo o mais de que nós precisamos.

Deus nos deu Seu filho para ser a nossa vida e só precisamos estar “em Cristo” para que tudo o que é de Cristo se torne nosso. Não precisamos imitar esta Vida, mas somente permitir que Cristo viva Sua vida em nós. “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (I Co 1.30). Como então saímos de Adão para dentro de Cristo? Creia que Deus já nos colocou “em Cristo”. Estamos dentro, portanto, não precisamos entrar! Foi um ato divino e é um fato consumado! Deus nos colocou em Cristo, e, ao tratar com Cristo, Deus tratou com a raça inteira. Nosso destino está atado ao Dele. Por tudo o que Ele passou, nós também passamos. Fomos crucificados quando Ele foi crucificado, pois Deus nos colocou Nele. O fato de termos morrido em Cristo não é uma mera posição doutrinária; é um fato, um fato eterno, e Deus exorta-nos a reconhecê-lo como tal.

“Sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem” (Rm 6.6); “Considerai-vos mortos” (Rm 6.11).

1 comentários:

Anônimo disse...

isso é uma verdade nua e crua, pois hoje, há ainda uma dúvida cruel por muitos em saber a separação de santidade e santificação, pois muitos entendem que santidade é vicer uma vida regada de alguns deleites que temos como prioridades, pra nossa sobrevivencia, ao passo que a santificação é algo totalmente diferenciado, ambos andando lado a lado, Ser Santo, é cristo, qdo Ele msm disse sede Santos como sou Santo, Ele é Santo, mas nós estamos em processo de santificação e santidade. e aprendendo esses fatos nos torna mais tranquilos quanto a nossa salvação, morte e Vida Eterna.

Postar um comentário