quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Caminho do Conhecimento da Vontade de Deus

Já sabemos o significado da vontade de Deus. Agora, vamos considerar o caminho ou o processo que conduz ao conhecimento da Sua vontade. Em outras palavras, como podemos entender a vontade de Deus?

Apresentar-se Como Sacrifício

Os primeiros dois versículos de Romanos 12 mostram a maneira mais clara de conhecer a vontade de Deus: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (...) para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Por que uma pessoa deve apresentar-se como sacrifício para conhecer a vontade de Deus? Quando o homem ainda não se apresentou como sacrifício, ele é o centro da sua vida e o fator motivador de todo o seu comportamento e atividades. Naturalmente, tal pessoa pensa em si mesma e ama a si mesma; inclusive a mais fraca busca na esfera espiritual é para seu próprio benefício e desfrute. Entretanto, é desinteressada pelo que Deus deseja fazer no universo e nunca investiga o propósito da salvação que recebeu de Deus.

Aparentemente, mostra estar buscando a vontade de Deus, mas, na realidade, deseja que a vontade divina possa suprir a sua própria satisfação. Pessoas assim só conseguem entender a própria vontade e não a elevada e eterna vontade divina. Portanto, se alguém desejar conhecer a vontade de Deus, deve primeiro colocar a si mesmo e tudo o que tem sobre o altar como sacrifício consagrado a Deus. A partir disso, ele não é mais para si mesmo, mas para Deus. Estará disposto a abandonar a própria carreira para entrar na economia de Deus. Dessa maneira, é possível que venha a conhecer a vontade de Deus. O altar é o único lugar e única base sobre a qual o homem pode entender a vontade de Deus.

Se desejarmos conhecer a vontade de Deus, precisamos dessa consagração mais profunda. O homem deve ver a necessidade de Deus relativa ao Seu plano e obra e consagrar-se a Ele; então terá base para entender a vontade divina. Essa é a consagração de que fala Romanos 12, ou seja, apresentar o corpo a Deus. Esse é o lado prático da consagração. Pelo fato de o nosso ser existir no corpo, devemos apresentar o corpo, de modo que todo o nosso ser seja entregue a Deus de maneira prática. Consagração verdadeira significa que o corpo foi apresentado no altar de sacrifício; não é um simples desejo nem rendição verbal, mas dar-se a Deus de modo completo e prático.

O propósito de apresentar o corpo é tornar-se sacrifício vivo. Por exemplo, no Antigo Testamento, antes de ser trazido como sacrifício, um boi estava livre no pasto e agia de acordo com a própria vontade. Uma vez colocado no altar, não mais se movia pela própria vontade e as suas atividades cessavam. O princípio é idêntico quando nos tornamos sacrifício vivo. Antes de sermos consagrados a Deus, éramos como o boi ou ovelha selvagem vivendo nos sertões montanhosos; agíamos completamente pela própria vontade. Somente quando nos tornamos sacrifício vivo a Deus é que cessamos as atividades próprias, a fim de aguardar o mandamento divino.

O sentido real de um sacrifício vivo é viver para Deus e ser útil a Ele. No passado vivíamos para nós mesmos, mas agora vivemos para Deus. Antes buscávamos o benefício próprio; agora, buscamos o Seu prazer. Anteriormente, estávamos interessados nos negócios próprios; agora, a nossa preocupação é a obra de Deus.

Se uma pessoa consagra-se como sacrifício vivo e vive para Deus, então, será um prazer para Deus revelar a Sua vontade nela, de modo que ela possa entendê-la.

0 comentários:

Postar um comentário