quinta-feira, 30 de junho de 2011

APENAS A GRAÇA DE DEUS PODE NOS AJUDAR

Satanás é perito em nos tentar a pecar. Ele sabe que, se puder nos atrair com algo que possamos tocar, sentir ou provar, outras coisas se tornarão menos importantes. Satanás tentou Adão e Eva apelando para seus sentidos físicos, e eles fracassaram. E ele também tentou Jesus da mesma maneira, mas nosso Senhor derrotou as artimanhas do diabo. Damos graças por tê-lo como nosso sumo sacerdote, pois, assim, podemos achegar-nos confiadamente junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna (Hb 4:15, 16).

Muitas pessoas são dominadas pela lascívia, que faz com que tomem decisões estúpidas e erradas. Por fim pagam um preço bastante alto por sua imprudência. Felizmente Deus nos fornece um caminho para vencermos as tentações da carne. Há uma importante verdade que muitos cristãos não assimilam, apropriadamente: apenas a graça de Deus pode nos ajudar e ensinar a vencer a tentação. Paulo disse a Tito: “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-os para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tt 2: 11-13).

Alguns cristãos acham que podem vencer seus desejos carnais e tentações através de sua própria força de vontade. Alguns até estão dispostos a ingressar nessa batalha. Todavia, se não estiverem sendo fortalecidos pela graça de Deus, provavelmente seu esforço será em vão. Notemos o que o apóstolo Paulo disse aos cristãos de Colossos: “Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade” (Cl 2:20-23).

Não são apenas os cristãos, individualmente, que podem se desviar do caminho e prejudicar sua herança divina; até mesmo igrejas e nações podem cometer esse pecado. Em várias ocasiões, Deus puniu Israel por causa de sua desobediência. Mesmo em seu maior desespero, sofrendo a correção de Deus, havia esperança para Israel. E existe esperança caso você tenha se desviado do propósito do Senhor. Jeremias foi desprezado pelo povo porque falava mensagens que as pessoas não queriam ouvir. Ele apresentava profecias de julgamento e falava do cativeiro iminente, enquanto outros profetas descreviam um futuro de paz e prosperidade. Quando os babilônios vieram e levaram o povo de Deus para a escravidão, a mensagem do profeta deve ter começado a parecer bastante real para aquela nação tão teimosa.

Até mesmo em seu período mais sombrio, Deus trouxe um raio de esperança para seu povo oprimido. O versículo seguinte mostra Jeremias profetizando: “Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei” (Jr 29: 10-12).

Depois de terem sido libertados do Egito, os filhos de Israel foram instruídos a seguir a coluna de nuvem e de fogo através do deserto. Quando ela se movia, eles tinham de fazer o mesmo. Enquanto permanecessem na presença de Deus, receberiam a proteção, o direcionamento e a provisão do Senhor. Talvez você tenha perdido de vista o plano de Deus para sua vida. Talvez tenha se desviado da trilha e passado anos tentando encontrar a coluna de fogo e de nuvem. Sua provisão espiritual secou, e sua vida tem estado sob constante ataque de forças perigosas e destrutivas. Se essa é sua realidade, então anime-se, pois trago boas notícias! Existe um caminho de volta.

Esse caminho começa com o arrependimento e com uma confissão completa dos pecados e da desobediência que o levaram a se afastar. Pare de tentar controlar sua própria vida. Você continuará fracassando enquanto não se submeter por inteiro ao senhorio de Jesus Cristo. Pare de querer satisfazer sua vontade, e obedeça à vontade de Deus. Reconheça sua total dependência Dele, e o Senhor lhe mostrará o caminho correto no deserto, e o levará de volta ao “acampamento” dos filhos de Deus. Jesus o acolherá novamente, porque Ele prometeu: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá Amim; e o que vem a mim, de modo algum o lançarei fora” (Jo 6:37).

0 comentários:

Postar um comentário