segunda-feira, 4 de julho de 2011

ARREPENDIMENTO

Quase não se ouve mais dizer que o reino de Deus está aberto a todos aqueles que se dispõem a desistir do mundo e se entregar de todo o coração a Cristo. Todos os domingos, milhares de sermões são pregados mostrando Jesus como Salvador, mas não como Senhor e Mestre. Os pregadores declaram: “Jesus irá ajudá-lo, abençoá-lo, perdoar-lhe e capacitá-lo”. Entretanto raramente falam a respeito de arrependimento, humildade e sacrifício.

Somos chamados para tomar parte de uma “corrida” em favor de Jesus, e o arrependimento é a linha de partida dessa prova. É fútil tentarmos entrar nessa corrida se nunca sequer nos aproximarmos do ponto inicial! Esse é o problema com muitos crentes atualmente. Estão tentando seguir o Senhor, mas não se arrependeram genuinamente nem entregaram a vida a Jesus Cristo. O resultado desse falso evangelho tão comum nos dias de hoje pode ser visto em igrejas repletas de cristãos pouco compromissados, cuja vida ainda está centrada no egoísmo e nos princípios mundanos.

Jesus veio para trazer o reino de Deus a este mundo. Veio para transformar totalmente indivíduos, famílias e nações de dentro para fora – operar uma revolução radical que muda o mundo através de servos obedientes, comprados pelo sangue de Cristo, dispostos a dobrar os joelhos e dizer: “Senhor, depois de tudo que fizeste por mim, o que desejas que eu faça para ti?”

Jesus disse para a igreja de Laodicéia: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (Ap 3. 15, 16). Essa mensagem do Senhor ressurreto deve ter causado um grande choque nos cristãos daquela cidade! Eles tinham uma vida tranqüila, estavam confortáveis e eram auto-suficientes. Provavelmente pensavam que Jesus estava orgulhoso de suas realizações e apreciava seus atos de piedade. Em vez de lhes dar uns tapinhas nas costas, Cristo expôs a realidade de sua condição espiritual deficiente: “Pois dizes: estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas” (Ap 3. 17, 18).

Por que Jesus proferiu essas palavras tão duras? Será que ele odiava os cristãos de Laodicéia? É claro que não! Na verdade, sua motivação, como sempre, partiu do amor que o move a revelar nossos erros. Ele amava tanto aqueles cristãos que não conseguiu ficar inativo e deixar que eles perecessem em seus pecados e em seu egoísmo. “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”(Ap 3. 19).

O arrependimento é o primeiro passo para a caminhada no reino de Deus e também o segredo para continuarmos vivendo em obediência e submissão ao Senhor. A primeira mensagem que Jesus declarou em seu ministério foi: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mt 4. 17). Sem uma experiência profunda de arrependimento, permaneceremos lutando contra os pecados mais básicos e nunca amadureceremos como cristãos.

O diabo não se importa se servimos ao Senhor anteriormente. O que o assusta é se estamos vivendo para Jesus hoje, confiando nele agora mesmo, e dispostos a obedecer à liderança do Espírito Santo.

Talvez você tenha uma aparência de súdito do reino de Deus. Talvez consiga convencer outras pessoas disso, mas o Deus onisciente não pode ser ludibriado. Se desejamos viver em seu Reino, temos de nos submeter a Jesus como Senhor e Rei. Não podemos enganar o Senhor, pois o “firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor” (2 Tm 2. 19).

Jesus deseja que todos nós estejamos em seu banquete de casamento, mas não podemos entrar se continuamos vivendo de acordo com os princípios do mundo. Lemos o seguinte na parábola sobre as bodas: “Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu. Então, ordenou o rei aos serventes: amarrai-o de pés e mãos  e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos”(Mt 22. 11-14).

Deus sabe quem é súdito de seu reino e quem é impostor. Se recebemos o convite para as bodas no reino de Deus, temos de vestir as roupas que ele nos manda usar e não as nossas próprias. Temos de aceitar sua Palavra e viver com base nela, corrigir nosso estilo de vida e adequar nossas escolhas às ordenanças do Rei. Isso é arrependimento.        

0 comentários:

Postar um comentário