segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Operação Da Vida De Cristo Em Nós

A operação da vida de Cristo em nós, num sentido verdadeiro, é espontânea, quero dizer, não exige esforço de nossa parte. A regra importantíssima é não “tentar”, mas “confiar”; não depender de nossas próprias forças, mas do poder do Senhor, porque é o fluxo de vida que revela o que somos verdadeiramente “em Cristo”. A água doce emana da Fonte da Vida.

Muitos crentes – muitos mesmo – são apanhados agindo como crentes. A vida de muitos crentes de hoje, em grande parte, é um jogo de faz-de-conta. Vivem uma vida “espiritual”, falam uma linguagem “espiritual”, adotam atitudes “espirituais”, mas estão fazendo tudo isso por si mesmos. O tremendo esforço que despendem deveria revelar-lhes que algo está errado. Eles se obrigam a não fazer tal coisa, a não dizer aquilo, a não comer isto, não vestir aquilo, e como acham difícil viver dessa forma!

É a mesma coisa quando nós tentamos falar uma língua que não é a nossa. Não importa quão duramente nos esforcemos, nossa conversa em língua estrangeira não sai com espontaneidade. Temos de forçar-nos a falar daquela maneira artificial e truncada. Todavia, quando se trata de falarmos a nossa própria língua, nada é mais fácil! Ainda quando nos esquecemos de que é que estamos tratando, conseguimos falar. Nossa linguagem flui. As palavras nos ocorrem com naturalidade, e revela de modo espontâneo o que somos.

Nossa vida é a vida de Cristo. Ela nos foi implantada pelo Espírito Santo que em nós habita, cuja vida é espontânea. No momento em que temos consciência disso paramos de lutar e atiramos fora nossa pretensa vida espiritual, nosso faz-de-conta. Nada prejudica mais a vida espiritual de um crente do que o fingimento; nada nos beneficia tanto como quando nossos esforços externos cessam e nossas atitudes se tornam naturais, quando nossas palavras, nossas orações, quando nossa vida, enfim, se torna uma expressão espontânea, não forçada, de vida dentro de nós.

Você já descobriu como o Senhor é bom? Pois bem, o Senhor Deus é boníssimo quando, e se, e porque está dentro de nós! O poder de Deus é grande? Pois tal poder divino de modo algum é menor em nós! Louvado seja Deus! Sua vida é onipotente sempre, e na vida dos crentes que ousam crer e confiar na Palavra de Deus a vida divina se manifestará com um poder que nada perdeu de sua onipotência manifestada no passado.

A grandiosidade das exigências de Deus impostas a nós apenas demonstra quão confiante o Senhor está de que os recursos que Ele colocou dentro de nós são mais do que suficientes para que possamos atendê-las. Deus não exige de nós o que Ele não realiza em nós; todavia, precisamos atirar-nos em Seus braços para que Ele faça a obra em nós. 

Porventura há uma situação difícil ameaçando-o? Seria um problema sobre o que é certo e o que é errado, sobre o bem ou o mal? Não precisas buscar sabedoria. Não precisas apelar para a árvore do conhecimento. Nós temos Cristo, o qual foi feito em nós sabedoria de Deus. A lei do espírito de vida em Cristo Jesus comunica a nós, continuamente, os padrões do Senhor quanto ao que é certo e o que é errado e, com eles, a atitude espiritual com que a situação difícil deva ser enfrentada.

Inúmeras coisas surgirão para ferir nosso senso cristão de justiça, e para testar nossas reações: De que modo reagiremos? Precisamos aprender o princípio da cruz, pois nosso padrão deixou de ser o velho homem e tornou-se o novo homem: “quanto ao trato do passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito do vosso entendimento; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4:22-24). “Senhor, não tenho direito nenhum a defender. Tudo quanto tenho me veio pela Tua graça, e tudo está em Ti!

Volte-se para Deus, atire-se a Ele, e busque nele os meios de fazer o que Ele exige de você. Que o Senhor nos ensine que o princípio integral da vida cristã é que nos projetemos para além do que é simplesmente certo, e façamos aquilo que realmente Lhe agrada.

1 comentários:

Humberto disse...

Deixar Cristo viver em nós e por nós é o segredo então de uma vida espontânea e natural, que nos tornará santos em Cristo. Nossas obras e atitudes não podem nos tornar santos, mas somente Cristo em nós!

Postar um comentário