segunda-feira, 6 de junho de 2011

VOCÊS TODOS PODEM PROFETIZAR

Steve Thompson
Guia prático para o ministério profético


São muitas as perguntas que se fazem sobre a profecia e sobre o ministério profético. O ministério profético é válido hoje? Quem pode profetizar? Como é que Deus fala? Como você sabe que é Deus que está falando com você? O que você me diz sobre as profecias que não chegam a se cumprir? Se uma palavra não for cem por cento precisa, então a pessoa que deu essa palavra é um falso profeta? Podemos pedir que Deus nos dê sonhos, visões e palavras?

Antes, porém, de responder a estas questões, tenho que definir primeiro os termos que vou usar em todo o livro.

O QUE É PROFECIA?

Paulo, em sua primeira carta aos Coríntios, nos dá uma definição bem simples do que é profecia: “Mas quem profetiza o faz para edificação, encorajamento e consolação dos homens”. (I Co 14:3)

O ato de profetizar é falar com o objetivo de edificar (fortalecer), encorajar e consolar (confortar) outras pessoas. Entretanto, a profecia não é falar palavras humanas de encorajamento; é falar um encorajamento divino. Com palavras bem simples, profetizar é “ouvir" o que Deus está falando e dizer o que se ouviu, tendo o objetivo de edificar, confortar ou encorajar alguém. Profetizar é ouvir de Deus e falar aos homens.

Quando uso a palavra profecia neste livro, estou me referindo ao ato de se receber e dar uma “palavra” específica a uma pessoa ou a um grupo de pessoas. O objetivo do nosso treinamento é capacitar os crentes a pedir uma revelação de Deus, reconhecê-la como tal e interpretá-la, tendo o objetivo de encorajar, edificar ou confortar as pessoas. Estes mesmos princípios poderão ser válidos para quem receba revelações proféticas para congregações, cidades e até nações.

DIFERENTES DONS PROFÉTICOS

Profecia inclui os dons espirituais de: palavra de conhecimento, palavra de sabedoria, discernimento de espíritos, e o dom de profecia propriamente dito. Em sua primeira carta aos Coríntios 12: 8-10, Paulo relaciona nove dons espirituais diferentes. Três deles podem ser considerados dons de revelação. São os dons grifados acima, os quais, juntamente com o dom de profecia, constituem “os dons proféticos”.

A PALAVRA DE CONHECIMENTO

Uma palavra de conhecimento é um fato específico sobre alguém, um lugar ou um acontecimento, que não foi obtido por meios naturais. Mais uma vez recorremos à Bíblia para definir claramente esse dom. “Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado; tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós” (I Co 14:24-25). Este é o poder que potencialmente se acha numa palavra de conhecimento.

A PALAVRA DE SABEDORIA

A palavra de sabedoria é uma revelação divina da vontade, do plano ou do propósito de Deus para uma situação específica. Ela difere da palavra de conhecimento em vários aspectos. A palavra de sabedoria muitas vezes é diretiva por natureza, por conter uma percepção profética quanto ao que fazer numa dada situação. A palavra de sabedoria pode não causar o mesmo impacto que uma palavra de conhecimento, mas sua necessidade pode ser maior, uma vez que ela dá uma orientação, provindo de Deus, sobre o que fazer. (Ver Atos 27 e Atos 16:17-18).

ELEMENTOS DA PROFECIA

Toda palavra profética é composta basicamente de três diferentes elementos que são: revelação, interpretação e aplicação. Cada um deles normalmente é um ingrediente diferente, mas em conjunto eles se tornam uma palavra profética.

1 – REVELAÇÃO.

O primeiro elemento de uma palavra profética é a informação que recebemos de Deus. Esta é a informação que Deus dá sem que tenhamos tido qualquer conhecimento anterior sobre a situação, e que não teríamos como saber se não fosse pela revelação de Deus. A revelação vem sob diversas formas e em diferentes níveis. Uma revelação pode vir na forma de um sonho, de uma visão, de uma impressão (intuição), ou com um conhecimento. Basicamente é a parte da palavra profética que responde a: “O que você viu, ouviu ou recebeu? Normalmente ela não tem utilidade alguma, se não for interpretada.

2 – INTERPRETAÇÃO.

O segundo elemento de uma palavra profética é a interpretação. É a compreensão, dada por Deus, acerca da revelação que recebemos. A interpretação é a parte da profecia que responde a: “O que Deus está dizendo?” ou “O que será que isto significa?”

3 – APLICAÇÃO.

O terceiro elemento de uma palavra profética é a aplicação. É o entendimento de como pôr em prática ou utilizar a revelação e a interpretação que recebemos. Na aplicação vamos responder a: “O que vamos fazer, sabendo disto?” Muitas vezes não compete a quem está profetizando dar a aplicação, mas fica a cargo da pessoa que está recebendo a palavra determinar o que deverá fazer em decorrência da palavra profética recebida.

MINISTÉRIO PROFÉTICO

Em todo este livro, o termo ministério profético é empregado para descrever toda vez que Deus usa alguém para falar ou ministrar profeticamente. Todo ministério que seja profético em sua origem será designado ministério profético.

PESSOAS PROFÉTICAS

Esta designação tão simples é empregada em todo o livro para se referir a quem quer que tenha um chamado profético em sua vida. Outros podem ser chamados a ensinar, a pastorear, ou a operar na evangelização, ou ainda no ministério de socorros.

Estas são apenas definições mais básicas dos diferentes dons proféticos. Elas ficarão mais claras à medida que prosseguirmos em nosso estudo. Uma vez tendo dado definições práticas para os termos e expressões usados em todo este livro, estabeleçamos agora um fundamento bíblico para que compreendamos e recebamos os dons proféticos.  

1 comentários:

Marcus Seibt disse...

A PAZ DO SENHOR
Queria fazer uma pergunta, uma irmã me deu uma revelação de Deus, dizendo que o Senhor me usaria com revelação,
ela me disse que eu iria visualizar um fato na minha mente e que depois esse fato aconteceria como eu havia visualizado em pensamento. Pergunto, pois não tenho muito tempo de conversão, portanto não conheço muito as coisas do reino de Deus isso pode ser um dom Espiritual? O que pode ser na verdade?
meu e-mail marcus_seibt@hotmail.com

Postar um comentário