quinta-feira, 23 de junho de 2011

REINAR, A ESPERANÇA DO CRISTÃO!

“Se perseverarmos, com ele também reinaremos” II Timóteo 2:12.

Falando de maneira simples, reinar é exercer autoridade por Deus; governar todas as coisas, e em particular lidar com o Seu inimigo. Sabemos que na criação do homem Deus teve um intento e um desejo com duplo aspecto. Por um lado, Deus queria que o homem tivesse a Sua imagem para que pudesse expressá-Lo; por outro, que o homem o representasse com a Sua autoridade, a fim de lidar com o inimigo. Foi por causa desse propósito que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, fazendo que o homem tivesse “domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra” (Gn 1:26). Isso significa que Deus deu ao homem autoridade para reinar por Ele.

Ao longo dos séculos, Deus concedeu autoridade aos homens desejosos de viver por Deus. Em Êxodo 14 vemos Deus dando autoridade a Moisés para que abrisse o Mar Vermelho. O capítulo 10 de Josué fala como o mesmo orou a Deus para que o sol ficasse parado no céu. Daniel 6 fala como ele fechou a boca dos leões na cova.

Essa questão é ainda mais evidente no Novo Testamento. O primeiro que governou por Deus na era da igreja foi o Senhor Jesus. Ele ordenou que enfermidades se retirassem, expulsou espíritos imundos, repreendeu e acalmou a tempestade e o mar agitado. Todos esses incidentes falam do Seu reinar. Posteriormente, quando os apóstolos continuaram as obras do Senhor, também tiveram muitas experiências de reinar por Deus, curando e expulsando espíritos malignos. Até o dia de hoje, esse tipo de experiência é cotidianamente repetido na igreja. Então, no futuro e no reino, os vencedores reinarão com Cristo e regerão as nações (Ap 2:26-27). Finalmente, na eternidade, todos os salvos reinarão pelos séculos dos séculos (Ap 22:5). Naquele tempo, verdadeira e plenamente desfrutaremos a bênção de reinar por Deus.

Todos esses exemplos revelam que, desde o princípio até a eternidade, a única intenção de Deus é ganhar o homem para reinar por Ele no universo. Esse foi um dos aspectos do propósito de Deus ao criar o homem. Além disso, foi um aspecto da intenção de Deus ao redimir o homem.

Portanto, do ponto de vista da autoridade, reinar é o alvo final da salvação de Deus. É o ápice da experiência espiritual. Quanto a Deus, se Ele não nos tivesse salvado até o ponto de que pudéssemos reinar por Ele na esfera celestial, o alvo da Sua salvação não teria sido considerado plenamente cumprido. Além disso, embora o reinar não seja completamente concretizado até a vinda do reino milenar e na eternidade, hoje Deus quer que tenhamos um começo na terra. Quanto a nós, se algum cristão não alcançou a posição de reinar por Deus, ainda não atingiu o padrão. Um cristão que está no padrão não apenas foi libertado do pecado, venceu o mundo, lidou com a sua carne e teve a constituição natural quebrada, foi enchido com o Espírito Santo, e está assentado na esfera celestial, mas além disso está reinando com Cristo em todas as coisas.

Quer na obra de Deus, na igreja, em casa, ou no que encontre em seu ambiente, ele pode reinar e governar o que Deus quer que controle. Deve haver tais pessoas ganhas por Deus, para que por elas a autoridade divina possa ser exercida e o Seu reino venha à terra.

0 comentários:

Postar um comentário