quinta-feira, 9 de junho de 2011

PARA CONHECER A VONTADE DE DEUS

“Não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Efésios 5:17).

O Senhor Jesus nos ensinou a orar e pedir ao Pai que a Sua vontade seja feita assim na terra como no céu, por isso devemos perguntar-nos: Que é realmente a vontade de Deus? Os cristãos frequentemente mencionam a vontade de Deus em relação a assuntos triviais, como emprego ou casamento. Usam essa expressão de maneira muito corriqueira, depreciando e subestimando, assim, a vontade de Deus.

Quando estudamos cuidadosamente a vontade de Deus no Novo Testamento, descobrimos que indica assuntos grandiosos e elevados. Por exemplo, no texto acima, “compreender qual a vontade do Senhor” parece ser uma frase bem comum, mas o contexto de Efésios revela profundidade. Efésios é um livro muito especial na Bíblia; muitas das suas palavras e princípios falam de Deus e da eternidade. Portanto, a vontade de Deus mencionada ali nunca poderá se referir a questões comuns e insignificantes. O capítulo 1º fala do mistério da vontade de Deus (v. 9); e o 3º, da vontade de Deus proposta em Cristo Jesus nosso Senhor (v. 11); esses dois capítulos se referem a coisas extremamente grandiosas.

O mesmo ocorre em relação ao livro de Colossenses. Depois de Cl 1:9 falar para transbordarmos de pleno conhecimento da vontade de Deus, os capítulos seguintes mencionam o mistério de Deus em Cristo, o plano de Deus relativo a Cristo, como Deus deseja que Cristo tenha a primazia em todas as coisas e se torne tudo em todos. Portanto, quando o Espírito Santo fala da vontade de Deus deve referir-se às coisas grandiosas.

Esses trechos bíblicos falam da vontade de Deus originando-se Nele e vindo a nós tanto da eternidade para o tempo atual, como do céu para a terra. Que é realmente a vontade de Deus?

A Vontade de Deus é o Desejo do Seu Coração

Quando falamos da vontade de Deus, devemos ligá-la ao desejo do Seu coração. O trecho em Efésios 1:5-12 é uma das mais importantes porções da Bíblia a respeito da vontade de Deus. Diz que Deus na eternidade tinha um plano, conforme o Seu bom prazer: “E desvendou-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra” (v. 9-10). Deus tem um coração assim como o homem. Portanto, Deus tem também coisas do Seu beneplácito, prazer e afeição, o que significa que tem também desejo no coração. Assim, a vontade de Deus e o desejo do Seu coração constituem a mesma coisa. Tudo o que não toca o desejo do Seu coração não é da Sua vontade.

Falando de maneira simples, a vontade de Deus é o desejo do Seu coração, planejado conforme o Seu prazer. Cremos assim e podemos dizer, então, que uma vez que a vontade de Deus é o desejo do Seu coração, devemos aprender o que é esse desejo.

Um estudo completo da Bíblia irá ajudar-nos a descobrir o fato maravilhoso de que Deus, na eternidade, planejou alcançar o objetivo de mesclar-se (misturar-se, amalgamar-se, unir-se, incorporar-se) com o homem. Deus no universo tem essa única vontade. A vida do Senhor Jesus na terra foi a expressão perfeita desse princípio. Ele disse: “Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade” (Hb 10: 7, 9). Vemos o quanto o comportamento do Senhor na terra foi segundo a vontade de Deus. Contudo, também disse: “As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai que permanece em mim, faz as suas obras” (Jo 14:10). Isso significa que, enquanto estava na terra, as Suas palavras, feitos e viver não se originavam de Si mesmo, mas o Pai, que Nele habitava, estava mesclando-Se com Ele e trabalhava através Dele. A partir dessas citações bíblicas, vemos que a vida do Senhor aqui foi em obediência à vontade de Deus e uma vida do mesclar de Deus com o homem.

Um cristão deveria ser semelhante ao Senhor Jesus obedecendo à vontade de Deus. Em cada questão devemos poder dizer que ela não é a minha vontade, mas a de Deus; devemos ser capazes de dizer, além disso, que não somos nós que trabalhamos, mas Deus trabalha em nós! Tudo o que eu fizer por mim mesmo certamente não é a vontade de Deus; apenas o que Ele faz é a Sua vontade.

0 comentários:

Postar um comentário