segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O POTENCIAL DA IGREJA

Não há nada como a igreja local, quando ela funciona corretamente. Sua beleza é indescritível. Seu poder é assombroso. Seu potencial é ilimitado. Ela conforta o pesar e cura o que é rompido no contexto da comunidade. Ela constrói pontes para os que buscam e oferece a verdade aos que estão confusos. Ela traz recursos aos que têm necessidades e abre seus braços para os esquecidos, humilhados e desiludidos. Ela quebra as cadeias do vício, liberta os oprimidos e oferece integração aos marginalizados deste mundo. Por maior que seja o sofrimento humano, a igreja terá capacidade ainda maior de curar e de unir. Ainda hoje, o potencial da igreja é maior do que posso compreender. Nenhuma outra instituição sobre a terra é como a igreja. Nada se compara a ela.

Nada se compara... se a igreja funciona corretamente. Qual a chave da vitalidade das igrejas prósperas? Eu sei que em última análise a beleza e o poder da igreja vêm diretamente da mente de Deus e depende das bênçãos de Deus. Mas, em um nível mais humano, o que as igrejas vencedoras possuem em comum? Eu não pretendo minimizar a importância da pregação e do ensino eficientes; a igreja fica debilitada sem eles. Mas um bom ensino e uma boa pregação não asseguram o vigor do ministério.

O que as igrejas que frutificam possuem em comum é que são lideradas por pessoas que possuem e desenvolvem o dom espiritual da liderança. Por favor, compreenda, não é que eu acredite que o dom da liderança seja mais importante que os outros dons. É que, simplesmente, aquelas pessoas com o dom da liderança são excepcionalmente equipadas para criar estratégias e estruturas, que propiciarão oportunidades para que outras pessoas usem seus dons com a máxima eficiência. Líderes possuem uma visão global e compreendem como ajudar os outros a encontrar sua utilidade nesse contexto.

O ponto comum é que esses líderes reconheceram e desenvolveram seus dons de liderança, sujeitando-os a Deus e os utilizaram da melhor forma que puderam. O resultado? Igrejas vencedoras.

“A igreja local é a esperança do mundo, e seu futuro está principalmente nas mãos de seus líderes”.

Muitas igrejas são cheias de pessoas sinceras, talentosas e devotas, que adorariam aproveitar seus dons espirituais para ganhar o mundo para Cristo. A questão é esta: os homens e as mulheres aos quais foi confiado o dom de liderança tomarão seu dom a sério, desenvolvendo-o completamente e aplicando-o corajosamente, de modo que os talentosos e dispostos fiéis de suas igrejas trabalhem em conjunto para mudar o mundo?

Romanos 12.8 avisa aos que possuem o dom da liderança que liderem “com zelo”. Por quê? Porque a igreja, a noiva de Cristo, de quem depende o destino eterno do mundo, progredirá ou falhará, em grande medida, dependendo de como a lideramos. Se você é um líder, por favor, releia essa frase e deixe-a penetrar na sua consciência. Também entenda, por favor, que não escrevo isso para destacar esse dom em particular. Minha preocupação fundamental não é a liderança. Para mim, o primordial é a igreja representada em Atos 2. Mas estou absolutamente convencido de que a igreja jamais alcançará seu pleno potencial para a redenção até que homens e mulheres com o dom da liderança se adiantem para liderar.

Pessoas admiravelmente dotadas para liderar devem se render totalmente a Deus e idealizar objetivos poderosos, bíblicos e que honrem a Ele. Devem formar equipes eficientes, amorosas e orientadas de forma clara, além de animar os fiéis para dar o melhor de si para Deus. E devem insistir, com forte determinação, para que:

·                    O evangelho do Reino seja pregado,

·                    Os perdidos sejam alcançados,

·                    Os fiéis sejam equipados,

·                    Os pobres sejam servidos,

·                    Os solitários sejam envolvidos pela comunidade dos santos,

·                    E para que Deus leve o crédito por tudo isso.

As Escrituras dizem exatamente o que acontecerá se os líderes atenderem ao chamado que Deus lhes fez, dotando-os para tal. As forças das trevas serão obrigadas a recuar. O Diabo, que fez o que quis neste mundo por bastante tempo, será obrigado a ceder terreno. E a igreja cumprirá a finalidade redentora, para a qual Cristo a chamou.

Eu não sei sobre você, mas quando penso a respeito do mundo em que vivemos – um mundo onde o mal se manifesta de variadas formas que desafiam a imaginação, não posso evitar de me comprometer, com fervor ainda maior, com a bela, poderosa e vital Igreja de Jesus Cristo. Onde mais poderia querer empregar os dons de liderança, que Deus graciosamente me concedeu? A Igreja é a esperança do mundo!

0 comentários:

Postar um comentário