quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O RELACIONAMENTO ENTRE A ORAÇÃO COM AUTORIDADE E OS VENCEDORES

Aquele que está sentado no trono é Deus, o Senhor. O inimigo é aquele que se encontra vencido sob o trono. Nós, os cristãos somos os que, por meio da oração, estamos unidos ao trono da autoridade de Deus. Todos os verdadeiros vencedores são pessoas que sabem orar, sabem exercer a autoridade do trono de Deus (pois esta autoridade governa o universo). Podemos, então, exercer essa autoridade que há em Deus para trazer alguém para o caminho da fé, e outras coisas mais.

Para que os vencedores possam reinar sobre a igreja, o mundo e até mesmo sobre os poderes do ar, devem apoiar-se na autoridade do trono. Que Deus nos ensine a usar a autoridade de Cristo, porque todas as coisas estão em sujeição sob seus pés uma vez que Ele é “o cabeça” da igreja. Por isso é que nós cremos que, se usarmos a autoridade de Deus, podemos colocar todas as coisas sob nossos pés também.

Mateus 18.18,19 fala da oração: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sob a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus”.  Entendemos que a oração no versículo 18 é a oração que ordena, pois esta oração é de ação e não de petição; é ligar e não pedir a Deus que ligue. Esta oração que ordena tem dois aspectos:

1.                  Ligar – amarrar todas as atividades desordenadas dos irmãos e irmãs na reunião; amarrar toda a perturbação à obra provocada pelas pessoas do mundo; amarrar os espíritos malignos e os demônios; e amarrar Satanás e todas as suas atividades. Podemos reinar (exercer autoridade) como reis sobre todas as coisas. Sempre que uma coisa acontece no mundo ou entre os irmãos, é o momento de reinarmos.

2.                 Desligar – também podemos desamarrar as pessoas. Desamarrar os irmãos tímidos; desamarrar aqueles que deveriam vir e nos ajudar no serviço do Senhor; desamarrar o dinheiro que está nas mãos de pessoas que deveriam dá-lo para uso de Deus; e desamarrar as verdades de Deus para que elas sejam anunciadas sem impedimento. Somos embaixadores do reino de Deus e, portanto, desfrutamos de extra-territorialidade. Podemos invocar o céu para reinar sobre a terra.

Coisas que os vencedores devem fazer no fim dos tempos

Referências bíblicas:

·                    Então o Senhor Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos, e o és entre todos os animais selváticos: rastejarás sobre o teu ventre, e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (Gn 3.14-15).

·                    Viu-se um grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores do parto, sofrendo tormentos para dar à luz. Viu-se também outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas. A sua cauda arrasta a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.

·                    Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações, com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono... E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra e, com ele, os seus anjos.

·                    Então ouvi grande voz do céu proclamando: Agora veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia, e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram, e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. (Ap 12.1-11).

Estas duas passagens das Escrituras se correspondem. A primeira encontra-se no livro que abre a Bíblia, enquanto a outra está no livro do encerramento. Em Gênesis 3 há: 1) a serpente, 2) a mulher, e 3) a semente da mulher em perspectiva. Em Apocalipse 12 encontram-se novamente estes três: 1) a serpente, 2) a mulher, e 3) o filho varão.

O Juízo de Deus contra a serpente

Gênesis 3 revela o juízo de Deus contra Satanás. Também nos fala do seu juízo contra o homem caído em desobediência e do Seu plano de redenção. “Rastejarás sobre o teu ventre” é a decisão divina de que Satanás só poderia operar na terra, não mais no universo. “Comerás pó todos os dias da tua vida” dá a idéia de que Deus ordenou que, a partir de então, o homem (feito do pó) fosse o alimento de Satanás. Assim, todos os descendentes de Adão tornaram-se a fonte de energia para Satanás.

“A Mulher” – refere-se à Eva, a mãe de todos os viventes da raça humana. Portanto, ela representa todos os viventes; todos a quem Deus deseja salvar.

“Sua semente” refere-se a Cristo. Quando Cristo estava na terra, esmagou a cabeça da serpente na cruz. Considerando-se que na cabeça encontra-se a região vital do poder, o Senhor, desta forma, destruiu os principais poderes que pertenciam a Satanás.

Quando a Bíblia diz que a serpente iria ferir o calcanhar da semente da mulher, está simplesmente declarando que a estratégia de Satanás seria atingir a igreja que é uma parte de seu corpo. Depois que Cristo esmagou a cabeça da serpente e partiu, Satanás opera pelas costas. Isto significa que ele opera nas vidas dos crentes em Cristo – e sua operação é traiçoeira.

De Gênesis 3 em diante, a esperança de Deus e dos homens, está centralizada na semente da mulher. Satanás também presta muita atenção à semente da mulher. Exatamente por isso, ele: 1) instigou Herodes a matar o Senhor, 2) tentou o Senhor no deserto, e 3) tentou importunar o Senhor durante os três anos e meio de seu ministério público. Mas em tudo isso o Senhor Jesus Cristo foi vitorioso.

“O filho varão” – representa os vencedores na igreja. Este filho varão é incorporado em natureza porque ele é, na verdade, aquele que prevaleceu contra o inimigo de Deus.

“A antiga serpente” – é o nome que Deus, propositadamente, menciona em Apocalipse 12 para nos fazer lembrar do registro de Gênesis 3.

“Os vencedores” – reinarão sobre as nações com um cetro de ferro, pois eles ocuparão lugar especial no reino milenar de Cristo. Quando esses vencedores (representados pelo filho varão) são arrebatados para o trono, derrubam Satanás e retomam os lugares celestiais que estavam em poder da serpente. Enquanto estavam na terra, Satanás tinha de retroceder; e quando eles sobem aos céus, Satanás é expulso. No fim dos tempos, Deus usará os vencedores para acabar com a guerra nos céus.

As armas dos vencedores

Eles venceram o inimigo por causa:

1.                  “do sangue do Cordeiro” – primeiro, no sangue de Cristo é derramada a vida natural; portanto, Satanás já não pode mais operar em nós. O alimento de Satanás é o pó da terra; ele só pode operar na vida natural. Segundo, o sangue de Cristo vence o ataque de Satanás. Sob a proteção do sangue de Cristo não seremos atacados por ele, exatamente como os filhos de Israel foram totalmente protegidos pelo sangue do cordeiro pascal. O sangue satisfaz a justiça de Deus, porque o derramamento de sangue significa morte. Por causa disto, Satanás não pode nos vencer. Terceiro, o sangue de Cristo responde às acusações do inimigo,

2.                 “A palavra do testemunho” – O que o inimigo tenta fazer contra a igreja é subverter o testemunho. O testemunho mencionado aqui está especialmente relacionado com o testemunho dado contra Satanás. Temos de testificar contra o inimigo. Quando ele nos diz que somos fracos, nos dizemos a ele que “o poder de Cristo se aperfeiçoa na fraqueza” (II Co 12.9). Use a palavra de Deus para cumprir a vitória de Cristo. O sangue dá força a essa vitória. Usar a palavra de Deus para executar a vitória de Cristo é o testemunho.

3.                 “Em face da morte, não amaram a própria vida” – Ofereça seu corpo e sua vida, não tenha auto-piedade. Assim como o apóstolo Paulo, em nada considere a sua vida como preciosa para si mesmo (Atos 20.24). A vitória será nossa se confiarmos no sangue, dermos a palavra do testemunho com ousadia e mantivermos uma atitude de destemor diante da morte.  

0 comentários:

Postar um comentário