segunda-feira, 5 de setembro de 2011

QUEM SÃO OS VENCEDORES DE DEUS?


“Ao vencedor, e ao que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações” (Ap 2:26).

“Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono” (Ap 3:21).

A vitória de Cristo

Antes de o Senhor Jesus começar seu ministério público, foi batizado. Isto significa dizer que foi em morte e ressurreição que ele executou a obra de três anos e meio. Absolutamente não houve nenhuma carne envolvida na obra de sua vida. O Senhor jamais fez alguma coisa de sua própria vontade. Sempre fez a vontade daquele que o enviou. Não só fez a vontade do Pai, mas também respeitou o tempo do Pai. Satanás tentou seduzi-lo a provar que era mesmo o filho de Deus, transformando pedras em pães. Vocês sabem qual foi a resposta de Jesus: Nem só de pão vive o homem , mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Por toda a sua vida o nosso Senhor jamais viveu de acordo com a carne. Por isso, foi o primeiro homem em quem Satanás não encontrou absolutamente nada seu. Nem a carne nem o mundo nem o diabo tiveram lugar nele.  

O fracasso da Igreja

O motivo para a igreja permanecer sobre a terra é afirmar e demonstrar a vitória da cruz de Cristo, amarrando Satanás em todo o lugar, exatamente como o Senhor mesmo – “O cabeça” da Igreja – amarrou Satanás no Calvário. Ele permite que Satanás permaneça na terra com o intuito de criar-nos oportunidades de demonstrar a Vitória do Seu Filho. Deus espera que o mundo olhe para nós e veja a vitória de Seu Filho amado. Consequentemente, um crente derrotado envergonha a Deus.

Na cruz o Senhor Jesus já julgou a Satanás de acordo com a lei de Deus. Agora Deus confia à Igreja a tarefa da execução desse julgamento sobre a terra.

Deus procura vencedores

Sempre que a Igreja fracassa, Deus encontra alguns poucos dentro da igreja – chamados para serem vencedores – para que assumam a responsabilidade que a igreja como um todo deveria assumir, embora tenha fracassado. Deus escolhe um grupo de fiéis para representar a igreja na demonstração da vitória de Cristo. Ele tem seus vencedores em todos os sete períodos da igreja (conforme representados pelas sete igrejas descritas nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse).

O princípio dos vencedores

O modo de Deus trabalhar, conforme ilustrado nas Sagradas Escrituras, é encontrar alguns poucos para formar um núcleo a fim de beneficiar muitos. Como exemplo podemos citar: Abel, Enoque, Noé e Abraão e Gideão. Através de Abraão (poucos) Deus alcança toda a nação de Israel (os muitos).

Assim então, o princípio da operação de Deus é dos poucos para os muitos. Repetidas vezes Deus usa relativamente poucos crentes como canais para derramar vida na igreja para o reavivamento.

·                    Como fez o Senhor Jesus, estes poucos têm de derramar sangue para que a vida possa fluir. Os vencedores devem permanecer sobre o terreno da vitória pela igreja e em lugar da igreja. Têm de suportar sofrimentos e opróbrios.

·                    Portanto, os vencedores devem abandonar toda a auto-complacência, pagar o preço, deixar que a cruz corte fora tudo o que procede da velha criação e prevalecer contra as portas do inferno (Mt 16: 18).

·                    Você está pronto a ferir seu próprio coração para receber o coração de Deus? Está pronto a ser derrotado para que o Senhor triunfe?

·                    Quando sua obediência for completa, Deus rapidamente vingará toda a desobediência.

“Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. E estaremos prontos para punir todo ato de desobediência, uma vez estando completa a obediência de vocês”. (II Co 10.5-6).

A tarefa dos vencedores

Ao examinar o princípio dos vencedores devemos observar duas coisas: 1) que sempre quando todo o corpo fracassa, Deus escolhe alguns, relativamente poucos, para ficar no lugar do corpo todo; e 2) que Deus chama esses poucos para executar suas ordens, para que através deles possa, mais tarde, atingir muitos.

A escolha dos vencedores

A epopéia de Gideão – Juízes 6.12: Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”.

·                    De acordo com o estatuto de Números, todos os varões de Israel que chegassem aos vinte anos de idade seriam guerreiros e aptos para lutar pelo Senhor. Mas no período dos juízes, quando os filhos de Israel estavam fracassados, Deus livrou seu povo, escolhendo 300 homens para lutar numa batalha na qual todos os israelitas deveriam ter lutado, mas para a qual não estavam preparados por causa da desobediência.

Como se tornar um discípulo vencedor

·                    Reconhecer a própria insignificância: Gideão reconheceu dizendo: “Eu sou o menor da casa de meu pai, e a casa de meu pai é a mais pobre em Manassés”.

·                    Ter visão celestial: isto é, a visão do propósito eterno de Deus. Aquele que não tem essa visão não estará habilitado a ser um vencedor.

·                    Não desobedecer à visão – mas responder ao chamado do Senhor com atitude sacrificial. Os vencedores são chamados por Deus. Você já ouviu o chamado feito aos vencedores que se encontra nos capítulos 2 e 3 do Apocalipse? Já atendeste ao chamado?

·                    Quebrar os ídolos – qualquer coisa que ocupa o lugar de Deus precisa ser derrubada. Aquele que conhece a Deus saberá o que pode representar um ídolo em sua vida.

“Despedace o altar de Baal, que pertence a seu pai, e corte o poste sagrado de Aserá que está ao lado do altar. Depois faça um altar para o Senhor, o seu Deus” (Jz 6.25-26).

0 comentários:

Postar um comentário